Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, maio 18, 2018

José Dirceu volta para a Papuda, no DF

Segundo Secretaria de Segurança Pública, ex-ministro chegou às 14h40. Dirceu ficará em cela coletiva de 30 metros quadrados.


Por G1 DF
José Dirceu (Foto: Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
José Dirceu (Foto: Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo).
 
O ex-ministro José Dirceu se entregou à Polícia Federal na tarde desta sexta-feira (18) e já está na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Dirceu chegou às 14h40 e foi recolhido ao bloco 5 do Centro de Detenção Provisória (CDP).

O espaço reúne internos que, legalmente, possuem direito de custódia em locais específicos, como ex-policiais, idosos, políticos, além de presos com curso superior.

A cela onde José Dirceu permanecerá é coletiva, tem aproximadamente 30 metros quadrados, camas do tipo beliche, chuveiro e vaso sanitário.
José Dirceu se apresenta, faz exames no IML e segue para a prisão na Papuda
José Dirceu se apresenta, faz exames no IML e segue para a prisão na Papuda.
 
Ainda de acordo com a secretaria, "assim como todos os outros detentos do sistema prisional, Jose Dirceu terá direito a quatro refeições diárias – café da manhã, almoço, janta e lanche noturno – e duas horas de banho de sol". 
 
O ex-ministro se entregou no começo da tarde, após determinação expedida pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (VEP/TJDFT). 
Ele deixou o apartamento no Sudoeste e seguiu para o Instituto Médico-Legal (vídeo acima). 
Depois de fazer o exame de corpo de delito, Dirceu foi em um carro da Polícia Federal para a Papuda.

Na quinta-feira (17), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, negou por unanimidade o último recurso de José Dirceu na segunda instância. 
Neste processo da Lava Jato, Dirceu foi condenado a 30 anos e 9 meses de prisão. 
A pena dele é a segunda mais alta dentro da Lava Jato até o momento. 
A primeira é a que foi aplicada a Renato Duque: 43 anos de prisão.
Prédio, no Sudoeste, de onde saiu o ex-ministro José Dirceu para se apresentar à polícia (Foto: TV Globo/Reprodução)
Prédio, no Sudoeste, de onde saiu o ex-ministro José Dirceu para se apresentar à polícia (Foto: TV Globo/Reprodução).
 
Dirceu ainda pode recorrer da condenação a instâncias superiores. 
Ele é acusado dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro em processo que investiga irregularidades na diretoria de Serviços da Petrobras, dentro da Operação Lava Jato.

Dirceu na Lava Jato

O ex-ministro chegou a ficar preso no Paraná entre agosto de 2015 e maio de 2017, quando conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) um habeas corpus para aguardar o julgamento dos recursos em liberdade – mas com monitoramento por tornozeleira eletrônica
 
Em 19 de abril deste ano, o ministro do STF Dias Toffoli negou liminar em que defesa de Dirceu solicitava que ele não voltasse para a prisão mesmo após concluídos os recursos no TRF-4. 
Toffoli afirmou que não poderia decidir sobre esse pedido sozinho e encaminhou a decisão final à Segunda Turma, composta por cinco ministros, que ainda não analisou a matéria.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...