Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, maio 09, 2018

Deputado e ex-chefe da Casa Civil de MT são presos em operação do Gaeco em Cuiabá

Paulo César Zamar Taques, que é primo do governador de Mato Grosso, foi preso. Operação apura esquema que desviou dinheiro do Departamento Estadual de Trânsito de MT.


Por Denise Soares, G1 MT
Deputado estadual Mauro Savi (à esquerda) e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques (à direita) que é primo do governador de Mato Grosso, foram presos na Operação Bônus (Foto: Karen Malagoli/ALMT/Mayke Toscano/Secom-MT)
Deputado estadual Mauro Savi (à esquerda) e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques (à direita) que é primo do governador de Mato Grosso, foram presos na Operação Bônus (Foto: Karen Malagoli/ALMT/Mayke Toscano/Secom-MT).
 
O deputado estadual Mauro Savi (PSB) e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques, que é primo do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), foram presos na manhã desta quarta-feira (9) em uma operação do Ministério Público Estadual (MPE), em Cuiabá.

Ao todo, até as 8h33 (horário de Mato Grosso), cinco pessoas tinham sido presas.

Segundo o MPE, foram expedidos, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Cuiabá, São Paulo e Brasília.
Operação Bereré  (Foto: Cristina Mayumi/TV Centro América)
Operação Bereré (Foto: Cristina Mayumi/TV Centro América).
 
As ordens partiram do desembargador José Zuquim Nogueira.

Dos seis mandados de prisão, cinco já foram cumpridos.

A operação é feita pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) Criminal e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO).

De acordo com o MPE, se trata da segunda fase da operação Bereré, batizada como ‘Bônus’.

A primeira fase ocorreu em fevereiro deste ano e investigava um esquema que desviou dinheiro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

O esquema fraudulento foi denunciado pelo irmão do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (MDB).

Na operação desta quarta-feira também foram presos Roque Anildo Reinheimer e Claudemir Pereira dos Santos, vulgo ‘Grilo’.

Os alvos da operação ainda não se manifestaram.
Operação de combate à corrupção no Detran MT
Operação de combate à corrupção no Detran MT.
 
O quinto mandado de prisão preventiva foi cumprido em Brasília. Conforme o MPE, o empresário José Kobori foi preso em Brasília.
 
Os presos estão sendo encaminhados ao GAECO e, à tarde, passarão por audiência de Custódia.
Segunda fase da operação Bereré, batizada como ‘Bônus’, foi deflagrada em Cuiabá (Foto: Tiago Terciotty/TV Centro América)
Segunda fase da operação Bereré, batizada como ‘Bônus’, foi deflagrada em Cuiabá (Foto: Tiago Terciotty/TV Centro América).
 
Eles deverão passar por exame de corpo de delito e, à tarde, por audiência de custódia. 
 
Em nota enviada às 9h25, o Gaeco disse que tenta cumprir o sexto mandado de prisão expedido contra Pedro Jorge Zamar Taques. 
Ele é irmão do ex-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, é considerado foragido. 
 
A operação Bônus é resultado da análise dos documentos apreendidos na primeira fase da Bereré, dos depoimentos prestados no inquérito policial e colaborações premiadas. 
 
Tem como objetivo desmantelar organização criminosa instalada dentro do Detran para desvio de recursos públicos.

Primeira fase.

O esquema fraudulento denunciado pelo irmão do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB), Antônio Barbosa, em delação já homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 
 
Em delação, o irmão de Silval Barbosa disse que o presidente da Assembleia Legislativa teria se beneficiado com um esquema no Detran. 
A delação foi feita e homologada no ano passado pelo STF. 
 
Segundo ele disse em depoimento, houve fraude no serviço de gravames de veículos (registro de contratos de financiamento), através de uma empresa ligada a ele. 
Mauro Savi e o ex-deputado federal Pedro Henry também foram apontados por ele como supostos integrantes do esquema.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...