Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, abril 03, 2018

SP tem atos pró e contra Lula um dia antes de julgamento de habeas corpus

Manifestantes fizeram vigília em apoio ao ex-presidente em frente ao prédio dele. Na Paulista, grupo pedia prisão do petista. STF julga na quarta-feira pedido para que Lula não seja preso.


Por G1 SP, São Paulo
Grupos se manifestam em SP na véspera do julgamento de habeas corpus de Lula
Grupos se manifestam em SP na véspera do julgamento de habeas corpus de Lula.
 
A Grande São Paulo teve atos pró e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, um dia antes do julgamento de habeas corpus do petista no Supremo Tribunal Federal (STF).
País tem manifestações a favor da prisão em 2ª instância
País tem manifestações a favor da prisão em 2ª instância.
 
 
A maior parte delas pedia a prisão do ex-presidente.
Manifestantes ligados do grupo Vem pra Rua realizam ato pela prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúd)
 
Manifestantes ligados do grupo Vem pra Rua realizam ato pela prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúd).
 
Na Avenida Paulista, região central de São Paulo, manifestantes se reuniram no fim da tarde no vão livre do Museu de Arte de São 
 
Paulo (Masp) para pedir a prisão do petista. Eles foram convocados pelo grupo "Vem pra rua". 
 
Os dois sentidos da Paulista chegaram a ficar bloqueados pelos manifestantes, que levaram bandeiras do Brasil, bonecos de Lula com roupa de presidiário e um caixão com a estrela do PT.
 
Por volta de 19h40, o grupo se espalhava por vários quarteirões nas proximidades do Masp, e o trânsito permanecia bloqueado.
Grupo protesta contra Lula na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo)
 
Grupo protesta contra Lula na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo). 
 
Já em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, desde o início da tarde apoiadores de Lula estiveram em frente ao prédio onde ele mora,. Manifestantes levantaram a bandeira do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MST). O ato foi monitorado pela Polícia Militar, e parte da rua precisou ser bloqueada.
Apoiadores do ex-presidente Lula fazem vigília em frente ao prédio onde ele mora, em São Bernardo do Campo (Foto: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo) 
 
Apoiadores do ex-presidente Lula fazem vigília em frente ao prédio onde ele mora, em São Bernardo do Campo (Foto: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo).
 
Também houve ato pró-Lula na Praça da República, no Centro de São Paulo. 
 
Apoiadores do petista distribuíram panfletos, e nenhuma via precisou ser fechada para carros. 
 
Às 19h40, o perqueno grupo que se manifestava já tinha se dispersado, segundo a Polícia Militar.
Grupo segura faixa em ato em defesa de Lula na Praça da República, no Centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Grupo segura faixa em ato em defesa de Lula na Praça da República, no Centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo).
 
Na quarta-feira (4), o STF vai julgar pedido da defesa de Lula para que ele não seja preso pela condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do triplex em Guarujá. 
 
A defesa argumenta que, segundo a Constituição, o réu só pode ser preso após o caso ser transitado em julgado, quando não cabe mais nenhum recurso.

Condenação

Em fevereiro, por unanimidade, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação de Lula determinada pelo juiz federal Sérgio Moro e ampliou a pena de prisão do ex-presidente de 9 para 12 anos.
 
Lula foi acusado pelo Ministério Público de receber propina da empreiteira OAS
 
A suposta vantagem, no valor de R$ 2,2 milhões, teria saído de uma conta de propina destinada ao PT em troca do favorecimento da empresa em contratos na Petrobras. 
 
Segundo o MP, a vantagem foi paga na forma de reserva e reforma do apartamento triplex no Guarujá, cuja propriedade teria sido ocultada das autoridades. 
 
A defesa do ex-presidente nega as acusações e diz que o MPF não apresentou provas dos supostos crimes cometidos por ele.
Manifestantes se reúne na Avenida Paulista em defesa da prisão de Lula (dir.); apoiadores do ex-presidente fazem vigília em frente ao prédio onde ele mora, em São Bernardo do Campo (esq.)  (Foto: Renato S.Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo e Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo)
 
Manifestantes se reúne na Avenida Paulista em defesa da prisão de Lula (dir.); apoiadores do ex-presidente fazem vigília em frente ao prédio onde ele mora, em São Bernardo do Campo (esq.) (Foto: Renato S.Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo e Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...