Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, março 05, 2018

Irritado com inclusão em inquérito, Temer discute estratégia no STF e até carta a Raquel Dodge

 Resultado de imagem para Irritado com inclusão em inquérito, Temer discute estratégia no STF e até carta a Raquel Dodge
Por Andréia Sadi 

O presidente Michel Temer discutiu nos últimos dias com seus ministros, advogados e auxiliares qual a melhor estratégia jurídica para responder à sua inclusão no inquérito que apura indícios de pagamento de propina pela Odebrecht na Secretaria de Aviação Civil. 
O presidente está irritado e avalia se entrará com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para sobrestar (suspender) a investigação. 
Auxiliares do presidente ouvidos pelo Blog afirmam que Temer discutiu o assunto na última sexta-feira (2) com seu advogado, Antonio Claudio Mariz – mas ainda não bateu o martelo sobre a petição. 
Uma das análises feitas por Temer, segundo conselheiros jurídicos do presidente ouvidos pelo Blog, é a de quantos ministros na Corte teriam a leitura de que um presidente não pode ser investigado por crimes supostamente cometidos antes de seu mandato. 
O Planalto avalia que, pelo menos, três dos 11 ministros são a favor da tese. E outros três ou quatro, a favor de que o presidente pode ser investigado, mas não processado.

Este foi exatamente o argumento usado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para pedir a inclusão do presidente no inquérito. 
Em conversas com aliados, Temer demonstrou irritação com a interpretação da procuradora – que foi acolhida pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, na sexta-feira. 
Para o presidente, a Constituição determina que um presidente não pode ser investigado por crimes anteriores ao mandato porque isso geraria uma instabilidade para o país. 
O presidente, segundo o Blog apurou, também discutiu enviar uma carta à procuradora questionando, com argumentos jurídicos, o pedido de Raquel Dodge. 
De forma reservada, assessores presidenciais disseram ao Blog que são contra Temer enviar qualquer manifestação à procuradora, pois seria "passar recibo". 
Como forma de rebater a decisão de Fachin e a posição de Dodge, o presidente – que foi professor de Direito Constitucional – tem usado nos bastidores o argumento de que até Rodrigo Janot, que Temer aponta como seu principal adversário, excluiu o emedebista do inquérito.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...