Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, agosto 23, 2017

Moraes nega pedido da OAB para obrigar Maia a analisar impeachment de Temer

Ordem dos Advogados do Brasil apresentou pedido de impeachment de Temer, mas Rodrigo Maia ainda não tomou decisão. Cabe ao presidente da Câmara autorizar ou rejeitar o início do processo.


Por Renan Ramalho, G1, Brasília
Imagem mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)
Imagem mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo).

 
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (23) um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para obrigar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a analisar um pedido de impeachment do presidente Michel Temer. 


Moraes também negou pedido semelhante, apresentado em junho por quatro deputados da oposição, que também questiona suposta omissão de Maia em decidir sobre a abertura ou rejeição de processos de impeachment pendentes de análise. 


Cabe ao presidente da Câmara o exame inicial dos pedidos – há mais de 20 acumulados contra Temer à espera de um parecer. 


Ao negar os pedidos, Alexandre de Moraes justificou que, como ministro do STF, não pode interferir em assuntos internos da Câmara.
 
 
“Ocorre, conforme já afirmei anteriormente, não ser possível o controle jurisdicional em relação à interpretação de normas regimentais das Casas Legislativas, sendo vedado ao Poder Judiciário, substituindo-se ao próprio Legislativo, dizer qual o verdadeiro significado da previsão regimental, por tratar-se de assunto interna corporis, sob pena de ostensivo desrespeito à Separação de Poderes, por intromissão política do Judiciário no Legislativo”, escreveu. 
 

Pedido da OAB

 
Em maio deste ano, a OAB apresentou à Câmara um pedido de impeachment de Temer após se tornarem públicas as delações de executivos do grupo J&F – que controla a JBS –, que envolveram principalmente o presidente e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
 
 
A entidade alega que o presidente procedeu de modo incompatível com a dignidade e o decoro de seu cargo ao receber, discutir nomeações, e disponibilizar homem de sua confiança para contato direto com Joesley Batista, um dos donos da JBS. 


Na ação, a Ordem dos Advogados afirmou que Maia "ignora seu dever legal" de analisar o pedido de impeachment, mais de 80 dias após a apresentação do documento à Câmara. 


"Não o é outorgada a faculdade legal de nada fazer, sob pena de mitigar a independência do Parlamento e impossibilitar a investigação acerca de ilegalidades perpetradas pelo Chefe do Poder Executivo quando este detiver o apoio do Presidente da Câmara dos Deputados", diz a ação. 
 

'Paciência'

 

Em junho deste ano, Rodrigo Maia chegou a pedir "paciência", acrescentando que não se pode "pré-condenar nem pré-absolver" Temer. 


"As pessoas estão muito precipitadas. 


As pessoas querem, da noite para o dia, tirar um presidente da República. 


Não é assim, vamos com paciência", afirmou Maia na ocasião.
 

Temer chegou a ser denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime de corrupção passiva. 


Mas a maioria dos deputados rejeitou, no último dia 2, o prosseguimento do processo contra o presidente para o Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...