Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, agosto 29, 2017

Delegado é afastado após deixar de prender procurado da Justiça para marcar churrasco com ele em SP



Autoridade policial é investigada pelo Ministério Público, que identificou ao menos 23 atos de improbidade administrativa contra ele.


Por G1 Santos

Delegado Douglas Borguez foi afastado em ação de improbidade (Foto: Mariane Rossi/G1)
Delegado Douglas Borguez foi afastado em ação de improbidade (Foto: Mariane Rossi/G1).
 
 
A Justiça de São Paulo afastou o delegado da Polícia Civil Douglas Borguez, então titular da Delegacia Sede de Peruíbe, no litoral paulista, por improbidade administrativa. 
 
 
Segundo denúncia do Ministério Público, ele beneficiava conhecidos e deixou de prender um homem procurado pela Justiça para participar de um churrasco com ele. 
 
 
A investigação foi iniciada em agosto de 2016 e concluída em fevereiro deste ano. 
 
 
Escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, permitiram que os promotores pudessem identificar e registrar ao menos 23 atos que configuram ações ilícitas na função de delegado de polícia. 
 
 
O celular do investigado foi apreendido. 
 
 
Segundo o promotor Thiago Alcocer Marin, o delegado Douglas agilizava investigações para conhecidos e, também, deixava de apurar situações a pedido de pessoas que conviviam com ele. 
 
 
"Constatamos que ele deixava de dar andamento a alguns casos, justamente por solicitação de amigos", afirmou.
 
 
Em um dos atos de improbidade investigados, o delegado chegou a informar falsamente à Justiça que não conseguiu localizar um procurado, sobre quem recaía uma ordem de prisão. 
 
 
"Em conversas com uma mulher conhecida desse homem que seria preso, eles combinam a participação em um churrasco, os três juntos. 
 
 
Ou seja, ele sabia onde estava". 
 
 
Na declaração que remeteu à Justiça, ainda segundo informações da Promotoria, o delegado afirmou que não encontrou o procurado e que não sabia do paradeiro dele. 
 
 
"Ele chegou a afirmar que a equipe o procurou em diversos endereços. Sabemos, porém, que a pessoa nunca chegou a ser procurada", disse. 
 
 
A real motivação ainda é apurada pelo MP.
Delegacia Sede de Peruíbe, no litoral de São Paulo (Foto: Cássio Lyra/G1) 

Delegacia Sede de Peruíbe, no litoral de São Paulo (Foto: Cássio Lyra/G1).
 
 
A Justiça acatou em decisão liminar (provisória) o afastamento, cuja ação civil também é assinada pelo promotor Rafael Magalhães Abrantes Pinheiro. 
 
 
Eles pediram a perda da função pública do delegado e o ressarcimento do dano moral coletivo ocasionado pelas ações dele no exercício do cargo. 
 
 
Entre os pedidos formulados, também estão a suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa de R$ 1 milhão, proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios. 
 
 
"Também houve o pedido de afastamento imediato e indisponibilidade de bens no montante de R$ 1 milhão". 
 
 
Por nota, a Corregedoria da Polícia Civil afirmou que o delegado foi afastado em razão da ação civil pública de um caso de improbidade administrativa. 
 
 
Ainda no comunicado oficial da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a tramitação do caso também é acompanhada pelas equipes da pasta. 
 
 
Após atuar em Peruíbe entre 2015 e 2016, no início deste ano, o delegado investigado havia sido transferido para a Delegacia Sede de Itanhaém, também no litoral paulista. 
 
 
Ele de onde foi afastado do distrito policial há duas semanas e está proíbido de exercer funções relativas à delegado de policial, após decisão da Justiça. 
 
O G1 entrou em contato com o delegado, que não quis se pronunciar. 
 
 
O advogado dele, Armando de Mattos Junior, considera a decisão prematura. 
 
 
"Ele foi afastado sem poder se defender. 
 
 
Isso recai sobre o nome dele, que sempre honrou, não só pelo profissional que é, como, também, pelo nome da Polícia Civil", pontuou. 
 
Eles tentam reverter a decisão.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...