Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, setembro 11, 2016

Desenvolvimento sustentável através da reciclagem é a proposta do casal de ambientalista Valter e Gina Barreto

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. 

Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Importância e vantagens da reciclagem 

A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. 

Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. 

Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. 

Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. 

Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. 

Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. 

Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. 

Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. 

Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. 

Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. 

Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. 

Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.

E foi pensando na preservação da natureza e do meio ambiente, que o artesão Valter Desiderio Barreto, e sua esposa Gina Miuki Mikawa Barreto, resolveram investir nesse novo mercado de trabalho, que é o de reciclar materiais e produtos que são jogados no lixo o ano inteiro, abrindo uma empresa para trabalhar fabricando produtos à partir de materiais e produtos recicláveis, a exemplo das sementes de açaí, que o Valter  se transformou em referência mundial na produção de diversos produtos utilitários à base de caroços de açaí, e que já foi premiado a nível nacional e municipal, recebendo também três títulos de Comendador por entidades não governamentais na capital do Estado de São Paulo em 2015 e neste ano, e o título de "Cidadão Honorário", pela Câmara Municipal de Vereador de Parauapebas, indicado pelo vereador Bruno Leonardo Soares, e aprovado por unanimidade pelos 14 vereadores que compõem àquela Casa de Leis Municipal.

"Após as eleições municipais deste ano aqui em Parauapebas, estarei deixando esta cidade que ajudei a construir como um dos pioneiros desde março de 1984, para implantar este nosso empreendimento de artefatos de caroços de açaí, agregado com outros produtos, na cidade de Barretos, São Paulo, com o objetivo de abrir portas de trabalho e renda para muita gente que se encontra fora do mercado de trabalho". 

Declara Valter Desiderio Barreto.


Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...