Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, setembro 03, 2016

Cooperativa é reconhecida como entidade de utilidade pública


Em segunda e última discussão, os vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas aprovaram na sessão ordinária da última terça-feira (31) o Projeto de Lei nº 08/2016, declarando como entidade de utilidade pública a Cooperativa dos Artesãos da Região dos Carajás, denominada Mulheres de Barro.



Ivanaldo Braz - PSDB

De autoria do vereador Ivanaldo Braz (PSDB), o projeto defende que a entidade tem sido responsável por promover intercâmbio entre as Casas de Cultura dos municípios de Canaã dos Carajás e Marabá, realizando atividades de difusão do conhecimento adquirido sobre a riqueza arqueológica registrada e salvaguardada da região, por meio de apresentação da produção cerâmica, das mídias pedagógicas geradas no processo de educação patrimonial e oficinas de sensibilização artística, contribuindo no processo de educação e garantia de direitos culturais para a comunidade.


Imagem retirada do Facebook Mulheres de Barro

Segundo ainda o autor do projeto, a Cooperativa dos Artesãos da Região dos Carajás vem ampliando as atividades educativas importantes no processo de difusão do conhecimento e promoção do desenvolvimento sociocultural de um povo em formação, buscando garantir maior oferta de programas de educação ambiental abrangentes às artes, à cidadania, ao desenvolvimento intelectual e à sustentabilidade dos produtores culturais, garantindo direitos culturais para crianças, jovens e adultos.

O projeto será encaminhado para sanção do prefeito Valmir Mariano. 


Após a publicação, a cooperativa Mulheres de Barro será de fato uma entidade de utilidade pública.

Título honorífico

Na mesma sessão, e também em segunda e última discussão, o plenário da Câmara Municipal aprovou a concessão da comenda “Cidadão Honorário” ao artesão Valter Desidério Barreto, “em reconhecimento à importante iniciativa ambiental, pela autoria da técnica inédita de confecção de produtos utilitários com caroços de açaí”.


Valter Desidério - imagem de arquivo pessoal do artesão.




A proposição é de autoria do vereador Bruno Soares (PSD), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2016. 

Ao justificar a sugestão, o parlamentar informou que o artesão produz, usando cola e caroços de açaí, peças utilitárias em formatos de cadeiras, mesas, tapetes, armários, divisórias para escritório, revestimentos de parede, jarros e outros produtos de longa durabilidade.

Segundo Bruno, o reconhecimento da importância dessa técnica e o estímulo à produção de itens confeccionados com caroços de açaí “contribuirão para reduzir o descarte inadequado e aumentará a vida útil do aterro, que não receberá mais esses resíduos”.


Bruno Soares - PSD

A Câmara Municipal realizará sessão solene, em data a ser definida, a fim de proceder a entrega da referida distinção honorífica.



Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Foto: Coletivo 2.8 Ascomleg

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...