Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Defesa da VogBR tenta anular pedido de prisão de engenheiro indiciado

Ele foi o responsável pelo laudo de estabilidade da barragem de Fundão.
Segundo o advogado, Samuel Loures vive ‘os piores dias da vida dele’.

Pedro ÂngeloDo G1 MG
#G1 está em Bento Rodrigues, local do desastre ambiental de Mariana. (Foto: Flávia Mantovani/G1)Distrito de Bento Rodrigues, local do desastre ambiental de Mariana. (Foto: Flávia Mantovani/G1)


O advogado Leonardo Marinho, que representa a VogBR, informou ao G1 nesta quinta-feira (25) que entrou com uma petição judicial contestando o pedido de prisão do engenheiro Samuel Paes Loures, responsável pelo laudo que garantiu a estabilidade da barragem de Fundão, meses antes de a estrutura se romper. 

A Polícia Civil indiciou e pediu a prisão preventiva do engenheiro e de mais seis executivos da Samarco.

Até a publicação desta reportagem, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) não confirmava o recebimento da petição.


Nesta terça-feira (23), a corporação apresentou a conclusão do inquérito sobre o desastre. 

Entre os indiciados está Ricardo Vescovi, diretor-presidente licenciado da empresa que pertence à Vale e à anglo-australiana BHP Billiton

Os indiciamentos são pelos crimes de homicídio qualificado pelo dolo eventual (quando não há intenção, mas se assume o risco), inundação com dolo eventual e poluição de água potável.

O rompimento ocorreu em 5 de novembro do ano passado, causando uma enxurrada de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, além de poluir o Rio Doce até a foz, no Espírito Santo.


 O inquérito, que apurou as 19 mortes causadas pelo desastre, possui 13 volumes, 2.432 páginas e cerca de 100 depoimentos.

De acordo com o advogado Leonardo Marinho, não há justificativa para a prisão de Samuel Loures, já que a empresa está contribuindo com as investigações. Marinho informou que a equipe da VogBR e o engenheiro já prestaram depoimentos mais de três vezes em cada um dos órgãos que investigam o desastre.

“Entrei com uma petição demonstrando o tanto que a gente vem contribuindo com a investigação, com inúmeros depoimentos. (...).


 Nós já disponibilizamos todos os computadores para todos os órgãos, já entregamos uma cópia de todo o arquivo digital que nós temos, fotográfico, de e-mails com a Samarco, de dados técnicos, e fizemos algumas notas de esclarecimento técnicas”, destacou a defesa.

O delegado Rodrigo Bustamante, responsável pela investigação, disse que os pedidos de prisão preventiva – sem prazo pré-determinado – foram apresentados à Justiça para estabelecer a ordem pública, no sentido de acalmar a população em relação aos responsáveis pelo desastre.

O promotor Antônio Carlos de Oliveira, da comarca de Mariana, está analisando os indiciamentos e os pedidos de prisão preventiva e, segundo a assessoria do Ministério Público (MP), ele já adiantou que deve emitir um parecer ainda nesta semana.


Pela lei, ele tem 30 dias para fazer a análise.

Após esta etapa, o inquérito volta para a Justiça e a juíza Marcela Oliveira de Decat de Moura, da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Mariana, decide se aceita a denúncia, caso o MP assim se pronuncie, e se determina os mandados de prisão.

Marinho falou que não concorda com a justificativa dada pela polícia para fazer os pedidos de prisão.


 “A prisão vai restaurar a ordem pública? Prendendo as pessoas da Samarco, o Samuel, o cenário volta?

A ordem pública se satisfaz? As comunidades atingidas se recuperam? 

Isso é uma coisa imaginária.

Nós imaginamos que prender é restaurar ordem pública. 

O Rio Doce vai amanhecer sem lama amanhã se prender todo mundo hoje?”, questionou.

O advogado contou ainda que o engenheiro Samuel Loures “está passando os piores dias da vida dele”. 


“O Samuel é uma pessoa nova, começando a sua vida no interior e que nunca viveu uma experiência dessas e vem sendo massacrado diariamente há meses. 

É obvio que está passando os piores dias da vida dele. Essa experiência pra ele é traumatizante”, afirmou.

Ao G1, o advogado da Samarco, Maurício Campos, falou nesta quinta-feira que a prisão é “descabida” e que vai esperar o MP se manifestar para tomar qualquer providência.


Ele criticou os indiciamentos e os pedidos de prisão feitos pela Polícia Civil. 

“Não é racional supor que as pessoas que trabalham dentro da barragem assumissem o risco de elas próprias morrerem no exercício de suas atividades profissionais”, disse.

Em nota, a Samarco informou, logo após o anúncio dos indiciamentos, que “considera equivocados os indiciamentos e as medidas cautelares de privação de liberdade propostas pela autoridade policial, e vai aguardar a decisão da Justiça para tomar as providências cabíveis”. 


A empresa informou ainda que vai analisar o inquérito e “reitera que continua colaborando com as autoridades competentes”.

Causa
 
A causa do desastre, segundo a polícia, foi excesso de água nos rejeitos. 


A polícia explicou que houve elevada saturação de rejeitos arenosos depositados em Fundão, além de falhas no monitoramento, equipamentos com defeito e número reduzido de equipamentos de monitoramento.

A polícia também apontou entre as razões do rompimento a elevada taxa de alteamento anual da barragem – obra para aumentar a capacidade de acomodação de rejeitos –, o assoreamento do dique 2 e a deficiência do sistema de drenagem.

Para Bustamante, este foi "o maior desastre ambiental da história do país".

O inquérito foi aberto no dia 6 de novembro de 2015, um dia após o rompimento da barragem de Fundão. 

A investigação durou três meses.

06/11 - Vista aérea de Bento Rodrigues, no interior de Minas Gerais, após o rompimento de barragens de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, na quinta-feira (5) (Foto: Ricardo Moraes/Reuters) Vista aérea de Bento Rodrigues, após o rompimento de barragem Samarco. (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...