Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, janeiro 26, 2016

Itália cobre estátuas nuas durante visita do presidente do Irã

Visitantes passam por estátuas no Capitólio, em Roma, no dia 26 de janeiro de 2016

A Vênus Capitolina, a estátua de uma mulher nua datada do século II antes de Cristo, figura entre as obras de arte que foram cobertas na segunda-feira, em Roma, por ocasião da visita do presidente do Irã, o que gerou fortes polêmicas.

A pedido das autoridades iranianas, algumas obras célebres de mulheres nuas que decoram o Capitólio, a sede histórica da prefeitura de Roma, foram cobertas com painéis brancos.

A decisão foi tomada por respeito ao visitante, líder político e clérigo xiita, segundo fontes oficiais.

"A delegação iraniana também pediu que a coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro italiano Mateo Renzi não fosse realizada diante da enorme estátua equestre em bronze de Marco Aurélio, como havia sido programado.

Segundo o jornal Il Messaggero, assim se evitaria que os líderes políticos ficassem diante dos atributos do cavalo do imperador e filósofo romano.

"Não se pode esconder a própria cultura, a própria religião ou a própria história. 

Foi uma decisão equivocada", criticou o arqueólogo Giuliano Volpe, presidente do Conselho Superior para os Bens Culturais do ministério italiano da Cultura.

Na quarta, por ocasião de sua visita à França, não foram programadas refeições com as autoridades porque Paris não aceitou o pedido iraniano de retirar o vinho da mesa.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...