Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 10, 2015

Projeto sossego: se houver um rompimento haverá uma suspensão da captação por dias, meses ou até definitiva.


 













Por Wander Jose Nepomuceno



Devemos ficarmos atentos quanto
a barragem de rejeitos do projeto sossego que está em um dos afluentes do Rio Parauapebas, como ela está acima da captação de agua de Parauapebas, se houver um rompimento haverá  uma suspensão da captação por dias, meses ou até definitiva.

Não estamos livres deste tipo de catástrofe que ocorreu em Minas Gerais..

Alerta geral !

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA BARRAGEM DE REJEITOS DA MINA DO SOSSEGO (CANAÃ DOS CARAJÁS-PA)

Barragens de Rejeitos são estruturas que têm por finalidade reter resíduos sólidos e água oriundos do processo de beneficiamento de minério. 

Os rejeitos apresentam na sua composição partículas dissolvidas e em suspensão, além de metais pesados e reagentes químicos. 

Esta informação tem por objetivo caracterizar resíduos do processamento de cobre presentes na Barragem de Rejeitos da Mina do Sossego (Canaã dos Carajás-PA). 

Foram selecionados cinco pontos de coleta (sedimento e água), os quais foram caracterizados por DRX, MEV/EDS e Raman, além da análise de pH. 

As amostras de sedimento são basicamente constituídas por Actinolita (Ca2(Mg,Fe)5Si8O22(OH)), Albita (Na(AlSi3O8)), Biotita ((K1.71Na0.22Ba0.07)(Mg3.4Fe1.5Ti0.98)(Al1.52Si6.48O20)O2.28(OH)1.72), Clinocloro ((Mg2.96Fe1.55Fe.136Al1.275)(Si2.622Al1.376O10)(OH)8) e Quartzo (SiO2). 

As amostras de água apresentaram pH entre 6,0 e 7,0. Esses resultados preliminares são preliminares , pois os íons presentes nos sedimentos os qualificam como material de partida para a síntese de adsorventes químicos e/ou catalisadores heterogêneos.
WJN






COMENTÁRIO:

Para a mineradora Vale, a vida do ser humano não tem nenhum valor. 

Prova disso é que ela está esgotando a água do lençol freático com bombas potentíssimas para extrair minérios, provocando assim esvaziamento do rio Parauapebas,  para engordar a conta de seus acionistas que não tem nenhum investimento aqui na região e muito menos residência no município de Parauapebas. 

As últimas análises do volume de água do rio Parauapebas já comprovam que a cada dia o seu nível vem caindo de forma alarmante.

Esta empresa é tão gananciosa que com a desculpa de oferecer um "bom" serviço aos passageiros do seu trem, vedou todas as janelas desse transporte colocando ar condicionado para justificar seu ato desumano, porque tal atitude fechou a porta de centenas de mães e pais de famílias, que sustentavam seus filhos e  garantiam sua sobrevivência vendendo quentinhas, água, frutas e outros tipos de alimentos, aos usuários deste meio de transporte nas paradas das estações ao longo da ferrovia. 



Valter Desiderio Barreto. 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...