Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, outubro 11, 2015

Justiça autoriza uso de Praça da Bíblia durante Parada Gay em Rondônia

Lei em Ji-Paraná proíbe realização de eventos não religiosos no local.
Juiz alega que espaço é público e considera lei inconstitucional.

 

Samira Lima e Camilo Estevam Do G1 RO
Lei municipal proíbe eventos não religiosos na Praça da Bíblia (Foto: Samira Lima/G1)Lei municipal proíbe eventos não religiosos na Praça da Bíblia (Foto: Samira Lima/G1)


A Justiça concedeu uma liminar, na sexta-feira (9), permitindo a utilização da Praça da Bíblia durante a 5ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) em Ji-Paraná (RO), que ocorre neste domingo (11). 

A organização alega ter sido proibida pela prefeitura de realizar o encerramento do evento no espaço. 

Uma lei municipal proíbe eventos não religiosos no local.

saiba mais
De acordo com a decisão do juiz Edson Yukishigue Sassamoto, a ação não pode ser impedida de ocorrer. "A Praça da Bíblia é um local público razão porque não podem ser impedidos de realizarem o evento. 

Postulam seja concedido salvo conduto aos participantes do evento visando a livre manifestação no espaço público", diz o texto.

Uma lei municipal de 2008 veta o uso da praça para eventos não religiosos, ato que foi considerado como inconstitucional pelo juiz. 

"Se tratando da Praça da Bíblia, espaço público por excelência, não há porque impedir a realização de qualquer evento de manifestação popular pacífica em referido local, havendo de ser reconhecida inconstitucional a Lei Municipal", expõe a decisão do magistrado.

O organizador do evento Fabrício Xavier, disse que a prefeitura negou autorização para realizar o encerramento da passeata na praça baseada na lei. "Algumas pessoas pensam que o que queremos é afrontar, mas na verdade precisamos de um local com palco, pois teremos shows artísticos. 

É a única na cidade que tem palco pronto. 

A gente não quer nada além do direito de se manifestar e de usufruir de bens públicos que ajudamos a financiar", comenta.

Por telefone, o G1 tentou contato com assessoria de imprensa da Prefeitura de Ji-Paraná, mas não houve resposta às ligações telefônicas até a publicação desta reportagem.

A 5ª Parada do Orgulho de LGBTT acontecerá no domingo a partir de 16h, a concentração ocorre na Avenida Transcontinental. 

A organização espera a participação de mil pessoas no evento.

COMENTÁRIO:

A Bíblia não precisa se transformar em nenhum monumento para merecer respeito de quem não obedecem as leis de Deus. 

A Bíblia é um livro considerado a "Carta Magna" de Deus aos homens para que se obedeça o que está escrito nela, e não apenas tratada como um monumento em praças públicas. 

Certo o juiz que tomou tal atitude. Espaço público é de utilidade pública para qualquer tipo de movimento. 

Eu não apoio nenhum tipo de manifestação que faz apologia a promiscuidade, a prostituição homossexual e outros tipos de manifestações contrário aos princípios da Palavra de Deus, mas defendo o direito do uso dos espaços públicos para livre manifestação de qualquer segmento. 


Valter Desiderio Barreto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...