Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 25, 2014

Prêmio Nacional abre as inscrições

O Liberal no IpadO Liberal Digital

O Liberal

20 de maio, 2014 - 06h00 - Magazine

Prêmio Nacional abre as inscrições

Literatura: Premiação vai homenagear a educadora Estela Noemy Borges



Valter Desidério homenageia pioneira na Educação

Escritores do Pará e do resto do Brasil podem se inscrever até o dia 1º de julho no Prêmio Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges. 

A premiação, que homenageia a primeira educadora da cidade de Parauapebas, no sul do Pará, recebe textos em cinco categorias: Conto, Crônica, Crônica Histórica, Literatura Infanto-Juvenil e Poesia, contemplando as cinco melhores produções de cada tipo. 

As inscrições podem ser feitas pelo email valterbt@gmail.com e o regulamento está disponível em blogdovalterdesiderio.blogspot.com.

A criação do Prêmio Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges é do escritor e professor Valter Desidério, que decidiu fazer em vida uma homenagem para Noemy, a quem considera a pioneira da educação em Parauapebas. 

Segundo Valter, a professora chegou a cidade em 1982, e, seguindo inspiração de sua avó, falecida no mesmo ano, fez da própria casa a escola para crianças da cidade, fixando residência em uma choupana que ficava no mesmo terreno. 

“Era a mesma coisa que a avó de Noemy fazia. 

E ela ainda buscava as crianças para terem aulas, sem ônus nenhum, um trabalho voluntário”, disse Valter, lembrando que o local foi batizado como Escola Eurides Santana, nome da avó que inspirou a iniciativa.

O escritor assegura que na época não existiam escolas no município, o que o faz considerar a educadora a fundadora da educação em Parauapebas. 

“Depois da iniciativa dela, com várias crianças estudando, a prefeitura comprou a escola e a transformou em escola municipal, mantendo Noemy como diretora e o nome original”, lembrou. 

Hoje, a professora Estela Noemy Borges reside em Goiânia (GO), onde vive a base de medicamentos para o tratamento de depressão. “Por isso decidimos fazer uma homenagem para a professora, enquanto ela ainda possa aproveitar”, disse.




AGRADECIMENTOS:

Agradecemos ao Jornal O LIBERAL por ter colaborado com o Concurso Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges, publicando a matéria acima dando destaque ao certame literário, contribuindo assim para o grande sucesso do mesmo.

Valter Desiderio Barreto. 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...