Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, agosto 08, 2014

Governo do Estado, através da Procuradoria Geral do Estado, ingressou nesta quinta-feira, 7, na Justiça Federal, com uma Ação Civil Pública contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as Centrais Elétricas do Pará (Celpa).

Amigas e amigos,

Diante da forma como foi definido o abusivo aumento da tarifa de energia, que pesa diretamente no bolso de todos os paraenses, o Governo do Estado, através da Procuradoria Geral do Estado, ingressou nesta quinta-feira, 7, na Justiça Federal, com uma Ação Civil Pública contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as Centrais Elétricas do Pará (Celpa).
 

A ação tem como princípio alguns pontos elementares e facilmente identificáveis. 

O primeiro é a evidente discrepância entre a inflação, e o reajuste solicitado pela Celpa e aprovado pelo governo federal, via Aneel, que além de afetar todos os paraenses, atinge profundamente o setor produtivo que vem alcançando índices importantes, inclusive sendo destaque entre os estados e superando a média nacional. 

O segundo ponto é a falta de transparência em relação aos reais motivos que levaram ao reajuste, que será também praticado em outros Estados.

A justificativa de que o baixo volume de chuvas em outras regiões do país teria obrigado o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a recorrer à geração térmica, de custos mais elevados, para garantir o suprimento em todo o país, explica parcialmente o agravamento e não o problema. 

Este decorre de sucessivos equívocos na politica energética, os quais não podem ser simplesmente transferidos dessa forma para a população.

O fato é que:

1. Já faz algum tempo o sistema vem dando sinais de saturação e exigindo investimentos que, por não se realizarem nos prazos necessários, acabam por impor a crescente utilização de fontes de energia mais caras, como a térmica.

2. Por outro lado, com o vencimento de vários contratos entre fornecedores e distribuidoras de energia no País, em 2012, alguns produtores, face a falta de comando, resolveram não disponibilizar para o mercado, através de leilão e contratos de longo prazo, conforme determina a legislação, a energia que sustentava os contratos que se encerravam, preferindo especular em operações de curto prazo, aumentando os custos das distribuidoras, que são as empresas que vendem diretamente para a população, conforme demonstra a matéria: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/escassez-de-energia-gera-ganho-de-r-9-bilhoes

3. Esse quadro potencializou os efeitos negativos das variações hidrológicas, o que foi agravado ainda pela tentativa do Governo Federal de, artificialmente, reduzir as tarifas. 

Ou seja, ao invés de enfrentar o problema, o Governo promoveu uma artificial e momentânea queda na tarifa, apesar do evidente aumento do consumo e demanda por energia, sem a devida oferta e realização de leilões de venda em bloco, abrindo espaço para a especulação por parte das geradoras e, assim, elevando o preço da energia às concessionárias, que ficaram acumulando prejuízos à espera da revisão tarifária anual para buscar compensação.

O Governo Federal ainda procurou reequilibrar economicamente as distribuidoras através de empréstimo. 

No entanto, a situação artificial apenas fez crescer o problema, chegando ao ponto atual, no qual é chamado aquele que menos tem responsabilidade nessa sequência de decisões equivocadas, que é o cidadão consumidor de energia e contribuinte.

Amigas e amigos,
Com a ação, esperamos que a justiça intervenha no caso, exigindo que seja transferida para o consumidor paraense apenas a correção inflacionária, até que seja apresentada uma estratégia clara de enfrentamento do problema, evitando que se aumente e reproduza mais ainda "a bola de neve", com novas medidas pontuais, já até anunciadas (http://oglobo.globo.com/economia/novo-emprestimo-ao-setor-eletrico-sera-de-66-bilhoes-tera-juros-mais-altos-13524885#ixzz39nJxlI4N) e que, certamente, num futuro bem próximo, nos trarão novos sustos e instabilidade.

Por fim não posso deixar de registrar que seria cômico se não fosse trágico ver, mais uma vez, o grupo que comanda o PMDB, exercitando o seu já tradicional oportunismo, de se utilizar dos governos dos quais se diz aliado.

A semelhança do que fez com o PT, aqui no Pará, no governo passado, apesar de ampla e permanente participação no governo federal, se apresenta agora também questionando o mesmo governo federal, quando certamente como verdadeiro aliado, deveria ter tentado evitar o aumento ou buscar as explicações no seio do próprio governo, como mandaria a boa política e a ética. 

Mas seria pedir muito, pra quem não tem.

Parabéns governador Jatene pela sua postura de homem público estadista que defende os interesses do seu povo paraense ! O povo do Pará irá reconhecer os seus esforços em benefício do Pará, no dia 05 de outubro próximo através das urnas.
Então por esse ponto de vista da aneel no inverno a energia ficaria mais barata obrigatoriamente e pq não fica? #foradilma e leva essa porcaria de pt e barbalhos junto.


Cleydson Gonçalves Alfaia JuniorE os barbalhos ainda compartilham essas idéias desses petista ainda querem ser governador do para quando nem defende nos paraenses eles fazem. FORA PT E PMDB


Luciana Cardinali 
É o que precisamos, um governo que defende aqueles que o elegeu! Parabéns governador!
 Homem íntegro, com formação e perfil que realmente atende as reais necessidades e os anseios da população. Verdadeiro homem preparado para governar esse Estado com competência e seriedade.


Renato Smith 
O Governo do PT vem penalizando os Paraenses a muito tempo, não se vê nada de investimento para o Estado a mais de 10 anos, são todos investimentos pontuais e em grande maioria na lógica dessa federação falida onde os estados produtores são duramente penalizados, Parabéns governador pela coragem, sabemos que é uma briga contra um gigante, mas Davi é a prova de que o lado certo derrota o injusto!!! #PeloPará


Joice Cristina 
Eu e minha familia 45..45..45...


Luciano Duarte 
Pará acima de tudo.
Parabéns Governador Jatene
Teve, tem e terá sempre meu apoio e admiração.



Ricardo L. Pampolha 
Não esquecendo que a Equatorial, controladora da CELPA, é do Grupo Sarney que é o mesmo que manda e desmanda no Ministério de Minas e Energia e na ANEEL, e amigão da Dilma....rss


André Franco 
Governado pq não baixa o ICMS DA CONTA DE LUZ? Muito caro e ajuda também a baratear.


Flávio Amorim 
Governo que deverá ganhar porque niguém vai querer os barbalhos no poder pois nós conhecemos o que eles fizeram metendo mão no dinheiro público.....45 aqui em são fco do pará e no estado todo......


Samuel Ribeiro 
Por isso sou Jatene, parabéns meu eterno governador, esses bandos de ladrões do PT sempre nos prejudicando.


Leandro Santos Tamer Tamer 
Parabéns, sabia que o senhor não iria deixar isso acontecer


Socorro Lima 
Isso governador do povo 45 neles


Esther Sagica 
Graças a Deus uma luz no fim do túnel.O Estado agradece pela iniciativa governador. Oramos por sua saúde!


Dirceu Jean 
Jatene meu voto e seu


Izaura Arruda 
Sempre votei e vou votar novamente...


Dheybsom Lucas
 Sou JATENE 45!


Geysa Kessy 
Parabéns governador Simão Jatene pela sua atitude.


Jucy Santiago 
É isso ai governador vamos lutar pelos nossos direitos essa energia ta um absurdo obrigado


Leo Pampolha 
governador fraco sem pulso nao tem moral nem pra dominar o teu estado


Jesse Alves 
Mas Sr gorvenado e pq só agora que o Sr resolveu entra com essa ação ja que a dias ja haviam avisado sobre o aumento ?????


Edgar Pereira 
Governador confiamos na sua força estamos tds juntos por um para melhor e o sr.tem competência não vamos deixar que esses abutres faça do nosso para pare de crecer.....45já.jatene estamos com vc!!!!


Dilermando Farias
 Governador, temos fé,esperança e certeza que o nosso estado está no rumo certo. Não podemos deixar que isso aconteça ! Contamos com a sua força par uma intervenção a este absurdo que querem cometer com os paraenses.


Jair Azevedo 
Parabéns GOVERNADOR!


Jair Azevedo 
Esse camarada que está defendendo o povo do PT, não paga impostos e nem conta de luz.


Renato FerrazVanessa Souza


Marilze BitarWagner Bitar


José Malcher 
muito bem senhor governador isso mostra que o senhor está com o povo.


Luiz Victor Azevedo 
A crise não é apenas técnica é cultural.


Sione Lobato 
Se deus quizer o a ação vai vingar, pquer merecemos quanto a partidos politicos, o povo é mega inteligente ja esta separando o joio do trigo e sinto que os raios do sol so estão amarelo um pontinho aqui e aqualar vermelho portanto tire as conclusões que quizer governador


Jordana Ribeiro 
Esperamos que essa ação tenha êxito, e seja justa para nos paraense, já chega pagarmos por outros estados ...


Maria Tereza Ferreira PereiraGrande governador... O MELHOR de todos!


Marcus Almeida 
E por que privatizaram, Sr. Governador?


Fabrizio Mendonça 
parabéns confio em vc governador


Savio Pismel 45


Augusto Corrêa 
O aumento é resultado da administração desastrada do governo do PT ao setor elétrico. Se preparem, 2015 será um ano difícil, ainda nem cobraram, na conta de luz, os empréstimos feitos para socorrer o sistema.


Carlos Faro Adriana 
Eu acredito en vc meu governado


Jose Santos Inigualavel 
essa eleicao estamos junto meu governador.....meu vto e pra vc e ninguem mais


Mylla Nascimento 
Muito bem !


Jorge Marcelo Lobato 
E isso aí governador. Não podemos ficar calados!


Adan Allem Rebelo 
E isso ae cara! Vamos lutar pelos nossos direitos....


Thiago Guerra#SouJatene 
meu voto é seu.


Cledison Ferreira 
espero que isso seja verdade pois os pobres estão sofrendo mto, e é neles q o sr tem q pensar tbm.


Marcos Ribeiro de Oliveira 
Não votava no senhor, mas agora ganhou meu voto


Rudson Aquino 
O SENHOR SEMPRE TERÁ MEU APOIO GOVERNADOR.


Tiago Oliveira 
45 neles


Angelim Júnior 
Sábias palavras!Tinha todas as esferas políticas a seu favor e nada fez pelo nossa estado!Fora PT!!!


Marcos Ribeiro de Oliveira 
45 45 45 45 45...


Jorginho Sousa E Silva 
Esse defende o Pará!!!


Lucival Pereira Costa 
Em nova timboteua é jatene.


Rosana Silva Maues 
eu acredito 45 neles


William Souza 
Os municípios não tem vez, os estados não tem vez o governo federal vive em um ditadura, forra vaca leiteira.


Neudson de Jesus 
Muito bem governador......
 

Valter Desiderio Barreto
Valter Desiderio Barreto 
Enquanto eu viver serei grato a você governador Simão Jatene, porque foi graças a seu governo que minha filha hoje faz parte do quadro da Segurança Pública deste pujante estado, como Escrivã de Polícia, depois de ter se submetido ao seu primeiro concurso público estadual, após a conclusão do seu curso de Direito, e em seguida, ser a primeira classificada por méritos, nos seus quatro meses de frequência na Academia da Polícia Civil do Pará - ACADEPOL, teve o direito de escolher a delegacia de polícia civil no município de sua pretensão. 
Vá em frente governador, você será o vitorioso no dia 05 de outubro do corrente ano, para comandar os destinos do Pará por mais quatro anos.

 
 
Fonte: Facebook - página do Simão  Jatene.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...