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quinta-feira, agosto 07, 2014

Funcionária da Caixa Econômica de Parauapebas mente para sexagenário e o induz a trocar Poupança por Previdência

Recebemos uma denúncia de um sexagenário residente no município de Parauapebas, sudeste do Pará, que nos pediu para manter sua identidade em sigilo enquanto a Caixa Econômica Federal não se manifestar diante do acontecido com o mesmo, envolvendo uma de suas funcionárias, conforme relato que se segue:

Vamos utilizar o tratamento de "vovô" para o nosso denunciante, para proteger sua identidade conforme ele nos solicitara.

No dia 16 de junho do ano em curso, o vovô se dirige a Caixa Econômica Federal situada a Rua Rio Branco, 248, daquele município, com o único objetivo: abrir duas cadernetas de poupança para seus dois netinhos, que também vamos preservar suas identidades por serem menores de idade. 

Nosso personagem de histórias da vida real se dirige ao balcão de atendimento para abertura de caderneta de poupança e solicita a atendente a abertura de duas cadernetas de poupança para seus netos. 

Para sua surpresa, recebe como resposta que ele (vovô), não poderia realizar esse tipo de investimento para seus netos, que essa operação só poderia ser feita só pelos pais dos mesmos. 

Não adiantou o vovô questionar com a "amável" funcionária da Caixa Econômica Federal, que o mesmo já havia se informado com funcionários da agência desta mesma instituição financeira que se localiza no Bairro Cidade Nova, que avós poderiam abrir a caderneta de poupança para seus netos, seus argumentos foram vencidos pela atendente. 

Já que o nosso vovô não queria dar sua viagem perdida para cumprir um compromisso feito com seus netinhos, solicitou então daquela funcionária prepotente da Caixa Econômica Federal em Parauapebas, que abrisse duas cadernetas de poupança no seu nome, que assim que recebesse os cartões, entregaria para sua filha, mãe dos seus netos. 

"Ela então me sugere abrir uma Previdência para os meus netos, insisti com a mesma que não me interessava aquele tipo de produto, meu interesse era abrir a poupança para meus netinhos, porque não havia limite de valores para depósitos, já que a Previdência tem um valor fixo de Cem Reais mensais e nem todo mês nós dispomos desse valor, questionei com ela, mas ela continuou insistindo comigo que se no mês que eu não pudesse aplicar os Duzentos Reais, cem para cada, eu poderia entrar em contato com a central da Caixa e aplicar a importância que estivesse ao meu alcance. 

Convencido que eu não teria outra opção, aceitei fazer as duas Previdências no valor de cem reais cada. 

Quando me dirigir ao caixa para depositar os valores combinado, mais uma vez sou surpreendido com o questionamento da atendente daquele caixa. 

"Por que o senhor não abriu duas poupanças para os seus netos ?". 

Respondi-lhe: sua colega não me permitiu, alegando que avós não podem abrir caderneta de poupança para seus netos. 

Ela então confirma o que eu já sabia. "Pode sim ! Quem foi essa que lhe disse isso ?". 

Foi a atendente da abertura de conta poupança ! 

Respondi-lhe. 

Recebi os comprovantes de depósito dos duzentos reais e os documentos das duas previdências feitas para meus netos, e de imediato me dirijo para o terminal rodoviário para pegar uma Van com destino a Curionópolis, município vizinho daqui de Parauapebas, onde meus netinhos residem com seus pais, para entregar a minha filha, toda documentação que comprovava os benefícios que eu acabara de fazer para meus netinhos. 

Quando estamos chegando a cidade, toca meu celular. 

Quando atendo o mesmo, mais uma surpresa. 

Era a atendente da Caixa Econômica Federal de Parauapebas, comunicando-me que estava ligando para mim, para dizer que a gerente geral da Caixa, havia descoberto o equívoco sobre o impedimento de avós abrir cadernetas de poupança para seus netos, e que se eu desejasse cancelar as duas Previdências e abrir as duas cadernetas de poupança para os netos, que eu podia retornar a agência e substituir um produto pelo outro sem problema. 

Respondi-lhe que já estava chegando em Curionópolis, e não daria para retornar em tempo hábil para a correção do suposto "equívoco". 

Então ela me respondeu que se eu desejasse retornar no outro dia que eu podia retornar, mas com uma ressalva, que eu me conduzisse até aquela agência até ao meio dia, porque a mesma fecharia ao meio dia e meia, já que naquele 17 de junho, a Seleção Brasileira iria jogar e o expediente da Caixa encerraria as 12:30. Só retornei no dia 18 daquele mês. 

Ao ser atendido pela mesma funcionária da Caixa Econômica Federal em Parauapebas que mentira para mim, dizendo que eu não podia fazer as cadernetas de poupança para meus netinhos, ela me surpreende com mais uma notícia, no mínimo desagradável. 

Disse-me ela: "Nós conseguimos cancelar uma das Previdências, resgatando os cem reais, mas a outra, é o senhor que tem que fazer através do 0800 7024000".

Questionei com ela: Quer dizer que funcionários da Caixa Econômica Federal cometem erros com seus clientes e quem tem que corrigi-los são os clientes prejudicados ? 

Ela nada me respondeu. 

Abrimos as duas cadernetas de poupança para meus netinhos, fui impedido de transferir os cem reais que segundo ela fora resgatado, para as mesmas porque eu tinha que pedir uma autorização da gerente. 

Como já não estava suportando mais toda àquela situação humilhante, resolvi depositar uma pequena quantia de dez reais em cada uma das poupança, e me retirei para providenciar imediatamente o cancelamento da outra Previdência. 

Fiz uma primeira ligação para o 08007024000 e falei com uma atendente sobre o problema criado comigo, por uma funcionária da Caixa Econômica Federal em Parauapebas, e do outro lado da linha recebo por resposta que aquele número se tratava da Ouvidoria da Caixa e que eu entrasse em contato com um outro número que é o da Central da Caixa Econômica 08007024280. 

Recebi o número de Protocolo de atendimento 22850824. 

De imediato faço a ligação para o número indicado, chamava e não completava a ligação. 

Tentei enviar várias vezes mensagem para o endereço eletrônico da Caixa, e a mensagem não processava. 

No dia 18 do mês passado, finalmente depois de mais de um mês vivendo esse constrangimento e humilhação sem ter nenhuma culpa, fui atendido por uma funcionária da Caixa de nome Luiza, pelo 08007024000. 

A mesma me repassou o número do Protocolo de atendimento de número 23335272, informando-me que eu só vou poder CANCELAR  a outra PREVIDÊNCIA, só depois do dia 15 de agosto, alegando que o prazo de CARÊNCIA para alguém desfazer esse tipo de contrato com a Caixa Econômica Federal e RECEBER  o RESGATE do que foi aplicado, são DOIS MESES a partir da data que foi consumado a transação. 

Me contentei simplesmente em falar para ela: É justo um cliente da Caixa Econômica Federal ou qualquer outra instituição financeira, ser vítima de um erro cometido pelos seus funcionários ter que pagar o preço injusto como estou pagando para corrigi-lo ? 

A resposta foi simplesmente o silêncio e o desligamento do telefone sem mais nenhuma explicação. 

Quero apelar para as autoridades responsáveis pela administração da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL que apure essa minha denúncia, porque possivelmente deve ter muita gente no Brasil sendo vítima desses tipos de funcionários, que são pagos por instituições sérias como esta instituição financeira Federal, para tratar seus clientes bem. 

Caso eu não tenha nenhuma resposta dessa minha denúncia pelos senhores diretores da Caixa Econômica Federal com certa brevidade, vou entrar com uma ação na justiça cobrando desta instituição, indenização por DANOS MORAIS E MATERIAIS, não pela importância em dinheiro que me foi tirado da funcionária da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL daqui de Parauapebas, mas pela mentira pregada por ela e a falta de respeito pelas pessoas". 

Conclui sua denúncia e seu desabafo nosso "Vovô" que se sente lesado e desrespeitado por quem deveria tratar a todos com respeito.  

É bom o Ministério Público Federal, a Polícia Federal, o Ministério da Justiça e o Presidente da Caixa Econômica Federal, apurarem essa denúncia desse sexagenário, que a atitude dessa funcionária está pra lá de suspeita, muito mais de ser um "equívoco". 

Não é admissível nenhum funcionário de instituições financeira, principalmente Federal, desconhecer os tipos de produtos que as mesmas oferecem para clientes. 

Se alguma autoridade desejar entrar em contato conosco por telefone, ou algum advogado desejar saber mais detalhes sobre essa denúncia oferecendo sua colaboração neste caso,  ligue-nos pelo número do celular (94) 84130827.

Um comentário:

Blog do Valter disse...

Ministério Público Federal orienta idoso prejudicado por funcionária da Caixa Econômica Federal de Parauapebas, entrar com ação na justiça cobrando indenização por danos morais e materiais.

Depois de ter denunciado funcionária da agência da Caixa Econômica Federal por ter mentido para idoso e ter induzido o mesmo a adquirir produtos da instituição financeira contra sua vontade, Diretoria da Caixa Econômica Federal nunca se manifestou para resolver o suposto "equívoco" de sua funcionária contra seu cliente.

Esse comportamento de se manter em silêncio até esta data, é uma verdadeira demonstração de conivência desta instituição financeira federal, com a atitude desrespeitosa de sua funcionária, para com seu cliente idoso.

Depois da orientação recebida do Ministério Público Federal, o idoso já está dando entrada com uma ação na justiça contra a CEF para receber indenização por danos morais e materiais, sofridos pela funcionária da agência da Caixa Econômica Federal de Parauapebas.

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