Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, julho 07, 2014

O Grupo de Escoteiro "Mata Verde" de Parauapebas visitou o Sistema de Tratamento de Água ETA I e ETA II no último sábado

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauabebas - SAAEP, através do seu Departamento de Meio Ambiente, abre as portas das ETAs I e II no último sábado pela manhã, para o Grupo de Escoteiros "Mata Verde" sediado no município de Parauapebas desde 16 de dezembro de 1990, prestando relevantes serviços e atividades educativas e sociais complementares para crianças e adolescentes, para que os componentes do Grupo, conheçam in loco, o funcionamento do sistema de tratamento de água que é fornecida para a população parauapebense. 

A referida visita foi em resposta ao Ofício nº 031/2014 tendo como autor do mesmo, o Diretor Presidente GLEIDSON SILVA BRITO com o seguinte teor: 

"Ao Sr. PAULO GALDINO Diretor Executivo/ SAAEP

O Grupo de Escoteiro Mata Verde 27º PA (GEMAVE), existente neste município desde 16 de dezembro de 1990, que presta serviços e atividades educativas e sociais complementares para crianças e adolescentes. 

Vem por deste, solicitar a esta secretaria uma visita de 40 crianças/jovens/adultos membros do Grupo Escoteiro Mata Verde a Estação de Tratamento de Água (ETA), com o objetivo para que nossos jovens vejam o que é necessário fazer para que tenhamos água potável em casa e para manter os rios limpos, sendo este um dos itens a serem cumpridos do XXIII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica. 

Sendo assim, solicitamos o agendamento da visita para o dia 05/07/14 a partir das 09:00 Hs. 

Na certeza de sermos atendidos e sabendo do compromisso de VS com entidades sociais é que desde já agradecemos e saudamos com o nosso fraterno Sempre Alerta Para Servir. 

Atenciosamente, 

Parauapebas, 25 de junho de 2014. 

Gleidson Silva Brito
Diretor Presidente
U.E.B 009072 - 7".

Fiz questão de transcrever este ofício no nosso texto, para que o mesmo sirva de motivação para qualquer entidade dos segmentos sociais diversos, não só do município de Parauapebas como os demais municípios do estado do Pará, ou até de outros estados, ou quem sabe, de países interessados a fazerem uma visita as Estações de Tratamento de Água - ETAs, do nosso município para conferir de perto todo o processo utilizado no tratamento e purificação da água que é consumida por toda a população parauapebense. 

As Educadoras ambiental VILMA PEREIRAJACILENE COSTA E GINA MIKAWA, como sempre, abdicando do seu dia de descanso em finais de semana juntamente com suas famílias, não mediram esforços para acompanhar as ilustres visitas as estações de tratamento de água da autarquia, passando-lhes todas informações sobre o processo do tratamento da água que passa pelo sistema de captação, até chegar nas nossas torneiras prontas para o uso doméstico, além de orientá-los como fazer o uso deste líquido precioso de forma racional evitando o desperdício do mesmo, como também conscientizá-los da nossa obrigação como seres humanos, protegermos a natureza e o meio ambiente. 

No final da visita, o diretor presidente do Grupo de Escoteiro "Mata Verde" Gleidson Silva Brito", em nome de todo o grupo visitante sob seu comando, agradeceu ao governo Valmir Queiroz Mariano com as seguintes palavras: "Nós escoteiros, membros do Grupo de Escoteiro Mata Verde 27º PA (GEMAVE), queremos agradecer ao governo Valmir Queiroz Mariano através do SAAEP, a oportunidade que tivemos hoje, de conhecermos essa belíssima obra que acabamos de visitar, que nos deixam bastante orgulhosos como moradores desta cidade, que precisa da colaboração de todos aqueles que escolheram aqui para viverem. 

A colaboração que me refiro, é cuidar, zelar e preservar aquilo que está sendo feito na nossa cidade para o nosso próprio bem, como é o tratamento da água para o nosso consumo. 

Não podemos também, deixar de agradecer e parabenizar as educadoras ambiental que representam com grande competência o Departamento de Meio Ambiente do SAAEP, a Senhora VILMAJACILENE E GINA, pela forma que nos conduziram a cada espaço que visitamos aqui nesse sistema de tratamento de água, nos dando explicações convincentes daquilo que, não somente os adultos lhes perguntaram, como também as crianças e adolescentes. 

Vocês realmente são extraordinárias ! 

Levem o nosso agradecimento ao Diretor Executivo  do SAAEP, Sr. Paulo Galdino, pela atenção que ele nos deu, atendendo a nossa solicitação, e nos presenteando com a companhia de três profissionais tão educadas e gentis como vocês".

Finalizou Gleidson Silva.


Confiram nas fotos abaixo, o

complemento desta matéria.


Texto e fotos:


Jornalista Valter Desiderio Barreto.



Ponto de partida... 

...Ginásio Poliesportivo - Beira Rio




Educadora Vilma conduzindo o motorista

Motorista concentrado

Chegada a ETA I



Foto oficial da visita







Gleidson Silva Brito - Diretor Presidente do GEMAVE e Chefe do Dep. de Meio Ambiente do SAAEP Gina Mikawa Barreto

Jacilene - Educadora ambiental



Vilma Pereira - Técnica em Educação Ambiental






Mostrando a diferença da água tratada e a água sem tratamento













Enquanto a mamãe Escoteira está ocupada...

Mostrando o local da captação de água


Local onde se capta a água para parte da cidade de Parauapebas.

Uma visão panorâmica de parte de Parauapebas









Educadora Vilma em ação

Todos aguardando o momento do esvaziamento dos recipientes 





Recipientes vazios

Gleidson Silva manifestando seus conhecimentos








Mamãe educadora ambiental com seu filho Cauã Escoteiro

Gleidson, Cauã e Vilma

Hora do embarque

As revistinhas promocionais do SAAEP

As meninas da Educação ambiental do SAAEP 

O motorista cuidadoso, educado e cauteloso.

Todos acomodados de volta pra casa



A foto lembrança inesquecível

O Gibi Saaepinho fez sucesso


Educadora Gina Mikawa feliz por mais um dia de dever cumprindo

Desembarcando aonde embarcaram



Até a próxima 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...