Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, junho 14, 2014

Alunos da Escola de Ensino Técnico Vale do Carajás visita sistema de tratamento de água de Parauapebas

Sábado de sol, dia de descanso garantido para a maioria dos trabalhadores brasileiros nos finais de semana, período de folga, onde a maioria aproveita para visitar amigos e parentes, fugir da rotina semanal,  para um gostoso banho de rio no caso em cidades interiorana assim como Parauapebas e tantas outras, nas capitais muitos estão a beira do mar, deitados na areia ou se banhando, ou simplesmente estão em casa descansando do duro que deram durante a semana para garantirem seu sustento como também de sua família. 

Mas para um grupo de pessoas composto por trabalhadores, estudantes e professor, moradores do município de Parauapebas, a história foi outra. 

A "diversão" foi mesmo debaixo de um sol escaldante, com uma temperatura estimada em quase 40º graus na manhã deste sábado das 8 as 11 horas.

Estou falando exatamente dos quarenta alunos da Escola Técnica Vale Carajás da iniciativa privada, distribuídos em três cursos que são:

Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança e Técnico em Mineração que fizeram uma visita  de complementação de conhecimentos e aprimoramento in loco, dos temas abordados nos respectivos cursos acima citados, juntamente com o professor dos mesmos, NILTON CÉSAR MAPA, aos dois sistemas de tratamento de água do município de Parauapebas conhecidos como ETA I e ETA II, que está sob o comando e responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas-SAAEP, administrado atualmente pelo gestor PAULO GALDINO, que substituiu o então gestor GESMAR COSTA, vice-presidente do PSD de Parauapebas que teve que se afastar da autarquia para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Pará nas eleições gerais de outubro do corrente ano.

Na outra ponta desta visita, está uma equipe incansável e competente de servidores desta autarquia que não mede esforços para atender as solicitações através de ofícios de instituições de ensino públicos e privados de ensino fundamental, médio e superior, para conhecer como funciona o sistema de tratamento de água do município não só como curiosidade, mas como também, fonte de pesquisa sobre a questão da qualidade da água que a população parauapebense consome no seu dia a dia, recebendo concomitantemente instruções sobre o uso racional deste líquido precioso para evitar o desperdício de água feito por consumidores sem consciência dos prejuízos que estão causando ao nosso planeta, como preservar o meio ambiente e a natureza, garantindo qualidade de vida para todos nós e as gerações futuras do nosso município.

Esta equipe de servidores do SAAEP que estamos nos referindo é composta pelas educadoras ambiental do Departamento de Educação Ambiental desta autarquia, tendo como chefe deste departamento, a Pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto, as educadoras ambiental Vilma Pereira dos Santos, Jacilene Costa e Maria Isabel Ferreira, os técnicos Perisvaldo Limeira, de meio ambiente, Manoel Vasconcelos Técnico Químico, e Engenheiro químico Clênio Ribeira da Silva e demais servidores dos diversos setores que direta ou indiretamente contribuem para o sucesso das atividades realizadas por essas incansáveis educadoras ambiental. 

Os estudantes da Escola Técnica Vale Carajás, ficaram encantados com tudo que viram nas ETAs I e II e principalmente com as explicações dadas pelo Técnico Perisvaldo Limeira sobre todo o processo de purificação da água que abastece o município de Parauapebas. 

Graças ao governo Valmir Queiroz Mariano, que o SAAEP hoje se tornou uma grande referência nacional, por ele ter acreditado na competência do então gestor GESMAR COSTA, dando-lhe autonomia para promover as grandes mudanças necessárias para a solução definitiva do abastecimento de água neste município em mais de 80%, e que agora, o seu sucessor Paulo Galdino vem dando continuidade a todo o programa deixado pelo seu antecessor. 

Texto e fotos:

Jornalista Valter Desiderio Barreto. 
























Chefe do Departamento do Meio Ambiente do SAAEP Gina Mikawa e Perisvaldo Limeira Tec. Meio Ambiente. Somente os dois comandaram os ilustres estudantes na visitas a ETAs




























































Um comentário:

Unknown disse...

Prezados boa noite.

Foi uma excepcional oportunidade para conhecer mais sobre os rumos que estão sendo dados ao nosso maior alimento da vida na cidade de Parauapebas, é de suma importância o que o governo atual vem investindo nas melhorias de tratamento de água e esgoto, vislumbrando um horizonte melhor para população, pois, a cada real investido em saneamento básico se economiza sete reais em sáude. parabens à gestão da SAEP e toda equipe de suporte pelo trabalho,em especial à Srª Gina e Srs. Perisvaldo e Manoel pela cordialidade e atenção na recepção aos alunos e a minha pessoa. Agradeço por todos apoio do Sr. Valter Desidério que também não mediu esforços para nos passar seus conhecimentos.
Nilton Mapa

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...