Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 28, 2014

Produtores de Cedro recebem certificado.

Foto


Em parceria com o Sebrae e o Senar, a Prefeitura Municipal capacitou cerca de 30 produtores rurais do distrito Vale do São Miguel (sede Agrovila). 
Solenidade de certificação ocorreu quinta-feira (17/4)
Cerca de 30 produtores rurais do município de Cedro, no distrito Vale do São Miguel (sede Agrovila), receberam o certificado de participação do Programa Negócio Certo Rural, desenvolvido por meio da parceria entre Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). 
O Curso foi realizado na sede e na zona rural do município.

Presentes à solenidade de certificação o prefeito Nilson Diniz; o secretário de Agricultura, Rubenilson Alves; o gerente do escritório da Emater-ce local, José André; o articulador do Sebrae na região Centro-Sul do Ceará, Alcides Marques; o presidente do Sindicato Rural de Cedro, José Ferreira; o ex-secretário de Agricultura João Batista de Moura, além de vereadores, presidentes de Associações e moradores.

Tudo pela qualificação do produtor rural

Para o ex-secretário de Agricultura, a sistemática básica de o curso é possibilitar ao produtor rural gerenciar seu próprio negócio. 
“O curso alternou aulas práticas com aulas teóricas, com ajuda de instrutores”, esclareceu Batista de Moura.

De acordo com o articulador do Sebrae, o município de Cedro tem sido beneficiado com diversos cursos. 
Alcides Marques explicou que a presente parceria com a Prefeitura tem por meta profissionalizar os produtores rurais com vistas à sua sustentabilidade. 
“Demos passo importante nesse sentido”.

Empreender

A Secretaria Municipal de Agricultura em Cedro tem ampliado ações no município, visando à melhoria da qualidade de vida na zona rural; entre os benefícios, está o incentivo ao empreendedorismo de sucesso. 
“Todos que receberam os certificados estão preparados para transformar suas atividades em empreendimentos lucrativos”,explicou Rubenilson Alves.

Nilson Diniz ratificou a importância de parcerias como essa entre a Prefeitura, o Sebrae e o Senar. 
“Encontrar oportunidade de trabalho através desses cursos, mediante a capacitação profissional para incremento da fonte de renda no campo, é bom sob todos os aspectos, inclusive para o intercâmbio entre o produtor rural e o poder público municipal”.

O prefeito citou ainda os benefícios que chegam ao município via governos Federal e Estadual, entre eles as cisternas de polietileno, o abastecimento de água, a recuperação de estradas vicinais.

Resultados

José Humberto Facundo, presidente de Associação de Ovinos e Caprinos de Cedro, produtor de cabras no Distrito de Várzea da Conceição (Curralinho),parabenizou a administração municipal pela iniciativa de levar capacitação aos produtores. 
“A gente está tendo uma noção muito boa de como administrar o nosso negócio, com profissionalismo e competência”, salientou.

O que alavancou a criação de ovinos e caprinos no município foi à realização da I EXPO CEDRO, em 2013, durante as festividades da Semana de Emancipação política. Na ocasião, José Humberto conquistou o primeiro lugar no quesito qualidade.

O apicultor Gildevan Vitor (Sítio Olho D’água) destacou a importância da capacitação na zona rural, e conta como a vida mudou depois do curso Negócio Certo Rural. 
 “Antes a gente investia muito errado, não tinha conhecimento e não sabia o que entrava e gastava, além de não saber como diminuir as despesas”, ponderou.

Outros cursos estão sendo programados para as comunidades rurais, para a melhoria da renda de produtores e mulheres do campo.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...