Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, janeiro 31, 2014

Especial Saaep: Iniciativa inovadora distribui água envasada a órgãos públicos


 

 

O sistema de envasamento de água de Parauapebas foi implantado no ano passado com o objetivo de reduzir custos dentro dos órgãos públicos municipais e oferecer um produto de qualidade aos servidores.

 




Com capacidade de produzir e envasar até 1.200 copos de água por hora, o processo de envasamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) funciona na Estação de Tratamento de Água II (ETA II) e conta com uma equipe de engenheiros e técnicos que acompanham de perto todo o processo de tratamento da água envasada.

De acordo com a coordenadora do envase, Natalia Santos, a água vem direto da ETA I, passa por um novo processo de filtração no laboratório e em seguida por filtro microbiológico e cloração. 

O controle físico, químico e microbiológico também é realizado diariamente por uma empresa especializada.

A coordenadora destaca que o processo de envasamento é inovador na cidade e está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

Ela sugere que os servidores e a população de forma geral conheçam todo o processo de tratamento da água fornecida pela prefeitura.

“Visitando as Estações de Tratamento de Água, a população poderá conferir todo o processo realizado com água até chegar às torneiras e a qualidade do produto”, recomenda a coordenadora. 

 Atualmente, no sistema de envasamento a produção é de 100 caixas por dia com 80 unidades de 240 ml cada, com custo de R$ 9,12 a caixa (R$ 0,19 a unidade), com economia de 54% em gastos com aquisição de água nos setores públicos.

As caixas utilizadas na embalagem dos copos são devolvidas pelas repartições e reutilizadas pelo Saaep. 

Assistente administrativa da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), a servidora Elza Loiola fala que a água envasada do Saaep representa o cuidado que a gestão tem com os servidores. 

“Essa é uma iniciativa muito boa, que demonstra a preocupação com a qualidade da água que bebemos durante nosso expediente de trabalho”,  
“Este ano deve haver mudanças na parte operacional, como os filtros e bombas. 

Vamos começar o envasamento de galão e fazer com que os bebedouros das escolas municipais sejam abastecidos com a água do sistema de envasamento”, informou o gestor do Saaep, Gesmar Costa.




Liliane Diniz

Núcleo de Imprensa | Ascom

Fotos: Anderson Souza e Irisvelton Silva

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...