Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 25, 2013

Secretário municipal de Saúde recebe comunidade indígena

Dando continuidade à busca de apoio junto à Prefeitura de Parauapebas, representantes indígenas das aldeias Cateté, Djudjekô e Ôodjã, da comunidade Xikrin do Cateté, localizadas no município de Parauapebas, acompanhados de Girlan Pereira da Silva, coordenador de Relações Indígenas, foram recebidos na manhã de segunda-feira (23) pelo secretário municipal de Saúde, médico Rômulo Pereira Maia, para ratificar o pedido de serviços de saúde àquelas comunidades.

Fotos: Anderson Souza | Ascom
Waldyr Silva

Núcleo de Imprensa | Ascom

Além do secretário de Saúde e do coordenador de Relações Indígenas, participaram também da reunião a secretária adjunta de Saúde Caryne Neves, a diretora de Planejamento da Semsa Wanúsia Duarte, a diretora do Carass Ana Lúcia Souza, a diretora da Atenção Básica Vilma Andrade, o diretor da Vigilância em Saúde Marcelo Monteiro, gerente da Zona Rural Ramilson Araújo, representantes do Conselho Municipal de Saúde e a chefe da Casa de Saúde do Índio (Casai) de Marabá ligada à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Vilma Lúcia de Oliveira.

Pauta
Na pauta apresentada pelos índios ao secretário de Saúde constam solicitação de construção e ampliação de UBS nas aldeias, aquisição de ambulâncias, criação do SESAI em Parauapebas, remoção Inter hospitalar de índios, implantação de farmácias, atenção básica e instalação de água tratada.

Durante a reunião, o secretário Rômulo Maia informou que irá verificar junto ao prefeito e as demais secretarias de governo a possibilidade da organização de uma visita nas aldeias para verificar in loco a atual infraestrutura das aldeias e fazer o levantando das necessidades dessa população.

O secretário destacou a importância de se ministrar capacitação de indígenas para atuar na área da saúde nas referidas aldeias. 

Com relação aos questionamentos sobre água, Rômulo Maia orientou aos índios a procurarem o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).

As aldeias indígenas foram representadas pelos líderes Poy Xikrin e Torkset Xikrin (comunidade Ôodjã), Kongo Xikrin (comunidade Cateté) e Bepkra Xikrin e Bepkardop Xikrin (comunidade Djudjekô).

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...