Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, junho 04, 2013

Fraude para inflar visualizações de clipes cai como bomba no meio musical

Esquema denunciado pelo DIA mostra que sites nacionais e internacionais vendem centenas de cliques por uma bagatela

 

Leandro Souto Maior e Ricardo Schott
 
 
Rio - Esquema tecnológico usado para fraudar número de visualizações de vídeos no YouTube — através de acessos reais e não gerados por ferramenta automática — foi denunciado ontem pelo colunista Leo Dias no DIA. 


Na reportagem, empresário conhecido no meio musical como Magalhães disse ser o responsável por fenômenos da internet, como clipes de artistas populares do sertanejo, entre eles Gusttavo Lima, Luan Santana, Munhoz & Mariano e Gabriel Gava, e afirmou que tentava “falar com o escritório do Naldo”.

Luan Santana, Gusttavo Lima, entre outros, foram citados como artistas que tiveram visualizações infladas por um esquema que vende até comentários em redes sociais. Eles
Foto:  Divulgação

Procurada pelo jornal, a Som Livre, gravadora dos artistas citados, disse que não poderia esclarecer informações sobre as supostas fraudes dentro do prazo de fechamento desta edição. 


Já o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Gilson Perdigão, irá analisar o caso e verificar se a situação constitui fraude.


Numa rápida busca no Google, é possível encontrar sites que oferecem o serviço de venda de ‘views’. 


Já o YouTube informou que o canal está sempre preocupado em evitar abusos contra seu sistema e “usa diversas tecnologias para prevenir aumento artificial de visualizações por spambots, malware e qualquer outro programa” (veja nas páginas 6 e 7 como funcionam).


Responsável pelas redes sociais de Luan Santana, um dos astros apontados como consumidor do serviço, Juliana Thomé diz que não conhece o especialista identificado como Magalhães, que comandaria o esquema. 


Thomé afirma que o sucesso de Luan é real: “Uma vez uma pessoa ofereceu um recurso desses e a gente não aceitou. 


A gente sabe que o público do Luan é muito forte e muito natural, nem tem por que cogitar esse tipo de serviço. 


Existem, sim, mecanismos que aumentam as visualizações e esse cara parece que sabe bem do que fala, quando cita que são visitas diferentes, que consegue acessos de mobiles... Mas qualquer pessoa pode ver como o Luan mobiliza a internet”.


Dos artistas citados por Magalhães, que afirmou cobrar R$ 7,5 mil a cada 1 milhão de visualizações no YouTube, o mais indignado é Luan Santana: “Coloco os meus canais da internet para auditoria, que possa provar que a verdade é o que sustenta uma história, uma carreira, cujo sucesso é assinado junto com o público”.


Em gravação, o empresário ouvido por Leo Dias contou ainda que tenta falar com Naldo e entrar no mundo do funk, mas ainda não havia conseguido. 


Ele afirmou que poderia ganhar qualquer premiação que angarie votos populares via internet. “Hoje consigo ganhar o prêmio Multishow com qualquer artista”, disse.

Representantes de Naldo teriam sido procurados para receberem proposta semelhante
Foto:  Divulgação

Gerente de produtos e negócios do canal Multishow, Stella Amaral discorda: “A Globosat emprega em seus sites de internet e processos de votação online práticas de segurança compatíveis com o mercado. 


A votação popular é muito importante no Prêmio Multishow, existe desde a primeira edição, e é baseada no envolvimento e no engajamento dos fãs, que se mobilizam para eleger seus artistas favoritos”.


Diretor de marketing de Naldo, Mario Portella já espera a proposta com uma negativa. “Nunca nos propuseram isso. E não adianta criar nenhum esquema baseado em fraudes. 


É possível criar fakes na internet para bombar determinado artista, mas não tenho como provar”, diz Portella, explicando que o trabalho realizado com seriedade envolve contato diário com fãs-clubes. 


 “Damos ferramentas para eles, fazemos promoções, para que comecem a divulgar. Eles criam o ‘exército’ de fãs a partir do momento em que os credenciamos como fãs-clubes oficiais. 


E um dissemina as informações para o outro. É algo que não tem custo e é espontâneo”, afirma.


Criador do aplicativo musical Plaay (uma espécie de rede social de músicas), o programador João Pedro Motta conta que, no Brasil, tal procedimento “serve mais para burlar o YouTube do que para fazer realmente uma fraude. 


Nos Estados Unidos, eles usam robôs, enquanto aqui são pessoas com vários perfis, muitos seguidores, que ganham pouco por não saberem o verdadeiro preço de mercado disso”, relata. “E também não sabem o peso da propaganda na internet. 


Muitas vezes o que acontece é o link ser exibido até todo mundo enjoar. O próprio artista sai perdendo”.


Newma Santiago, produtora da dupla Pepê & Neném, diz que foi procurada recentemente por uma pessoa oferecendo um serviço desses. “A ideia deles é pegar os artistas que estão precisando bombar. 

Por isso, tem muita gente aí que não é famosa mas tem visualizações à beça”, ressalta.


Também citada como cliente do esquema de Magalhães, a dupla Munhoz & Mariano descarta tais fraudes. “Só podemos pensar que isso se trata de uma brincadeira de mau gosto. 


Por que razão um canal como o YouTube, conhecido no mundo inteiro por sua credibilidade, seria suscetível a um tipo de ‘manobra’?”, disseram, através de sua assessoria.


Pelo Twitter, o apresentador Danilo Gentili se manifestou sobre os esquemas denunciados, dizendo que não são novidade: “Sempre soube disso!”


COMENTÁRIO:

Agora mais do que nunca está explicado o grande "fenômeno" dos "campeões" de acesso a certos sites de Parauapebas e região. 

Mas eu já tinha abordado esse assunto aqui no meu blog no ano passado. 

Como sempre, sempre estou antecipando as informações para meus leitores.

Valter Desiderio Barreto. 

Um comentário:

Josivaldo Moreira de Sousa disse...

Agora nós ficamos sabendo como é que uns blogs e sites daqui de Parauapebas tem uma enorme quantidade de acessos minha gente ! Tudo armação para chamar atenção de clientes para fazerem comerciais. Valeu jornalista Valter você ter postado essa denúncia ! Só no seu blog mesmo é que encontramos essas coisas que os outros escondem para não serem desmascarados. Por isso que eu gosto de acessar o seu blog todo dia, porque o seu blog nos trás muitas informações importantes para o nosso dia a dia e sei que você não usa esse tipo de estratégia para enganar as pessoas. Se eu já lhe curtia muito antes jornalista Valter, agora vou lhe curtir mais ainda, porque você é um profissional muito sério e competente. Receba meu fraterno abraço.

Josivaldo Moreira de Sousa.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...