Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, março 05, 2013

Veja a repercussão da morte de Hugo Chávez no Brasil e no mundo

O presidente da Venezuela morreu aos 58 anos, nesta terça-feira (5).
Chávez lutava contra um câncer desde junho de 2011.

Do G1, em São Paulo
 Morre o líder venezuelano Hugo Chávez (Morre o líder venezuelano Hugo Chávez (Morre o líder venezuelano Hugo Chávez (AFP/Betrand Parres/Presidência da Venezuela)))
 
Políticos, artistas e personalidades do Brasil e do mundo comentaram a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ocorrida nesta terça-feira (5). Chávez morreu aos 58 anos na capital do país, Caracas.

A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV.

A presidente brasileira Dilma Rousseff fez uma fala em homenagem ao presidente da Venezuela, morto nesta terça-feira. Ela disse que a morte deve "encher de tristeza" todos os latino-americanos e que Chávez era uma "liderança comprometida com seu país e com o desenvolvimento" da América Latina.

"Em muitas ocasiões o governo brasileiro não concordou integralmente com Hugo Chávez. Porém, hoje, como sempre, reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável e sobretudo, um amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro", afirmou Dilma, com a voz embargada.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, enviou condolências à população venezuelana após saber da morte do presidente do país. "É a primeira notícia que tenho e, embora pretenda fazer mais adiante um discurso formal, quero enviar minhas mais sentidas condolências à família do presidente Chávez, assim como ao povo e ao governo da Venezuela", disse ele à imprensa.
A escritora e blogueira cubana Yoani Sánchez comentou no Twitter ter recebido a notícia sobre a morte de Hugo Chávez por uma mensagem de celular enviada pelo marido.

O vice-presidente argentino, Amado Boudou, disse haver uma "grande dor em toda a América" pela morte. "Há grande dor em toda a América. Partiu um dos melhores. Até sempre, comandante: Junto a Néstor [Kirchner, presidente argentino falecido] nos guiarão à vitória dos povos", escreveu ele no Twitter.
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) também comentou o ocorrido. "Sinto a morte do presidente dos venezuelanos", lamentou ele em seu perfil no Twitter. "Que viva a Venezuela com sua força e seu exemplo."

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) ofereceu condolências aos habitantes do país. "Nossas condolências ao povo venezuelano pelo falecimento do presidente Hugo Chávez", escreveu ele no Twitter.

O ator José de Abreu e o músico Lobão também comentaram a notícia, com mensagens nas redes sociais informando sobre a morte. O cantor paulistano escreveu em seu Twitter: "Chávez está morto".

Deputada federal pelo PCdoB do Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila prestou solidariedade ao povo do país via Twitter. "Morreu Chávez. Minha solidariedade ao povo venezuelano. Que todo o processo de eleição e transição seja marcado pelo respeito e paz, sem golpismo."

Luta contra o câncer
Chávez lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano.


Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia. Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais, além de mudar a Constituição, o nome, a bandeira e até o fuso horário do país (1h30 a menos que o horário de Brasília).

Chávez foi reeleito pela primeira vez em 2006, com mais de 62% dos votos, e novamente em 2012, com 54%.

Ele tentou chegar ao poder pela primeira vez em 1992 através de uma tentativa fracassada de golpe de Estado, que fez com que fosse preso. Em 2002, já no comando do país, sofreu um golpe de Estado que o tirou do poder por quase 48 horas. Foi restituído por militares leais, com a mobilização de milhares de seguidores.

A Venezuela, que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), possui uma economia dependente das exportações do combustível, tendência que Chávez queria mudar com a entrada do país no Mercosul. O país tem 30 milhões de hectares de terras cultiváveis, mas importa até 70% dos alimentos que consome. A população é de quase 29 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...