Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, março 14, 2013

Semsa realiza programação para o Dia Mundial do Rim





















Doenças renais (ou nefropatias) têm causas diversas e podem progredir para a perda completa da função dos rins se não forem descobertas e tratadas a tempo. Diabéticos, hipertensos, idosos fazem parte do grupo de risco dessas doenças. Contudo, obesidade, sedentarismo, stress e má alimentação podem causar algum problema renal.

É de conhecimento comum que o número de pessoas em situação de risco vem aumentando exponencialmente em todo o planeta sendo considerada hoje uma epidemia mundial. A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) estima que o número de doentes renais dobra em apenas uma década.

Parauapebas o cenário não é diferente, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Departamento de Ações e Serviços de Saúde, realizou nesta quinta-feira (14) palestras informativas aos pacientes da rede pública municipal em comemoração ao Dia Mundial do Rim.

Segundo as organizadoras do evento Ligia Mendonça Coura, coordenadora do programa de hipertensão e diabetes, e Alyne Leal Trindade, coordenadora da saúde do idoso, o evento tem por finalidade educar a população quanto aos sintomas e cuidados dos rins. “Estamos alertando aos presentes em todos os postos de saúde quanto aos cuidados com os rins e dos riscos da automedicação”, afirmou a enfermeira Ligia.

A nefrologista Veronica Costa, especialista no diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim, assegurou que a maioria das doenças do rim é silenciosa, mas que podem ser identificadas com simples exames realizados em qualquer posto de saúde. “O maior agravante de doenças desse tipo é a procura tardia por parte do próprio paciente”, comentou Veronica.

A diálise é indicada para filtrar o sangue adequadamente e quase sempre provoca mal-estar, náuseas e vômitos. A nefrologista ainda completou dizendo: “O diagnóstico cedo evita o desgaste maior e o risco desse tipo de tratamento”.

8 Regras de Ouro para cuidados dos rins apresentadas na programação do Dia Mundial do Rim.

1 – Saiba a sua pressão arterial;
2 – Controle o açúcar no sangue;
3 – Faça alguma atividade física;
4 – Reduza o sal da comida;
5 – Beba bastante água;
6 – Não fume;
7 – Não use remédios sem orientação médica;
8 – Pare de agredir seus rins e fique sabendo: seus rins estão ok?


Texto: Anderson George


Fotos: Irisvelton Silva


Para acesso às fotos do evento clique aqui.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...