Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 15, 2013

Justiça cassa mandato do prefeito de São Sebastião por corrupção eleitoral

Candidato teria oferecido regularização de bairro em troca da reeleição.
Ernane Primazzi (PSC) e o vice ainda podem recorrer da decisão.

Do G1 Vale do Paraíba e Região




Ernani Primazzi, prefeito de São Sebastião (Foto: Reprodução/TV Vanguarda) 
Ernani Primazzi, prefeito de São Sebastião.
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)


A Justiça Eleitoral de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, cassou nesta sexta-feira (15) o mandato do prefeito Ernane Primazzi (PSC) por corrupção eleitoral durante a disputa das eleições do ano passado. O prefeito teria condicionado, em comício, a regularização de um loteamento em troca de votos para sua reeleição. Da decisão, cabe recurso.

Na representação, apresentada pela coligação de oposição, o prefeito, o vice-prefeito e mais duas pessoas envolvidas na campanha são acusados de captação ilícita de sufrágio, que é o oferecimento de vantagens em troca de votos. O Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à cassação.

Durante a campanha de 2012, Ernane e sua equipe de campanha participaram de um comício, onde prometeram a moradores da Vila Bom Jesus que a Prefeitura de São Sebastião faria a regularização do bairro.

Um termo de doação, firmado entre a prefeitura e o dono do terreno, foi apresentado no comício, realizado em Maresias, onde está localizada a vila. A Justiça entendeu que durante o discurso do candidato, o repasse do terreno aos moradores foi colocada de maneira condicional à sua reeleição.

Na sentença dada nesta sexta-feira (15), o juiz Guilherme Kirschner entende que a conduta dos representados tinha a intenção de "prometer vantagem pessoal com o fim de obter-lhe o voto", e aplica a pena de cassação do prefeito e do vice-prefeito e ao pagamento de multa de R$ 53.205,00. Os condenados ainda podem recorrer da sentença.

Ernane foi reeleito com 36,47% dos votos válidos. Caso a Justiça não permita que ele se mantenha no cargo durante o julgamento do recurso, quem assume é o segundo colocado, Dr Juan (PMDB).

Outro lado

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa de Ernane Primazzi informou que nem o prefeito, nem os advogados que o representam foram notificados sobre a decisão. Assim que notificados, devem recorrer da sentença. 


Na nota enviada, a assessoria do prefeito classifica a sentença como equivocada e nega qualquer favorecimento ou troca de vantagens por voto, informando que houve sim a 'defesa do povo mais humilde'.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...