Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, março 03, 2013

CORDELISTA VALMIR PEREIRA DOS SANTOS EXPÕE SUAS OBRAS EM PRAÇA PÚBLICA NO CENTRO DE MANAUS


 
 
 
 

O artista vai aonde o povo está. 

Assim é a rotina desse nordestino baiano, Valmir Pereira dos Santos, cordelista, escritor e poeta, que para tornar suas obras acessível ao maior número possível de pessoas, ele expõe-nas, nas diversas praças do Brasil. 

O Valmir se especializou na cultura popular conhecida como Literatura de Cordel, tornando-se um dos grandes expoente brasileiro da mesma, e viaja por várias cidades brasileira para divulgar essa cultura milenar, herdada pelos europeus quando os mesmos "descobriram" o Brasil. 

Conheça a seguir, um pouco da história da Literatura de Cordel que tornou o nosso artista entusiasmado por esse segmento cultural, transformando-se em dos maiores divulgadores no Brasil, desta nobre arte de transformar o nosso cotidiano em versos simples e rimados para a alegria dos amantes da cultura popular que tem atravessado séculos preservando suas orígens.
 
 Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil

O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal

No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. 

Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. 

As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. 

Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. 

Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.

Em tempo. O Museu Amazônico prepara o lançamento de uma coletânea de textos em cordel do poeta baiano Valmir Pereira dos Santos. O evento acontece nos dias 5 e 6 de março DO CORRENTE ANO. 

O Museu Amazônico está localizado na rua Ramos Ferreira, nº 1036, Centro de Manaus. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo número 3305-5200. Professores podem agendar a visita com alunos que receberão certificado de participação.
 Ficheiro:Literatura de cordel.jpg

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...