Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, novembro 07, 2009

Aumenta o número de jovens americanos vivendo nas ruas

Crise econômica já aparece como um motivo frequente. Vídeo do New York Times mostra como eles sobrevivem.

Dados oficiais do governo dos Estados Unidos, nos últimos anos, revelam que aumentou muito o número de jovens saindo de casa para viver nas ruas. Em 2002, foram 550 mil casos e, em 2008, os registros subiram para 761 mil. Muitos relatam casos de violência, mas a crise econômica também já aparece como um motivo frequente. Veja no vídeo ao lado. Nick Hall, de 17 anos, vive ilegalmente na própria casa, que foi tomada pelo banco, em Medford, no Oregon. Os pais dela mudaram para um trailer na cidade vizinha, mas Nick decidiu ficar e terminar o ano letivo. “No começo era divertido, mas as coisas ficaram difíceis. Tudo começou a ser cortado, a água, o gás. Morar sozinha, sem emprego é muito ruim. Faz você pensar que não quer ficar assim para o resto da vida”, conta.


Com dificuldades para conseguir um trabalho formal, os jovens acabam se envolvendo com a venda de drogas e a prostituição. Além disso, com a recessão foram poucas as oportunidades de emprego no verão de 2009, quando menos de 30% dos adolescentes conseguiram uma oportunidade. Nas ruas, os adolescentes passam a maior parte do tempo fugindo da polícia e de assistentes sociais, porque não querem voltar para casa. Eles tentam ser invisíveis e conseguem. De acordo com as autoridades, mais de dois terços dos pais não informam o desaparecimento dos filhos.

Clinton Anchors, de 18 anos, mora na rua desde os 12. O pai era violento e a mãe usava drogas. No parque onde vive, também no Oregon, ele é uma espécie de guardião e ajuda outros jovens. “Ensinamos a fazer barracas de lona, a encontrar bons lugares para dormir sem serem vistos na rua e quais frutas podem comer”, explica.

Sobreviver sem dinheiro é um aprendizado, conta Clinton. “Várias vezes quase fui roubado no meio da noite, enquanto dormia. Já fiquei quase uma semana sem comer nada. É por isso que levo manteiga de amendoim na bolsa. Se comer uma colher de vez em quando, pelo menos dá energia e tira a fome. O corpo se acostuma depois de um tempo”, completa

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...