Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, outubro 02, 2009

As Olimpíadas podem ser um início de salvação do Rio


por Arnaldo Jabor
Ai meu Deus! Oxalá! Façamos figa, despachos na encruzilhada, tudo, mas a conquista das Olimpíadas não pode ficar apenas no ‘Viva o Brasil’ não. Este entusiasmo pode encobrir fracassos futuros.
Estas Olimpíadas podem ser um início de salvação do Rio, cidade partida e sitiada. Temos de seguir o exemplo de Barcelona que se preparou para o evento, mudando a cidade antes e se estruturando para depois. A cidade melhorou, enriqueceu.
Não podemos cair do cavalo nem construir mais um elefante branco, como por exemplo ficou o parque aquático do Pan de 2007, fechado, ou o velódromo da Barra.
O governo e a prefeitura sabem que cada real investido na preparação pode render quatro vezes. Ótimo, mas, para isso, temos de impedir a síndrome de Atenas.

Na Grécia, a burocracia boçal, a corrupção empresarial viraram a pós-Atenas Olímpica numa vasta ruína. O Rio tem de evitar que isso aconteça, se for escolhido.
Os adversários não são os americanos, ou espanhóis, ou os japoneses. Eles estão aqui dentro do país e da cidade. Porque somos medalhas de ouro em salto tríplice de mamatas, 100 metros rasos em superfaturamentos e campeões em lentas maratonas na burocracia.
Para que estas Olimpíadas valham a pena, temos de derrotar, antes, nossos campeões, medalhas de ouro, mundiais de maracutaias.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...