Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, setembro 12, 2009

A banalidade da violência no Brasil

Arnaldo Jabor

por Arnaldo Jabor
O que provoca esta barbárie que vimos ainda agora?

Antigamente se dizia a miséria, a ignorância. Não é só isso. Um pais onde todos os casos de crimes óbvios somem arquivados no Congresso, some a ética, somem as provas, cassados e renunciados passam a mandar no país.

Nesse ambiente se espalha à difusa ideia: não de que ‘tudo pode’, porque não se teme a punição. É muito mais que isso. Esta sumindo a consciência do mal. Aí é que está. A consciência do mal pressupõem a ideia do certo, do bem, mas não há mais nem isso. Nem bem. É normal espancar um homem até a morte no shopping, jogar nenéns no lixo, dar tiros a esmo matando pessoas inocentes.

O islamita maluco se explode em nome de Alah. O outro mata por uma causa política qualquer, mas aqui não há bandeira. O mal no Brasil apavora porque é sem motivo.

Os filósofos falam na banalidade do mal, mas aqui é a gratuidade do mal, a leveza do mal, o prazer do mal, o vídeo game do mal. Essa é a tragédia, não há mais causas, só consequências.

E ai vamos nos armar contra os inimigos. Com bilhões para aviões e submarinos franceses, mas a guerra, senhores, é aqui dentro.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...