Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, julho 27, 2009

Vale inicia programa de formação de mão-de-obra em Moçambique


A Vale, em parceria com o SENAI, realiza nesta segunda-feira, dia 27 de julho, a aula inaugural do programa Formação Profissional em Moçambique. É a primeira vez que o programa é ofertado fora do Brasil. Composta por jovens saídos do ensino médio, a turma terá 26 alunos, que serão formados no curso de Operação de Mina. O objetivo do programa é capacitar profissionais para o Projeto Carvão Moatize, em Moçambique, na África.

A aula inaugural vai acontecer no Colégio Dom Bosco, localizado na província de Tete. Os alunos assistirão palestras do gerente-geral de implantação da Vale, Virgílio Reis, do Gerente-Geral de RH da Vale, João Menezes, e da gerente executiva do SENAI, Mônica Domênico. Esta é a primeira turma de formação de mão-de-obra em Moçambique. Ainda em 2009, está prevista uma segunda turma, também para o curso de Operação de Mina, que terá 25 participantes.

O programa de Formação Profissional é composto por duas fases. A primeira, teórica, tem duração de três a cinco meses. Nesta fase, os jovens fazem curso de qualificação e estudam em tempo integral. Na segunda fase, com duração de seis a 12 meses, será oferecida uma formação prática que acontecerá nas unidades da Vale e com o acompanhamento de um mentor com vasta experiência na atividade.

A versão internacional do programa seguirá o formato brasileiro que, em 2008, recebeu cerca de 1.700 jovens em diversos estados onde a Vale está presente. O programa é uma ação da Valer, Departamento de Educação da Vale, que tem como um dos principais objetivos qualificar mão-de-obra técnica e promover o desenvolvimento local a partir do acesso a educação, emprego e renda. Valer em Moçambique

Em 2010 ficará pronta a unidade da Valer de Moçambique, que já está em fase de construção. Esta unidade será um moderno centro de treinamento com salas de estudo, auditório, laboratório, sala de informática e oficinas. Para o treinamento dos profissionais de mineração haverá um simulador de equipamentos pesados, que, dependendo do software, funciona como um simulador de caminhão fora de estrada ou de retroescavadeira, entre outros.

O Projeto Carvão MoatizeEm março de 2009, a Vale lançou a pedra fundamental do Projeto Carvão Moatize, com investimento total acima de US$ 1,3 bilhão e capacidade nominal de produção de 11 milhões de toneladas por ano de produtos de carvão (metalúrgico e térmico). O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2010. Presente em Moçambique desde novembro de 2004, a Vale detém a concessão de exploração de uma das maiores reservas carboníferas do mundo. O projeto é o maior investimento da Vale no negócio de carvão.

Já estão trabalhando no projeto e na implantação do empreendimento cerca de 3,5 mil pessoas, sendo 90% de Moçambique. No pico das obras de implantação, o número de trabalhadores deverá ultrapassar quatro mil e, para a fase de operação, prevê-se um efetivo de cerca de 1.500 empregados.

Além do compromisso com a geração de emprego, a Vale busca estimular e desenvolver fornecedores de serviços e produtos nas regiões onde atua. Para isso, a empresa está capacitando fornecedores locais e criando oportunidades de negócios e empregos na região de forma sustentável e permanente. Durante a fase de estudo de viabilidade, a Vale investiu cerca de US$ 7 milhões em projetos sociais nas áreas de saúde, agricultura, infraestrutura e educação.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...