Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, julho 25, 2009

É TEMPO DE RECOMEÇAR

Maria Alice Zomenhan

Maria Alice Zomenhan da Silva, professora de língua portuguesa e dirigente de ensino estadual no município de Barretos, tendo sob sua jurisdição, os municípios de Guairá, Jaborandí, Colina, Colômbia, Guarací, Olímpia, Severínia e Altair, tem se destacado como uma servidora pública exemplar, prestando relevantes serviços aos barretenses no setor da educação, com sua simpatia, que é sua característica peculiar, procura não só desenvolver a política da valorização do ser humano através de programas educativos nos municípios que estão sob a sua responsabilidade, como também promove a paz e a união entre seus colegas de trabalho. Em reconhecimento ao que essa exemplar funcionária pública tem representado não só para o município de Barretos, mas como para o estado de São Paulo, prestamo-lhes esta modesta homenagem destacando-a no nosso blog postando o texto É TEMPO DE RECOMEÇAR, de sua autoria.
É tempo de recomeçar!
O recomeço implica em retomar aqueles dizeres, valores e ações previstas lá no início do ano, com os ajustes próprios do conhecimento advindo do compartilhamento e da convivência sob o mesmo teto. Implica em aceitar que, neste momento, cada parte envolvida no processo sabe um pouco mais sobre a outra, aumentando, pois, a responsabilidade da reconquista e do acolhimento.
E isso é tão singular quanto particularizantes cada unidade escolar, a partir de seu próprio contexto e, principalmente do seu cotidiano, tem uma realidade que precisa ser, sempre, o seu ponto de partida.
Ao considerar a continuidade da movimentação que caracteriza a Educação neste ano, com diferentes e eficazes propostas de apoio a alunos, professores e gestores, torna-se relevante acreditar que a escola pode _ e deve _ fazer a diferença no contexto histórico e identitário de si própria e de todos que por ali incursionam.
E recomeçamos o segundo semestre com novidades, por enquanto em Barretos, com o Programa de Formação Profissional ( parceria entre SEE e SENAC), oferecendo aos alunos do 2º ano do Ensino Regular e do EJA, as opções profissionalizantes de Informática, Contabilidade, Turismo e Gestão Empresarial, como complementação aos estudos, na expectativa de que a fusão dos dois certificados lhes oportunize maiores chances de adentrar o mercado de trabalho.
Acresça-se o acompanhamento à Recuperação para este recomeço e Suporte técnico-pedagógico previsto para todas as escolas, em especial, àquelas apontadas pelo IDESP, para as quais é imprescindível a continuidade dos trabalhos de intervenção _ainda que intencional _ solidária e constante por parte dos Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica e dos Supervisores.
Nesse contexto redirecionado a “aprendizagens”, que redimensiona a educação no atual século, reafirma-se o papel do NRTE para potencializar a utilização das SAI, como ferramenta pedagógica (é notável a participação das U.Es. em blogs) ou como forma de lincar ou plugar-se ao mundo.
Além dessas aprendizagens, não podemos, enquanto escola, relegar a outrem a aprendizagem e o desenvolvimento de uma cultura inclusiva: contamos, agora com um PC, na Oficina, só para Educação Especial, que vai otimizar um programa educacional voltado não apenas para a inclusão, mas também para o despertar da aprendizagem da convivência.
Certos de que não estamos sós, prosseguimos a Diretoria de Ensino e todas as nossas escolas confiantes em poder contar com a voz e a vez de todos da equipe, da comunidade escolar e de todos os que se colocam como parceiros da Educação ou co-responsáveis pela efetivação de uma escola que se abre para oportunizar igualdades através de uma educação de qualidade.

Maria Alice.

Feliz daqueles que podem desfrutar da amizade dessa grande mulher!

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...