Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, julho 17, 2009

Do Pará ao Maranhão, a diversão é garantida nos Parques da Vale


Longe da correria do dia-a-dia, quem procura um programa tranquilo durante as férias poderá encontrar nos Parques da Vale uma mistura de entretenimento com educação ambiental. Com essa proposta, o Parque Zoobotânico Vale, em Parauapebas (PA), o Parque Municipal Adhemar Monteiro, em Paragominas - construído em parceria com a mineradora e a Prefeitura Municipal, e o Parque Botânico Vale, em São Luís (MA), proporcionam aos visitantes um contato maior com a natureza para refrescar a mente e repor as energias.

Diversão e conhecimento nunca faltam nesses espaços e durante o mês de julho são preparadas atividades especiais de férias para crianças e adultos. Em Parauapebas, a programação começa no dia 17 e vai até o fim do mês, com minicursos de jardinagem, fotografia e observação de aves, além de passeios pelas trilhas do parque. Em Paragominas, o visitante pode desfrutar de espaços destinados à prática esportiva, como trilha e caminhada ecológicas, passeio no lago, além de apresentações culturais, como danças regionais e de grupos de capoeiras. Em São Luís, as atividades tiveram início no dia 4, e incluem shows com artistas regionais, exposição de artes, exibição de filmes com temática ambiental, curso de fundamentação teórica e prática em paleontologia e rodas de leituras sobre as lendas maranhenses.

Além da programação especial, os visitantes podem contemplar a natureza em passeios pelas trilhas, ouvir os sons dos pássaros, praticar exercícios físicos, ler um bom livro ou simplesmente bater um papo descontraído com os amigos. "As atividades promovidas nos parques da Vale vão além do entretenimento. Elas são fundamentais, pois possibilitam a educação e a conscientização ambiental das pessoas, mesmo no período de férias, contribuindo para a formação de uma sociedade que busca a sustentabilidade ambiental em sua existência", diz Paulo Bueno, gerente de meio ambiente da Vale.

Saiba mais sobre os Parques da Vale

Localizado dentro da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, o Parque Zoobotânico Vale dispõe de um plantel de 260 animais em exposição, em sua maioria primatas, felinos, répteis, aves, insetos e mamíferos, nativos da região amazônica. Também estão expostas espécies da flora regional, desde pequenas plantas até árvores de grande porte. Alguns exemplares do acervo do Parque são raros, como a arara azul, o gavião-real e o urubu-rei. Dos 30 hectares que ocupa, apenas 30% são utilizados para a construção de recintos e área de apoio. O restante é floresta amazônica nativa. O Parque também possui orquidário, coleção de sementes e insetos, sala de pesquisas e enfermaria.

No Parque botânico Vale, em São Luís, há uma ampla estrutura, com auditório e um anfiteatro, quatro salas de aula, uma sala de leitura, quatro trilhas, viveiro de mudas e três espaços que mostram imagens dos ecossistemas do Maranhão. Na área coletiva do Parque há duas exposições permanentes, "Espaço Vale" e "Ecossistemas do Maranhão". A primeira traz informações sobre a Vale no mundo, no Brasil e no Maranhão e seus programas de responsabilidade socioambiental, enquanto na segunda, há imagens e informações sobre a diversidade da flora e fauna maranhenses. Na área também há um viveiro de mudas, com produção anual de 120 mil mudas, especialmente de espécies dos distintos ecossistemas maranhenses.

Serviço

Parque Zoobotânico Vale (Parauapebas)

Horário de funcionamento:

terça-feira a domingo, das 9h às 15h30

Telefone: (94) 3327-5345

Parque de Paragominas

Horário de funcionamento:

terça a sexta-feira

(7h às 10h e de 15h às 18 (para visitação) e até as 21h para caminhada.

Aos finais de semana e feriados, abre das 7h às 18h.

Telefone de contato: (91) 3729-8052

Parque Botânico Vale (São Luís)

Horário de funcionamento:

terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Telefone de contato: (98) 3218-6245

Parauapebas-PA, 17 de julho de 2009.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...