Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 29, 2009

Vale incentiva educação


No Pará, há programas que ajudam estudantes desde a pré-escola ao Ensino Médio e auxiliam na formação de professores da rede pública O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou, no início do mês, o relatório "Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009". O estudo concluiu que a educação no Brasil melhorou nos últimos anos. Hoje, 97,6% das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos estão matriculados na escola, o que representa cerca de 27 milhões de estudantes. Mas os avanços ainda deixaram de fora os grupos sociais mais vulneráveis, especialmente os que vivem em regiões como a Amazônia. Para se ter uma ideia, nesta região ainda há mais de 90 mil adolescentes analfabetos e cerca de 160 mil meninos e meninas entre 7 e 14 anos fora da escola. Diante deste cenário é necessária uma reflexão sobre a participação de todos: governo, cidadão e sociedade em geral para derrubar as barreiras e tornar possível a universalização do ensino às crianças e adolescentes do Brasil. Empresas como a Vale, comprometida com o desenvolvimento das áreas onde atua, desenvolve e incentiva programas e ações sociais que contribuem para mudanças reais na vida de crianças e adolescentes do País. Essas ações começam desde a pré-escola até a conclusão do Ensino Médio.

O Projeto Creches, desenvolvido pela empresa no município de Parauapebas há dez anos, já beneficiou 2 mil crianças carentes, com idades entre 2 a 5 anos. Elas são atendidas em tempo integral, das 7h30 às 17 horas, nas creches Amor e Carinho e Balão Mágico - ambas com capacidade para atender 100 crianças em cada uma, localizadas em bairros periféricos da cidade. Como critério para ingresso no projeto, os pais precisam trabalhar de seis a oito horas por dia e ter renda familiar de, no máximo, até três salários mínimos. Desde 2006, a Vale firmou parceria com o Serviço Social da Indústria - Sesi, responsável pela gestão pedagógica e administrativa das instituições. O projeto surgiu para atender as famílias carentes, que precisavam trabalhar, mas não tinham com quem deixar seus filhos. Segundo o relatório do UNICEF, o Norte é a região que possui a menor taxa de crianças de até 3 anos de idade atendidas em creches: 7,5% em comparação aos 17,1% da média nacional. Entre os entraves que contribuem para este baixo índice está a situação financeira das famílias. Naquelas mais empobrecidas a taxa de frequência escolar, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2007), era de 4,9%. Nas mais abastadas, com mais de três salários mínimos de renda mensal familiar, a taxa de frequência era de 21,1%.

Além do Projeto Creches, de incentivo à pré-escola, a Vale mantém ainda programas de estímulo à conclusão do Ensino Médio, como a oferta de bolsas de estudo para estudantes em Parauapebas e Canaã dos Carajás, e de educação rural para jovens de comunidades quilombolas, nas proximidades da capital, Belém. Para se ter noção da importância de projetos que assegurem a conclusão do Ensino Médio, ainda não obrigatório no Brasil, basta analisar as estatísticas do UNICEF relacionadas a esta etapa. Segundo os dados, na região Norte, 36% de adolescentes de 15 a 17 anos cursavam esse nível de ensino em 2007, bem abaixo da média nacional para o período, que era de 48%. E o Pará ficou com a menor taxa entre os estados da Amazônia Legal, com 33,1%.

A Vale desenvolve em Parauapebas, desde 2000, o Projeto 100, que consiste na doação de bolsas de estudo integrais a cem crianças e adolescentes da cidade, que terão garantido o direito à educação até o Ensino Médio. Além da bolsa, eles recebem material didático, transporte, alimentação e contam com o suporte de uma casa de apoio especialmente construída para atender os estudantes nos intervalos dos turnos de aulas, oferecendo alimentação, espaço para higiene pessoal e ajuda nas atividades pedagógicas.

Semelhante ao Projeto 100, a Vale desenvolve em Canaã dos Carajás um projeto que mantém, anualmente, 180 bolsas de estudo. O programa inclui material escolar e lanche a estudantes carentes da comunidade. Os alunos beneficiados no programa podem ingressar na 1ª série do Ensino Fundamental, ou em outra série, desde que tenha vaga disponível e permanecerão até a conclusão dos seus estudos, no 3º ano do Ensino Médio. Entre os critérios para seleção, o candidato precisa ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo e ser aprovado em testes nas disciplinas de Português e Matemática, aplicados de acordo com a grade curricular dos Ensinos Fundamental e Médio.

No município de Moju, mais próximo da capital Belém, a Vale apóia um projeto de educação rural, destinado a habitantes de comunidades quilombolas do território do Jambuaçu. As primeiras três turmas, compostas por 30 alunos cada uma, moram e estudam na Casa Familiar Rural, um sistema educacional baseado na Pedagogia da Alternância, ou seja, o aluno passa um período na escola e outro na comunidade, intercalando educação tradicional e ensinamentos agrícolas. A partir do segundo semestre deste ano, a Casa irá receber mais 30 estudantes, que formarão a primeira turma do Ensino Médio, totalizando 120 estudantes. Além de dar oportunidade para novos moradores da região, o projeto ajudará a reduzir o índice de analfabetismo no campo que, segundo o relatório do UNICEF, é onde reside a maior taxa e o maior grupo de pessoas fora da escola. O estudo afirma que as crianças e adolescentes das zonas rurais do Brasil, incluindo indígenas e quilombolas, são as maiores vítimas das desigualdades verificadas na educação brasileira.

A Vale também trabalha para a redução do analfabetismo e contribui para a melhoria do ensino nos municípios onde atua, por meio da Fundação Vale. O programa Vale Alfabetizar, desenvolvido em parceria com a Alfabetização Solidária (Alfasol), secretarias municipais de Educação e instituições de Ensino Superior, atende a brasileiros com mais de 15 anos que não foram alfabetizados. De 2000 a 2008, 114 mil pessoas concluíram o programa em todo o Brasil. No Pará, foram mais de 52 mil pessoas, sendo mais de 6mil alunos em 2008. Em 2009 estão sendo ofertadas mais de 4.500 mil vagas em 10 municípios paraenses: Acará, Abaetetuba, Barcarena, Moju, Paragominas, Parauapebas, Marabá, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás. O Programa também acontece em municípios dos estados do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais. Já o programa Escola que Vale atua na formação continuada de professores com o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos da Rede Pública de Ensino. O programa oferece oficinas de arte, leitura e escrita e acesso à Internet como instrumentos de formação, sistema de acompanhamento e avaliação e metodologia de planejamento pedagógico participativo. De 1999 até o ano passado, o trabalho já envolveu cerca de 108 mil pessoas entre professores, supervisores, diretores, alunos e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação de 25 localidades dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Pará, onde beneficia moradores dos municípios de Barcarena, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Ipixuna do Pará, Marabá, Ourilândia do Norte, Paragominas e Parauapebas.

Belém, 26 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...