Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, junho 30, 2009

IV Feira Cultural reúne alunos do Programa Alfabetizar Letrando



Artesanato, comidas típicas, brincadeiras, música e muita animação marcaram a IV Feira Cultural do Programa Alfabetizar Letrando, realizada no último sábado, 27, na escola Paulo Fonteles. A feira que acontece desde 2006 reúne jovens, adultos e idosos em um momento de desconcentração e interação.
“Esse encontro é um momento de alegria onde os alunos colocam em prática um pouco do que eles aprendem durante as aulas”, disse Auriceia Amario, coordenadora do Projeto.
As receitas dos alimentos consumidos na festa foram escritas e produzidas pelos alunos, que antes não conseguiam ler, interpretar ou produzir qualquer texto.

Alfabetizar Letrando

O Alfabetizar Letrando é um projeto do Governo Federal em parceria com o município, que atende a jovens e adultos a partir de 15 anos, sem domínio da leitura e escrita convencional. Implantado em 2005 tem como objetivo principal erradicar o analfabetismo, melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas.
Como a dona-de-casa Antônia Oliveira, 57, que acredita que aprender a ler e escrever foi uma das melhores coisas que aconteceu em sua vida. “Eu não lia nada agora quando vejo um nome e o leio me sinto o máximo, saio dando pulos de alegria”. A dona-de-casa ressalta ainda, que é muito prazeroso aprender a ler.
No processo de alfabetização são utilizados recursos linguísticos e a função social da leitura e escrita, voltadas para a formação do sujeito como cidadão participativo do contexto social.
O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. As aulas que tem duração de oito meses acontecem dois dias na semana, aos sábados e domingos.
Texto: Rosiere Morais

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...