Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 01, 2009

Brasil dá "lições ao mundo" no combate ao desmatamento, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na segunda-feira que o Brasil "está dando lições ao mundo" de como se deve fazer para diminuir o desmatamento e as queimadas, que são responsáveis pela maior parte da contribuição brasileira ao aquecimento global.
Segundo ele, com a ajuda de prefeitos e governadores, o governo aumentou a fiscalização e o combate ao desmatamento.
"Cada vez mais o Brasil está dando lições ao mundo de como nós temos que fazer para diminuir as queimadas, para diminuir o desmatamento", disse Lula em seu programa semanal de rádio, "Café com o Presidente", que nesta edição tratou do Dia Internacional do Meio Ambiente, a ser comemorado no próximo dia 5.
Segundo o presidente, o governo vem anunciando diversas ações para aumentar a preservação das florestas brasileiras. Lula destacou, por exemplo, que o Brasil criou 25 milhões de hectares de áreas de conservação na Amazônia e homologou 10 milhões de hectares de terras indígenas, assim como lançou programas para a utilização sustentável das florestas.
Para combater o aquecimento global, lembrou Lula, o país lançou o Plano Nacional sobre Mudança de Clima. Entre as ações do programa, o presidente destacou a meta de reduzir em 80 por cento do índice de desmatamento na Amazônia até 2020, o que equivale a diminuição de 5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono lançados na atmosfera, o aumento no número de árvores plantadas e o incentivo à produção de fontes limpas de energia.
"Nos comprometemos a possuir medidas decrescentes de desmatamento no bioma Amazônia para atingir o chamado Desmatamento Ilegal Zero", sublinhou.
Lula afirmou também que o governo passou a tirar dos desmatadores o acesso ao crédito em bancos públicos, lançou programas de regularização fundiária na Amazônia e um fundo para combater o desmatamento e patrocinar a recuperação de áreas florestais degradadas.
"Os números mostram que estamos no caminho certo. Com o aperfeiçoamento do sistema do monitoramento, a taxa anual de desmatamento vem caindo sistematicamente. Saiu de 21.050 quilômetros quadrados em 1998 para 11.968 quilômetros quadrados em 2008," comentou o presidente.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...