Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, março 19, 2009

Vale promove semana da água


Programação envolve ações com empregados e comunidade sobre a importância de preservar o meio ambiente
Ela representa 70% da superfície do planeta e a sua conservação é primordial para a existência dos seres vivos. Que a água é sinônimo de vida todos sabem, mas será que se tem dado a devida importância à ela?Esse é um dos questionamentos que serão debatidos na Semana da Água 2009, uma programação especial promovida pela Vale para comemorar o dia 22 de março, Dia Mundial da Água.
Será uma semana voltada para discussões, reflexões e mobilização social em prol do meio ambiente, com foco na conscientização de empregados próprios e terceiros, colaboradores e comunidade para a importância de manter atitudes ecologicamente corretas, na conservação dos recursos hídricos e preservação da natureza.
A programação iniciou hoje, 19, na antiga mina do Igarapé-Bahia, em Parauapebas, e se estende até o dia 28 de março na Mina do Sossego (Canaã dos Carajás), Mina de Bauxita Paragominas (Paragominas) e Projeto Salobo (Marabá), com palestras, vídeos, teatralização, sorteio de brindes e caminhada ecológica, tudo para envolver empregados próprios e terceiros e colaboradores de maneira descontraída, discutindo sobre a importância de preservação e o uso racional desse recurso vital, que vem se tornando cada vem mais escasso.. "A idéia é conscientizar todos da importância de mantermos em nosso dia a dia atitudes responsáveis quanto ao consumo de água", explica Flávio D' Castro, analista de meio ambiente da Vale.

E a programação não se restringe à área operacional: de 23 a 27 de março a comunidade da Vila Bom Jesus, localizada no município de Canaã dos Carajás, participará de palestras e exibição de filmes sobre a preservação ambiental e a conservação do recurso hídrico, especialmente do Igarapé Araras, uma de suas principais fontes de água.
E para por em prática as discussões, a comunidade será convidada a participar do plantio de mudas, uma ação que pretende ser o marco para o início da recuperação das margens do igarapé Araras. "Com as ações na vila, pretendemos despertar a consciência ambiental na comunidade, para que ela mantenha como atitude de seu cotidiano a conservação dos recursos hídricos disponíveis", ressalta Sula Duarte, analista de meio ambiente.
Sobre a água
Embora 70% da superfície da Terra seja coberta de água, menos de 1% desse recurso está disponível como água fresca, própria para o consumo humano. Ainda que essa pequena parcela seja mais do que suficiente para suprir as necessidades dos 6 bilhões de habitantes do planeta, cerca de 40% da população mundial não tem acesso à água de qualidade. Conseqüentemente, mais de 5 milhões de crianças morrem anualmente de doenças disseminadas pela água.
O Brasil é um dos países onde estão as maiores reservas de água potável do mundo. Mas, ao mesmo tempo, o país consta também na lista daqueles onde se registram os mais altos índices de desperdício. A única forma de garantir a vida do planeta e o futuro das gerações é conservando o recurso hídrico, adotando atitudes que evitem a poluição e o desperdício de água, bem como os cuidados na preservação de todo o meio ambiente, como o reflorestamento.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...