Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, agosto 29, 2008

SENADORES DA OPOSIÇÃO CRITICAM APROVAÇÃO DE "TREM DA ALEGRIA" DO JUDICIÁRIO.

GABRIELA GUERREIRO, da Folha Online, em Brasília
Senadores da oposição criticaram nesta quinta-feira a aprovação do que chamaram de "trem da alegria" do Judiciário --uma série de projetos votados durante a madrugada de hoje que criam 1.138 cargos em tribunais.
No momento da votação, apenas 12 dos 81 senadores estavam presentes no plenário da Casa. Apesar das críticas, a oposição reconhece que não se mobilizou para derrubar os projetos.
Poucos parlamentares da oposição acompanharam a votação no plenário, mas entre eles estava o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). O tucano defendeu a criação dos cargos ao afirmar que seria uma "injustiça" limitar a atuação dos tribunais porque há necessidade de "reforços" no quadro dos servidores.
Diante do baixo quórum de senadores, a votação foi apenas simbólica (sem o registro nominal de cada senador).
"É um trem da alegria de luxo, o governo está criando cargos exageradamente. Mas não há como não responsabilizar a oposição, não por aprovar, ela é minoritária e não teria número para rejeitar. Mas ela poderia resistir mais para dificultar a aprovação pelo governo", disse o vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) explicou que, no início da sessão, a oposição tentou paralisar as votações em protesto ao excesso de medidas provisórias editadas pelo Poder Executivo. Como o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), se comprometeu em nos próximos 45 dias não ler as MPs que chegarem à Casa para que a pauta de votações fique destrancada, a oposição decidiu votar as matérias em pauta --especialmente porque havia projetos com a liberação de empréstimos para uma série de Estados.
Ao final da votação dos empréstimos, Garibaldi colocou em pauta os projetos com a criação dos cargos nos tribunais.
"O governo usa o seu poder nefasto para fazer acordos. Se estamos aqui para defender interesses dos Estados, não podemos obstruir a sessão porque deixaríamos de levar benefícios para os diversos Estados", justificou Flexa Ribeiro.
O senador disse ainda que, diante do "horário avançado" das votações, a oposição acabou desmobilizada. "O governo usa desse artifício de esforço concentrado para levar a sessão até uma hora, duas da manhã. Quando a oposição é vencida, passa o rolo compressor do governo."
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) admitiu que diante do "cansaço", os parlamentares acabam não refletindo profundamente sobre as matérias em pauta. "Os senadores começam a chegar no limite do seu estado físico. A sessão terminou no dia de hoje. Sempre que há situações como essa, acontece de não se examinar as matérias com profundidade", afirmou.
O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), criticou a criação de cargos em ano eleitoral. "Eu achava que nesse momento de eleição não poderia se aprovar nada envolvendo funcionalismo. O Judiciário não disputa eleição, mas em outras áreas é até proibido. No município, no momento de eleição para aquela entidade da federação, é proibido se criar cargos ou dar aumento salarial", afirmou.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...