Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, julho 28, 2022

Quem é Giorgia Meloni, a ultradireitista que desponta como favorita para governar a Itália

Por Sandra Cohen.

Especializada em temas internacionais, foi repórter, correspondente e editora de Mundo em 'O Globo'

Giorgia Meloni, em foto em Roma em janeiro de 2021, pode ser a próxima primeira-ministra da Itália.  — Foto: Guglielmo Mangiapane/ Reuters

Giorgia Meloni, em foto em Roma em janeiro de 2021, pode ser a próxima primeira-ministra da Itália. — Foto: Guglielmo Mangiapane/ Reuters.

Preste atenção nela: a deputada Giorgia Meloni, de 45 anos, líder do partido neofacista Irmãos da Itália, desponta como favorita nas pesquisas para se tornar a próxima chefe de governo do país, nas eleições antecipadas de 25 de setembro.

Desde a sua fundação, em 2012, a legenda, de ideologia ultra radical, nacionalista e eurocética, nunca esteve tão perto do poder e agora lidera um grupo que engloba a Liga, de Matteo Salvini, e a Força Itália, de Silvio Berlusconi.

Essa coalizão ameaça a Itália, terceira maior economia da zona do euro, de inaugurar uma nova era, com o primeiro governo de extrema-direita desde Benito Mussolini. 
E com uma mulher, pela primeira vez, no comando do país.

Os três partidos se aproveitam da rasteira que a coalizão que sustentava o governo deu no primeiro-ministro Mario Draghi, antecipando as eleições. 

De um modesto resultado de 4,6% em 2018, o Irmãos da Itália lidera as pesquisas somando entre 21% e 25% das intenções de votos.

Após saída de Draghi, estrela da direita populista é cotada para premiê da Itália
Após saída de Draghi, estrela da direita populista é cotada para premiê da Itália.

Meloni lançou-se candidata com o manjado slogan "A Itália e os italianos em primeiro lugar", um déjà vu das campanhas de Donald Trump, Viktor Orbán, entre tantos outros do escopo ultradireitista. 

Abraça com afinco o combate aos imigrantes, ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, à ideologia de gênero, aos desmandos da União Europeia.

Em junho passado, num comício do parceiro espanhol de ultradireita Vox em Marbella, na Espanha, ela vociferou enfaticamente: “Sim à família natural! Não aos lobbies LGBT!”

Seu partido descende do neofascista Movimento Social Italiano, fundado por Giorgio Almirante, ex-ministro do Duce. 
Mas, agora, em plena ascensão, Meloni tenta se distanciar do rótulo de extremista e disfarçar-se de centro-direita, de olho no eleitor conservador, movido pelo descontentamento político.

Aos que a retratam como um perigo para a Itália, ela dissimula com ataques à esquerda e promete moderar o tom, mas não a sua essência. 

“Quero chegar ao governo apenas se houver condições para fazer coisas de centro-direita, com uma coligação que tenha uma visão muito clara e seja alternativa à esquerda”, explicou num tuíte.

Giorgia Meloni em discurso em Florência, em setembro de 2020.  — Foto: Alberto Lingria/ Reuters

Giorgia Meloni em discurso em Florência, em setembro de 2020. — Foto: Alberto Lingria/ Reuters.

A líder do Irmãos da Itália é ambivalente em relação a Vladimir Putin. 

Cautelosa, orientou os diretórios a evitar os extremos e a não fazer a saudação romana – braço direito estendido para o alto – que remete ao gesto hitlerista.

Não se engane com essa ladainha pseudomoderada: uma aliança entre Irmãos da Itália, Força Itália e Liga – que reuniria a trinca Meloni, Berlusconi e Salvini – soma 40% dos votos, de acordo com a última pesquisa realizada por Politico Enquetes, o suficiente para garantir uma maioria confortável no Parlamento italiano. 

Valter Desiderio Barreto.

Barretos, São Paulo, 28 de julho de 2022.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...