Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, agosto 02, 2020

O justo viverá da fé.

O justo ‘viverá da fé’ ou ‘viverá de toda palavra que sai da boca de Deus’?


Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar Gálatas 3:24.


O verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo. Romanos 10:8.


Todos que ressurgiram com Cristo é porque vivem da fé, e o profeta Habacuque dá testemunho de que os que vivem pela fé são justos.



“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”. Romanos 4:5.

 

É contundente a exposição do apóstolo Paulo quando afirma que “Deus justifica o ímpio” Romanos 4:5.


Baseado em quê Deus justifica o ímpios?


Como é que Deus sendo justo pode declarar justo o injusto?


Como fazê-lo sem comprometer a sua própria justiça?


Se Deus disse:“… não justificarei o ímpio”. Êxodo 23:7.


Como o apóstolo dos gentios pode afirmar que Deus justifica o ímpio?

 

Graça e fé


A resposta é simples: Deus justifica gratuitamente os pecadores por sua maravilhosa graça!


Apesar de a resposta ser simples, a pergunta persiste: como Ele faz isso?


A resposta também é simples: pela fé “… para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados”. Gálatas 3:24.


Além de Deus justificar o ímpio, certo é que o homem é justificado pela fé “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Romanos 5:1 e 2.


Deus justifica por causa da confiança que o homem deposita n’Ele?


Seria a crença do homem o ente justificador?


A resposta encontra-se em Romanos 1, versos 16 e 17: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.


Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”. Romanos 1:16 e 17.


Embora no Antigo Testamento, repetidas vezes Deus diz aos juízes israelitas que eles deveriam justificar os íntegros e condenar os ímpios, e declarar acerca de Si mesmo: “… não justificarei o ímpio”. Êxodo 23:7. 


O apóstolo Paulo se socorre de Habacuque que diz: ‘O justo viverá da fé’, para demonstrar que Deus justifica o ímpio!

 

Deus justifica o homem através de Cristo


Através da observação que o apóstolo Paulo faz de Habacuque, fica evidente que a fé não refere-se à confiança do homem, antes diz de Cristo, a fé que havia de se manifestar “Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar”. Gálatas 3:23.


Qual a fé que haveria de se manifestar?


O evangelho de Cristo, que é o poder de Deus, é a fé manifesta aos homens.


O evangelho é a fé pela qual os cristãos devem batalhar. Judas1:3.


A mensagem do evangelho é a pregação da fé Gálatas 3:2 e 5.


O evangelho é fé, por meio do qual a graça foi revelada “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus“. Efésios 2:8.


O evangelho não procedeu de homem algum, antes é dom de Deus “Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”. João 4:10.


Cristo é o dom de Deus, o tema da pregação da fé, por quem o homem tem entrada a esta graça.


Por isso, quando a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, tem-se que, a fé que agrada a Deus é Cristo, a fé havia de ser revelada, e não, como muitos pensam, que é a confiança do homem. Hebreus 11:6.


O escritor aos Hebreus, no verso 26 do capítulo 10 demonstra que não há sacrifício após o recebimento do conhecimento da verdade (Evangelho) e, que, portanto, os cristãos não podiam rejeitar a confiança que possuíam, que é produto da fé (Evangelho) ( Hebreus 10:35.


Visto que, após fazerem a vontade de Deus (que é crer em Cristo), deviam ter paciência para alcançar a promessa. Hebreus 10:36 ; 1ª João 3:24.


Após citar Habacuque, o escritor aos Hebreus passa a falar daqueles que viveram pela fé Hebreus 10:38, ou seja, homens como Abraão que foram justificados pela fé que havia de se manifestar “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”  Gálatas 3:8.

 

Para Deus tudo é possível


Abraão foi justificado porque creu que Deus haveria de prover-lhe o Descendente, algo impossível aos seus olhos, assim como o é aos olhos dos homens o fato de Deus justificar o ímpio “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência.


Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo”. Gálatas 3:16 ).


Cristo é o firme fundamento das coisas que se esperam e prova das coisa que se não veem, sendo que por Ele os antigos alcançaram bom testemunho “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.


Porque por ela os antigos alcançaram testemunho” ( Hebreus 11:1 e 2.


Pois o justo vive e recebe testemunho de que agradara a Deus por intermédio de Cristo. Tito 3:7.


A palavra que Abraão ouviu é o que produziu a crença do patriarca, pois “Mas que diz?


A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos…”. Romanos 10:8. 


Visto que “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” ( Romanos 10:17.


Sem ouvir a palavra que procede de Deus jamais haveria confiança do homem para com Deus.


O elemento que produz justificação é a palavra de Cristo, pois nela está contido o poder de Deus que torna possível justificar o ímpio “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.


Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. Romanos 10:9 e 10.


Quando o  ser humano ouve o Evangelho e crê, recebe poder para salvação. Romanos 1:16 ; João 1:12, e descobre a justificação, pois passa da morte para a vida por que creu na fé. Romanos 1:17.


É pelo Evangelho que o homem torna-se filho de Deus “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”. Gálatas 3:26, e João. 1:12.

 

O poder de Deus


Por que o apóstolo Paulo teve coragem de afirmar que Deus faz aquilo que Ele mesmo proibiu aos juízes de Israel fazerem?


Porque eles não dispunham do poder necessário!


Para fazer um injusto justo é necessário poder idêntico aquele que Jesus demonstrou ao curar um paralítico após perdoar-lhe os pecados “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa”. Lucas 5:24.


A fé que justifica é poder de Deus “… para que pela fé fôssemos justificados”. Gálatas 3:24.


Pois quando o homem crê é batizado na morte de Cristo. Gálatas 3:27.


Ou seja, toma a sua própria cruz, morre e é sepultado “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?”. Romanos 6:3.


Ora, aquele que está morto, justificado está do pecado! Romanos 6:7.


Mas, todos que creem e morrem com Cristo, também confessam a Cristo conforme o que ouviu e e aprendeu “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. Romanos 10:9  e 10).


Ora, aquele que confessa a Cristo é porque, além de ter sido batizado em Cristo, já se revestiu de Cristo.


A confissão é o fruto dos lábios que só produz quem está ligado a Oliveira verdadeira “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”. Gálatas 3:27.


“Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”. Hebreus 13:15.


“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (…) Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”. João 15:6 e 8.


O testemunho que Deus dá de que o homem é justo só recai sobre aqueles que, após serem sepultados, nascidos de novo da água, e do Espírito Santo, "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus", se revestem de Cristo, ou seja, somente os que já ressurgiram com Cristo são declarados justos diante de Deus.


Somente aqueles que são gerados de novo, ou seja, que vivem por intermédio da fé (evangelho) são justos diante de Deus “O justo viverá da fé”. Habacuque 2:4.


O justo viverá da fé, ou seja, a fé que havia de se manifestar e, que agora pregamos Romanos 10:8.


Todos que ressurgiram com Cristo é porque vivem da fé, e o profeta Habacuque dá testemunho de que os que vivem pela fé são justos.


Portanto, qualquer que não confia em suas próprias ações, antes descansa em Deus que justifica, a sua crença lhe é imputada como justiça “Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”. Romanos 4:5.


“E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça”. Gênesis 15:6.


Porque ao crer o homem se conforma com Cristo na sua morte e ressurge pelo poder de Deus, sendo que o novo homem é criado e declarado justo por Deus.


A palavra do Senhor é a fé manifesta, e todos que nele creem não serão confundidos.


“Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido”. Romanos 9:33.


Ou seja, no Evangelho, que é poder de Deus se descobre a justiça de Deus, que é de fé Evangelho em fé crer. Romanos 1:16 e 17.


O justo viverá de Cristo, pois de toda a palavra que sai da boca de Deus viverá o homem, ou seja, sem Cristo, que é o pão vivo que desceu dos céus, o homem não tem vida em si mesmo. João 3:36 ; João 5:24 ; Mateus 4:4 ; Hebreus 2:4.


CONCLUSÃO.


"O evangelho é a fé pela qual os cristãos devem batalhar". Judas1:3.

Vale lembrar, que a palavra CRISTÃO é um termo atribuído somente àqueles que se CONVERTEM ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, nascendo de novo da água e do Espírito Santo, transformando-se em uma NOVA CRIATURA, e não àquela maioria de religiosos que seguem diversos tipos de religiões e adoram vários "deuses" criados pelos homens, adoram "santos fulanos, e santos beltranos", são devotos desse ou daquele "santo(a)", e ostentam publicamente esse termo CRISTÃO, "Sou cristão", sem nunca ter examinado nas Escrituras Sagradas o significado desse termo.


"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". II CORÍNTIOS 5:17.

"E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos". ATOS 11: 26.

Quem atribui a si esse termo"CRISTÃO" sem conhecer a etimologia desta palavra, é a mesma coisa também a atribuí a si, o termo "FILHO DE DEUS" sem observar o que nos ensinam as Escrituras Sagradas como nos tornarmos verdadeiros Filhos de Deus.


"Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.


Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;


Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus". JOÃO 1: 11 a 13.


"Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.


Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.


Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.


Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.

Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.


Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.


Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e

não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.


Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.


Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?


Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus". JOÃO 8: 38 a 47.


Examinem as Sagradas Escrituras como nos ensinou Jesus Cristo para não cairmos nos laços e nas armadilhas dos mentirosos e falsos líderes religiosos que vivem pregando mentiras e ensinando heresias para a humanidade.


"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;..." JOÃO 5: 39.


"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus". MATEUS 22: 29.


Valter Desiderio Barreto.


Barretos, São Paulo, 02 de agosto de 2020.


Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...