Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, agosto 20, 2019

O que o Apóstolo Paulo estava querendo dizer aos Gálatas: "GUARDAIS DIAS, MESES E ANOS"


Por Valter Desiderio Barreto



“Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que por natureza não o são; mas agora que conheceis a Deus, ou antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando outra vez aos rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis ainda escravizar-vos?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco”. . . . - Gálatas 4:8-11.


Está Paulo repreendendo os judaizantes por ensinar que os novos cristãos “tinham que guardar os sábados e os demais dias santos como parte de seu compromisso com Cristo”? 


Para responder a estas perguntas precisamos determinar se a observância de “dias, e meses, e tempos, e anos” pelos gálatas refere-se aos feriados pagãos supersticiosos ou aos festivais bíblicos, inclusive o sábado.



Dias Supersticiosos Pagãos ou Dias Santificados Judaicos?

 

O contexto claramente indica que Paulo repreende os gálatas por voltarem a seus dias de paganismo recorrendo a seu calendário pagão. 


Destarte, a questão não é sua adoção de dias santos judaicos, mas o retorno deles à observância de dias supersticiosos pagãos. 
 

Observamos isso especialmente ao lermos o versículo 8 no que diz: “Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que por natureza não o são".
 

Obviamente que Paulo não estava se referindo ao calendário festivo judaico (ordenado por Deus), ou muito menos ao mandamento do sábado; escrito pelo próprio dedo de Dele, á  "servir outros deuses que por natureza não são".
 

Notamos claramente que a nomenclatura usada em Gálatas 4:10 (“dias, e meses, e tempos, e anos”) é claramente distinta da que se encontra em Colossenses 2:16 (“dia de festa, ou lua nova, ou sábados”), termos genuinamente Judaicos.

E ao lermos Colossenses 2:16 vemos que Paulo não os repreende por guardarem as festividades Israelitas ao anunciar:
 

"Ninguém vos julgues pelo comer, pelo beber ou por causa de dias de festas; ou da lua nova ou dos sábados".


Ele demonstra que embora a lista em Colossenses 2:16 seja inquestionavelmente judaica, porque as categorias temporais de dias de festa, lua nova e sábados são características do calendário religioso judaico, a lista em Gálatas 4:10 de “dias, e meses, e tempos, e anos” descreve um calendário pagão inaceitável a Paulo e suas comunidades”.


PAULO DIZ QUE DEVEMOS É GUARDAR AGORA TODOS OS DIAS E NÃO SOMENTE O SÁBADO!
 

Eis um outro problema no entendimento desta passagem bíblica. 

Só que neste caso, o problema não é contextual e sim, gramatical.
 
Vejamos mais uma vez o texto mal compreendido:
 

"Guardais dias, e meses, e tempos, e anos".


Notemos que está escrito GUARDAIS e não GUARDAI.
Mas qual a diferença?
 

GUARDAIS:  Verbo GUARDAR conjugado na 2° pessoa do plural (vós) do presente no modo indicativo (indicando a execução de uma ação). 
 

Aqui está acusando alguém por estar fazendo uma ação.
 

GUARDAI: Verbo GUARDAR conjugado na 2° pessoa do plural (vós) do imperativo no modo afirmativo (indicando uma ação á ser executada). 
 

Aqui está ordenando alguém á fazer uma ação.


Paulo não estaria ordenando aos Gálatas que guardassem dias, meses, tempos e anos e sim, acusando-os de já estarem praticando a ação (guarda).

Finalizando, quero deixar claro, que "guardar" aqui nessa advertência do apóstolo Paulo, é comemorar, festejar, e participar das festas religiosas tanto faz as de orígem pagãs, como o São João, São Pedro, e tantas outras, independentemente de serem pagãs ou não, inclusive a Páscoa, que era uma comemoração exclusiva do povo de Israel, em comemoração a sua saída do Egito, que muita gente alega que até o próprio Jesus Cristo comemorou com seus 12 discípulos, mas não entendem que Jesus Cristo comemorou a páscoa, porque Ele também vivia no tempo da Lei de Moisés, e que depois que Ele foi crucificado, e ressuscitou dentre os mortos, todas as práticas e liturgias do Velho Testamento, perderam seus objetivos, com a morte e ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, todos àqueles hábitos e costumes religiosos se tornaram nulos para a salvação de nossas almas, porque Jesus Cristo tornou-se o Cordeiro de Deus para tirar o pecado de cada um de nós quando O aceitamos como nosso Senhor e Salvador de nossas almas.

"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". JOÃO 1: 29.

Os verdadeiros crentes em Jesus Cristo não guardam e nem participam de nenhuma festa, ou data religiosa criada por líderes religiosos deste mundo mundo, independentemente da fé que professam. 


Jesus Cristo deixou somente duas ordenanças para seus verdadeiros seguidores aqui no mundo: Batismo e Ceia. 


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". MARCOS 16: 15 e 16.


"E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.


Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós". LUCAS 22: 19 e 20.

"Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha". I CORÍNTIOS 11: 23 a 26.

Estudem a Bíblia Sagrada para aprenderem como seguir os ensinos de Jesus Cristo e seus apóstolos. 

Valter Desiderio Barreto, hoje completando 41 anos de ministro do Evangelho de Jesus Cristo, ordenado em 20 de agosto de 1978, em Riachão do Jacuípe, na Bahia.


Barretos, São Paulo, 20 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...