Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, agosto 17, 2019

Fachin arquiva dois pedidos de Lula que apontavam suspeição de Sergio Moro


g1.globo.com

 

Pedidos foram arquivados após defesa ter desistido; uma terceira ação começou a ser julgada nesta sexta em plenário virtual. Advogados de Lula querem anular de atos de Moro; entenda.

O ex-presidente Lula, em março deste ano, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba — Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters
O ex-presidente Lula, em março deste ano, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba — Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters.

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta sexta-feira (16) dois pedidos da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que apontavam a suspeição de Sergio Moro no período em que o ministro da Justiça era juiz da Lava Jato. 

Os pedidos começaram a ser julgados em plenário virtual nesta sexta, mas foram arquivados após a defesa de Lula ter desistido. 


Uma terceira ação dos advogados que também questiona a atuação de Moro, porém, segue em julgamento (saiba mais abaixo como é o julgamento em plenário virtual). 

Ao desistir dos pedidos, a defesa argumentou que a suspeição já é abordada em um habeas corpus (pedido de liberdade) que começou a ser julgado, mas ainda não houve decisão – faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. 

Nesse habeas corpus, os advogados de Lula querem anular tudo o que Moro determinou em todas as ações relacionadas ao ex-presidente. 


Não há data prevista para o julgamento desse pedido. 

Segundo a defesa de Lula, como o conteúdo dos dois pedidos era "idêntico" ao do habeas corpus, não haveria motivo para julgamento.

Nos pedidos, os advogados pleiteavam a anulação dos atos de Moro: 
  • no processo que apura um suposto repasse de propina pela Odebrecht ao ex-presidente por meio da compra de um terreno para o Instituto Lula;
  • na ação penal na qual Lula é acusado de receber propina por meio de reformas em um sítio em Atibaia (SP).


Nos dois casos, os advogados de Lula negam as acusações. 


O próprio ex-presidente já disse diversas vezes que não era o dono do sítio.

Entenda o pedido que segue em julgamento.

 

O terceiro pedido da defesa de Lula que também teve o julgamento inciado no plenário virtual segue em análise. 

Os advogados contestam a autorização de perícia em documentos da Odebrecht mantidos em sigilo durante o processo sem que a defesa tivesse oportunidade de contestá-los. 

Como é o julgamento em plenário virtual?

 

No julgamento realizado em plenário virtual, os ministros registram os votos pelo computador e não se reúnem presencialmente para debater e deliberar. 

No caso de Lula, a votação eletrônica começou nesta sexta e terminará às 23h59 da próxima quinta-feira (22). 

Pelas regras do plenário virtual:

  • o relator é o primeiro a inserir o voto no sistema (no caso, Fachin votou contra o recurso de Lula);
  • a partir daí, os outros ministros devem votar dentro do prazo;
  • qualquer ministro pode pedir "destaque" e levar o tema à discussão presencial (desde que o pedido seja feito no prazo).


No próximo dia 27 de agosto, a Segunda Turma vai analisar outro recurso do ex-presidente. 


Essa discussão, no entanto, será presencial. 

Os ministros decidirão se suspendem a ação penal que apura suposto repasse de propina na aquisição de um terreno pela Odebrecht. 

Os advogados argumentam que houve cerceamento de defesa, inclusive depois da saída de Moro e da atuação de outros magistrados, porque a Justiça impediu o acesso dos advogados ao acordo de leniência da Odebrecht. 


COMENTÁRIO:


Mais outra derrota dos PeTista em ação contra o maior Juiz do Brasil Sérgio Moro !


Valter Desiderio Barreto.


Barretos, São Paulo, 17 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...