Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, agosto 23, 2019

A imagem do Brasil em chamas






Por Helio Gurovitz.
 Imagem relacionada
Não passa um dia sem que o presidente Jair Bolsonaro dispare declarações estapafúrdias contra seus inimigos imaginários: cientistas, artistas, jornalistas, ambientalistas e todos aqueles que consiga reunir sob o rótulo genérico de “esquerdistas”. 


A culpa, claro, sempre é do outro. 

É discutível se, num cenário político polarizado, pode haver alguma lógica eleitoral na sucessão de disparates, impropérios e desatinos que brotam de sua mente fértil em escatologia (leia mais aqui). 


O indiscutível é que seu estilo já cobra um preço altíssimo do país. 


A imagem do Brasil no exterior é hoje uma foto da Amazônia em chamas.
 Resultado de imagem para A imagem do Brasil em chamas
A alta na devastação da floresta ocupa há algum tempo as manchetes nos maiores veículos de imprensa do planeta. 


Com a notícia de que as queimadas na região amazônica aumentaram 84%, invadiu as redes sociais de líderes e celebridades globais – de Emmanuel Macron a Cristiano Ronaldo, de Giselle Bündchen a Leonardo DiCaprio. 

Há um tanto de oportunismo e ignorância nessa reação. 


Usaram fotos de incêndios antigos para ilustrar postagens, repetiram o clichê falso de que a Amazônia é um “pulmão do planeta” (a floresta consome quase todo oxigênio que produz). 


Há ainda muita esperteza na atitude de Macron, que busca pretextos para endurecer na negociação do acordo comercial Mercosul-União Europeia. 

O vice Hamilton Mourão está certo em criticar a histeria de líderes globais como gesto antes de tudo político. 


Mas seria mais fácil defender Bolsonaro se ele fosse inocente. 


O problema não está tanto na excrescência do que diz, mas na incompetência do que faz.
 Resultado de imagem para A imagem do Brasil em chamas
Com as exceções de praxe, a equipe de governo é composta por gente incapaz, unida antes de tudo pelo ressentimento. 


Na educação, na cultura, nos direitos humanos, na segurança, nas relações exteriores, onde quer que seja, a atitude é sempre a mesma: desprezo à história e à ciência, expurgo de infiéis que ousem contestar o líder e medidas para mostrar que “agora será diferente”, pois o governo é “de direita” (seja lá o que isso signifique). 


Qual o problema em conservar o que funcionava?

Para comandar o Meio Ambiente, Bolsonaro escolheu um ministro de um partido que se proclama “novo” no nome e, em toda a paleta de cores disponíveis no arco-íris, foi escolher como símbolo logo o laranja… (o Novo nega relação com a indicação ou a gestão Bolsonaro). 


A visão de Ricardo Salles sobre o setor vem do tempo em que o agronegócio ainda se opunha à preservação ambiental. 


Pelas declarações, Salles parece acreditar mesmo que ambientalismo é entrave à produção agrícola. 

Não adianta explicar que é hoje impossível vender qualquer produto agropecuário no mercado global sem oferecer garantias de que ele é produzido sem destruição ambiental. 


Nem que a produção de madeira com preservação das florestas se tornou um negócio lucrativo – e o único sustentável no longo prazo. 


Para não falar na riqueza em biodiversidade que só pode ser usada com preservação. 


Ou, simplesmente, no valor ético e estético da natureza.
 Imagem do sistema de monitoramento de queimadas do Inpe em 22 de agosto, com dados referentes ao dia 21. — Foto: Reprodução/Inpe
Nenhum desses argumentos sensibiliza a aliança de templários jecas, abutres financeiros e brucutus de carnaval que subiu ao poder com Bolsonaro. 


O próprio presidente, ao contestar dados científicos sobre o desmatamento e derrubar o presidente do Inpe, deu a senha para os criminosos que derrubam matas e queimam florestas: “agora é diferente”, pois o governo é “de direita”. 


A turma da exploração predatória vinha sendo combatida há anos, por governos de vários matizes ideológicos. 


Tanto pelos ambientalistas interessados na preservação da natureza quanto pelos empresários interessados no lucro sustentável. 


Não mais. 


Desafiados por Bolsonaro, países europeus suspenderam os recursos que davam a fundo perdido para preservar a Amazônia. 

O setor ambiental vive hoje num clima que mistura desespero e apreensão. 

A partir de um determinado patamar, a destruição da Amazônia pode se tornar irreversível, pois a floresta será incapaz de se recompor sozinha. 

A região toda, essencial para capturar carbono da atmosfera e para equilibrar o clima planetário, se tornaria uma espécie de estepe ou savana. 


A riqueza da diversidade biológica estaria para sempre perdida. 

A única forma de garantir o crescimento econômico da região e evitar a tragédia é conhecida: exploração agrícola e florestal sustentável, com a punição rigorosa aos devastadores. 
 Resultado de imagem para A imagem do Brasil em chamas
Foi o caminho adotado pelo país ao longo das duas últimas décadas em que conseguiu conter a destruição – e agora abandonado por Bolsonaro, noutro sinal de que seu governo tem tudo para entrar na história como mais uma prova da tolerância infinita do brasileiro com a incompetência.
 — Foto: Arte/G1  — Foto: Arte/G1
Foto: Arte/G1.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...