Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, dezembro 11, 2018

Tiros deixam mortos e feridos em mercado de Natal em Estrasburgo, na França


Quatro pessoas morreram e 12 ficaram feridas. Local foi esvaziado, mas atirador ainda não foi capturado; caso está sendo investigado como terrorismo.

 

Por G1

Policiais são vistos na entrada do mercado de Natal de Estrasburgo, após um homem disparar tiros no local, na noite de terça-feira (11) — Foto: Frederick Florin/AFP
Policiais são vistos na entrada do mercado de Natal de Estrasburgo, após um homem disparar tiros no local, na noite de terça-feira (11) — Foto: Frederick Florin/AFP.

Quatro pessoas morreram e 12 ficaram feridas - seis delas com gravidade - depois que um atirador abriu fogo em um mercado de Natal, na noite desta terça-feira (11), no centro de Estrasburgo, na França. 


As informações são da prefeitura da região de Grand-Est et du Bas-Rhin. 

O caso está sendo tratado como um ataque terrorista. 

A seção antiterrorista do Ministério Público de Paris participa da investigação. 


O Gabinete do Procurador abriu uma investigação sobre assassinato e tentativa de assassinato em conexão com uma organização terrorista, bem como através de uma associação de criminosos terroristas. 


O promotor de Paris está em Estrasburgo. 

Segundo relatos, os tiros começaram por volta das 20 horas (17 horas em Brasília), na rua des Orfèvres. 

O atirador não foi capturado, mas já foi identificado, embora as autoridades não tenham divulgado seu nome. 


Ele ficou ferido ao trocar tiros com a polícia durante a fuga. 

Veículos de imprensa franceses dizem que se trata de um homem de 29 anos, nascido em Estrasburgo, e que já era conhecido dos serviços de inteligência. 


Esta manhã sua casa foi alvo de uma busca policial relacionada a um assalto, mas ele não estava no local, onde granadas foram encontradas. 


Segundo o jornal "Le Figaro", seu nome é Chérif C.
Militar é visto perto da entrada do mercado de Natal de Estrasburgo, após um homem disparar tiros no local, na noite de terça-feira (11) — Foto: Frederick Florin/AFP
Militar é visto perto da entrada do mercado de Natal de Estrasburgo, após um homem disparar tiros no local, na noite de terça-feira (11) — Foto: Frederick Florin/AFP.

O jornal britânico "Guardian" diz ainda que a polícia ouviu relatos de que o homem fez disparos em diversos pontos do mercado, montado na Place Kleber, uma das principais praças da cidade. 

O jornalista Camille Belsoeur, da emissora de TV France 3, postou uma mensagem no Twitter dizendo ter visto militares atirando. 


Eles teriam afirmado que foram chamados "porque há um homem armado". 

Ele disse ainda que há um perímetro fechado e que os policiais não deixam ninguém ultrapassar. 

O Parlamento Europeu fica perto do local e o assessor político Diogo Pinto diz que a polícia pediu que todos que estão no prédio permaneçam lá dentro. 


Os parlamentares estavam em sessão quando os tiros foram disparados e ninguém saiu. 


A sessão foi realizada até o fim normalmente e terminou à meia-noite. 

Pessoas estão há horas dentro de restaurantes, bares e outros locais públicos, incluindo o prédio do Parlamento Europeu, sem poderem retornar para suas casas. 


O acesso ao centro foi interrompido, assim como a circulação de algumas estradas que saem da cidade. 


Como Estrasburgo fica perto da fronteira com a Alemanha, a polícia alemã diz ter reforçado a vigilância de seu lado. 

A prefeitura divulgou um mapa de evacuação, com rotas consideradas seguras para quem quiser chegar em alguns pontos. 


Todos os táxis estão circulando sem cobrar tarifa dos passageiros. 


Além disso, a prefeitura abriu uma escola de ensino médio, o Lycée Kléber, e um ginásio para permitir que as pessoas que não conseguem voltar para casa se abriguem. 

O ministro do Interior, Christophe Castaner, está em Estrasburgo. 


Em Paris, uma reunião do centro de crise interministerial, comandado pelo primeiro-ministro Édouard Philippe, foi realizada com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron. 

Macron postou no Twitter uma mensagem de solidariedade aos moradores de Estrasburgo e às vítimas e suas famílias. 

Segundo o jornal "Le Figaro", todos os hospitais de Estrasburgo foram acionados em um "plano branco", no qual são desmarcadas atividades não essenciais, leitos extras são disponibilizados e pessoal é colocado de prontidão para ampliar equipes médicas, administrativas e técnicas, caso seja necessário.

O prefeito de Estrasburgo, Roland Ries, comunicou que na quarta-feira o mercado de Natal e todos os outros pontos culturais da cidade permanecerão fechados e que atividades comemorativas serão canceladas, mas que ainda não foi decidido se as escolas irão funcionar. 

As bandeiras serão hasteadas a meio-mastro em homenagem aos mortos.
Policiais são vistos em rua de Estrasburgo, na França, após relato de tiros em mercado de Natal, na terça-feira (11) — Foto: Reuters/Vincent Kessler
Policiais são vistos em rua de Estrasburgo, na França, após relato de tiros em mercado de Natal, na terça-feira (11) — Foto: Reuters/Vincent Kessler.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...