Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, dezembro 07, 2018

Executiva da Huawei comparecerá a tribunal no Canadá nesta sexta-feira

Meng Wanzhou foi detida a pedido do governo norte-americano, em uma investigação sobre um suposto esquema para contornar as sanções de Washington contra o Irã.

Por Reuters


A vice-presidente financeira da chinesa Huawei Technologies, que está presa no Canadá, deve comparecer a um tribunal de Vancouver nesta sexta-feira (7) para uma audiência de fiança enquanto aguarda possível extradição para os Estados Unidos. 
 
A executiva, Meng Wanzhou, 46 anos, que também é filha do fundador da empresa, foi detida em 1º de dezembro a pedido do governo norte-americano.


A prisão, revelada pelas autoridades canadenses na noite de quarta-feira, é parte de uma investigação dos EUA sobre um suposto esquema para usar o sistema bancário global para contornar as sanções de Washington contra o Irã, disseram pessoas a par do assunto.
A pedido dos EUA, polícia do Canadá prende executiva chinesa  — Foto: Reprodução/JN
A pedido dos EUA, polícia do Canadá prende executiva chinesa — Foto: Reprodução/JN.
 
A notícia abalou os mercados acionários globais pelo temor de que a medida possa agravar uma guerra comercial entre os EUA e a China, após uma trégua ter sido acordada no sábado entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping. 
 
Trump não sabia sobre a prisão antecipadamente, disseram duas autoridades norte-americanas na quinta-feira, em uma aparente tentativa para evitar que o incidente impeça as negociações para resolver a disputa comercial. 
 
Os detalhes do caso contra Meng ainda são escassos. 

O Departamento de Justiça do Canadá se recusou a fornecer detalhes sobre o caso e Meng conseguiu uma proibição de publicação, o que restringe a capacidade da imprensa de informar sobre as provas ou documentos apresentados no tribunal. 
 
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, disse nesta sexta-feira que nem o Canadá nem os EUA forneceram à China evidências de que Meng violou qualquer lei nesses dois países, e reiterou a exigência de Pequim de que ela seja libertada. 
A Huawei, que confirmou a prisão de Meng, disse na quarta-feira que "a empresa recebeu poucas informações sobre as acusações e não tem conhecimento de qualquer irregularidade da Sra. Meng". 
 
A equipe da Huawei, informada por um memorando interno, disse à Reuters nesta sexta-feira que a companhia havia nomeado o presidente do conselho Liang Hua como vice-presidente financeiro, após a prisão de Meng. 
 
A mídia estatal chinesa criticou a detenção de Meng, acusando os EUA de "sufocar" a Huawei e frear sua expansão global.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...