Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, dezembro 07, 2018

Espanhol autor de massacre em 1977 usava identidade venezuelana e vivia com brasileira em SP


Carlos Juliá foi preso na quarta-feira (5) em São Paulo. Ele foi condenado a 193 anos de prisão por ser um dos autores de atentado a um escritório de advocacia em Madri. 

 

Por Veruska Donato , Jornal Hoje — São Paulo
PF de São Paulo prende espanhol condenado por atentado
PF de São Paulo prende espanhol condenado por atentado.

O espanhol Carlos García Juliá, condenado a 193 anos de prisão por ser um dos autores de um atentado a um escritório de advocacia em Madri ocorrido em 1977, usava uma identidade venezuelana falsa e vivia com uma brasileira em São Paulo. 


Ele foi preso na última quarta-feira (5) por agentes da Polícia Federal a pedido da Interpol. 

O governo espanhol tem 90 dias para formalizar o pedido de extradição junto ao Supremo Tribunal Federal. 

Segundo as investigações, Juliá, hoje com 63 anos, trabalhava em São Paulo como motorista da Uber com um carro que está em nome de sua mulher. 


Ele usava o nome de Genaro Antônio Materan Flores, identidade venezuelana falsa. 

Juliá vinha sendo investigado desde maio pela PF, que desconfiou dele porque o recadastramento de estrangeiro estava vencido desde 2011. 


Seu primeiro registro foi feito em 2009, mas a polícia calcula que ele tenha entrado no Brasil por Roraima em 2001. 

O espanhol tinha 24 anos quando cometeu, em 1977, um atentado a tiros dentro de um escritório de advogados trabalhistas e de militantes do ainda ilegal Partido Comunista da Espanha, episódio que ficou conhecido como "O massacre de Atocha". 

Juliá era anticomunista e pertencia a um movimento de ultra direita.


Ele e José Fernández Cerra foram condenados pela Audiência Nacional do país a 193 anos de prisão como autores materiais de cinco assassinatos. 


Ele cumpriu apenas 14 anos da pena. 

Juliá fugiu da Espanha em 1991 com uma permissão para trabalhar no exterior. 


A polícia espanhola acredita que ele tenha vivido na Argentina, Venezuela e Bolivia, onde chegou a ser preso em 1994 por tráfico de drogas, mas solto antes de sua identidade real ser descoberta.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...