Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, dezembro 17, 2018

Advogada diz que foi abusada por João de Deus na presença do pai, que não pôde ajudá-la: 'Eu chorava muito'


Ela diz ao Fantástico que, em 2008, foi vítima do médium durante sessão espiritual para tratar Síndrome do Pânico. Pai estava na mesma sala, mas de costas e rezando de olhos fechados. Caso chegou a tramitar na Justiça, mas João de Deus foi absolvido. Ele nega todas as acusações. 

 

Por Fantástico

Advogada denunciou médium João de Deus para a Justiça há dez anos
Advogada denunciou médium João de Deus para a Justiça há dez anos.


A advogada Camila Correia Ribeiro disse ao Fantástico que foi abusada por João de Deus durante um atendimento espiritual em Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal. Veja o vídeo acima. 

 
Segundo ela, o crime ocorreu em 2008, em uma sala e seu pai estava presente, mas não pôde ajudá-la porque o médium pediu que ele virasse de costas, ficasse com os olhos fechados e rezasse. 



O caso chegou a tramitar na Justiça, mas o líder espiritual foi absolvido das acusações
João de Deus foi foi preso neste domingo (16), após se entregar à polícia. 



Ele nega todas as acusações. 


Veja abaixo o relato de Camila e do pai, Augustinho Bento Ribeiro: 

 

Camila: Meu nome é Camila. 

Sou de Belo Horizonte, fui até Abadiânia porque eu tinha na época a Síndrome do Pânico. 



Eu tinha dezesseis anos. 


27/08/2018. Eu fui com fé, eu fui eu e minha família. E ele [João de Deus] falou que o meu caso era grave, que eu tava quase morrendo. Que ele precisava me atender na sala dele, que ele ia me curar. Quando ele abriu a porta, ele falou assim: "o senhor vai entrar com ela?". Meu pai falou "vou, vou entrar".
Augustinho: Ele falou assim, "ó, pai, vira de costas, faça as suas orações". O tempo todo ele falava pra mim, "pai não abra os olhos". Sim, estava confiando... e só fazendo as minhas orações.
Camila: Falou comigo que eu ia ser curada. Que era pra eu rezar. Eu fiz isso e ele começou a passar a mão em mim. Passou no meu peito, na minha vagina, no meu bumbum. E eu tava confusa, sabe, eu não tava entendendo. Eu chorava muito. E ele falou assim: "calma, isso faz parte do tratamento, isso faz parte da cura".
Augustinho: Nela chorar, eu pensava que ela estava recebendo uma cura. Eu nunca podia imaginar que tava na mão de um bandido.
Camila: Quando ele pegou minha mão e colocou nele [pausa e chora] ... eu vi que tinha uma coisa errada, porque que ele tava fazendo aquilo? Eu não sabia. [Ele colocou minha mão] no órgão dele. Eu não conseguia falar... e não conseguia mexer, eu não... eu não conseguia falar nada. Não sei o porquê. [Meu pai] tava perto, muito perto, sabe?
Augustinho: Do meu lado e eu não pude fazer nada... É muito triste, é muito triste.
Camila: E quando cheguei em Belo Horizonte... eu ia o tempo todo no banheiro lavar a mão, esfregava, esfregava, eu tinha nojo. Coloquei fogo no meu vestido, na calcinha que eu tava vestida. Foi a hora que a minha mãe veio perguntar por que que eu tinha feito aquilo. Contei pra ela tudo que aconteceu. Minha mãe ficou arrasada. Contou para o meu pai.
Augustinho: Aí eu entrei em desespero. Minha filha do meu lado e eu não pude salvar ela? Foi onde que eu procurei uma delegacia no dia seguinte.
Camila: E fizemos uma denúncia contra ele.
Camila foi uma das primeiras mulheres que procuraram a Justiça para denunciar o médium por abusos, em 2008. Antes disso, outra jovem, de 16 anos, também de Minas Gerais, denunciou o médium, em 1980. Ela afirmou que foi assediada enquanto passava por atendimento no Centro Dom Inácio de Loyola. Ela desistiu de levar o caso adiante, mas Camila foi até o fim. 

Somente cinco anos depois da denúncia, em 2013, é que saiu a decisão da Justiça, absolvendo João de Deus da acusação. O processo foi arquivado. 

Camila: Eu fui ler a sentença agora há pouco tempo depois que toda a notícia apareceu. E eu fiquei como errada ainda, sabe? Dez anos! Ele ficou fazendo isso a mesma coisa. Dez anos! 

Quem julgou o caso foi a juíza Rosângela Rodrigues Santos. Ela entendeu, na época, que o médium não enganou Camila. Alegou ainda que o pai estava lá para ampará-la e poderia ter reagido. Por isso, absolveu João de Deus do crime de violação sexual mediante fraude. 

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) recorreu da decisão, mas o relator levantou dúvidas sobre o depoimento de Camila e João de Deus foi absolvido novamente, desta vez por "falta de provas". 

O magistrado que julgou o caso em segunda instância alegou que Camila tinha síndrome do pânico, que a doença causa crises súbitas e que os ataques deixam a pessoa incapacitada e com uma condição mental em que ela não consegue diferenciar fantasia de realidade. 

A psiquiatra Andrea Feijó de Mello discorda da explicação: "Um paciente com pânico no momento atual vai ter uma, digamos assim, quase que um delírio, uma criação de uma coisa fora da realidade? Não faz parte do quadro". 

Mesmo com mais de 330 denúncias, que começaram a ser feitas ser reveladas desde o último dia 7 pelo programa Conversa com Bial e pelo Jornal O Globo, o processo de Camila não cabe mais recurso e ele não pode ser reaberto. 

"É uma decisão definitiva e o fato de existirem novas provas ou de outras circunstâncias que fazem com que olhando pro passado o caso pudesse ser decidido de outra forma, isso do ponto de vista jurídico, é absolutamente irrelevante", afirma o professor de direito pena da USP, Alamiro Velludo.
Nem a juíza nem o relator quiseram comentar o caso.
Médium João de Deus foi preso após denúncias de abusos sexuais de mais de 330 mulheres  — Foto: Reprodução/site Casa de Dom Inácio
Médium João de Deus foi preso após denúncias de abusos sexuais de mais de 330 mulheres — Foto: Reprodução/site Casa de Dom Inácio.

Outra acusação.

 

Um ano após a sentença sair, em 2014, João de Deus foi novamente confrontado por acusação de crime sexual. Desta vez, na Austrália, conforme mostra uma reportagem especial exibida pelo programa local Sixty Minutes. 

Durante entrevista com o médium, o repórter australiano quer saber se está conversando com João ou com uma entidade, ao que ouve a resposta: "Com o João mesmo". 

A entrevista é interrompida pela tradutora logo no começo, quando o jornalista pergunta sobre o dinheiro cobrado dos frequentadores: "Isso é sobre dinheiro ou sobre milagres?" 

Logo em seguida, o repórter fala da acusação de assédio sexual contra João de Deus. 


O caso teria ocorrido nos Estados Unidos, em 2010, durante uma visita de João de Deus a um chamado "centro de cura", no Arizona. A vítima seria uma mulher colombiana. 

"A vítima afirma que João Ferreira pegou a mão dela e colocou em seus genitais. E tentou abaixar a saia dela. Você já atacou sexualmente alguma das suas seguidoras?", questiona o repórter. 

A tradutora de João se recusa a traduzir: "Alguém pode traduzir isso?". O médium se levanta e o repórter vai atrás: "Só queremos entender quem realmente você é". 

Uma tradutora da equipe australiana chega e traduz a pergunta diretamente: "Já houve algum assédio sexual do senhor?". 

O médium responde: "Da sua mãe".
Minutos depois da agressão verbal, João de Deus volta, solicitando ver a gravação da equipe: "Eu quero assistir". 

"Ele quer ver o que nós gravamos", afirma a tradutora. O repórter responde: "Não".
João diz que vai assistir. Ele pega no braço da tradutora e o repórter reclama: "Não, por favor, não faça isso". 

A reportagem acaba sem o médium responder ao jornalista. 

A defesa do médium nega todas as acusações. 

Espera por Justiça.

 

Camila aguarda agora a resposta da Justiça para os casos de tantas outras mulheres que acusam o médium.


Camila: Eu gritei por justiça lá atrás. 


Não me ouviram. 


Mas eles podem ouvir agora elas. [Porque resolveu falar agora?] Primeiro porque eu não preciso ter medo. 


Eu necessito mostrar para as pessoas que eu superei isso. 


Eu sou forte, eu escolhi o direito por isso. 


Eu luto pela justiça. 


Eu fui vítima há dez anos atrás, eu não sou mais hoje.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...