Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, maio 13, 2018

Saiba qual foi a motivação para a criação do "GRUPO MINISTRO DO EVANGELHO VALTER DESIDERIO BARRETO" na página do Facebook.

Atendendo solicitação de várias pessoas amigas querendo saber o que nos levou a criar o GRUPO MINISTRO DO EVANGELHO VALTER DESIDERIO BARRETO, na página do nosso Facebook, resolvi nesta oportunidade, contar as razões que me fizeram criar esse ministério eclesiástico virtual da Palavra de Deus, que hoje já contamos com mais de 12 mil membros.

No próximo dia 20 de agosto do ano em curso, completarei 40 anos de ordenação ao santo ministério da Palavra de Deus, por solicitação das Igrejas vivas do Senhor e Salvador Jesus Cristo, que se congregam na Denominação Batista, em Riachão do Jacuípe, interior da Bahia, próximo a cidade de Feira de Santana, em 20 de agosto de 1978.

Depois de vários anos de serviços prestados a referida denominação como pastor em diversas congregações espalhadas pelo Brasil a fora, resolvi me desvincular do sistema religioso denominado evangélico, por me sentir cativo, e tolhido aos caprichos de homens que se julgam os únicos no mundo, autoridades máxima, para manipularem seres humanos, através de suas interpretações bíblicas de forma equivocadas, e conflitantes, transformando seres humanos, em massa de manobras, já que eles não admitem que seus subordinados contestem e/ou discordem de suas interpretações dos textos das Sagradas Escrituras, e muito menos são humildes para aceitarem divergências sobre o que pregam, e o que ensinam aos seus adeptos, sob pena de excluírem do "Rol de membros", o "irmão" considerado "insubordinado" e "transgressor" de suas doutrinas, e dogmas.

Confesso que demorei a tomar essa decisão em não continuar a ostentar título de religião que se identifica como "Igreja", porque foi uma forma que encontrei para influenciar outros seguidores da denominação que eu representava, a não atribuírem o título de "Igreja", não só a entidade religiosa que eu me identificava como membro, assim como as demais existentes no mundo, já que nas páginas das Escrituras Sagradas, de Gênesis a Apocalipse, não existem nenhuma referência a esse respeito, muito pelo contrário, o termo Igreja, foi usado pela primeira vez, por Jesus Cristo, quando Ele revelou ao mundo através de Pedro, de que forma edificaria a Sua igreja em Mateus 16: 18.

"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".


Teologicamente falando, a "pedra" que Jesus está se referindo é Pedro, já que seu nome em Grego, significa pedra, então, seria sobre Pedro que Jesus Cristo edificaria a Sua igreja, quando o mesmo se convertesse futuramente, porque naquele momento, ele ainda não era convertido ao seu Senhor e Salvador. 
"Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos". LUCAS 22: 32.

Essa promessa que Jesus Cristo fez a Pedro, e se cumpriu, usando o significado do seu nome, deu margem a diversas interpretações equivocadas, inclusive atribuindo a Pedro a única autoridade no mundo para "ligar", e "desligar" seres humanos ao reino do céu.

O que na verdade Jesus Cristo quis mostrar para o mundo, através da didática de ensino prático, e objetivo,  é que todas as pessoas que respondessem a célebre pergunta de Jesus Cristo feita aos seus discípulos, e só respondida de forma correta, por Pedro, Ele, Jesus Cristo, edificaria a sua Igreja.

" E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
 
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".
Mateus 16: 13 a 16.

Jesus usou a figura da pedra como símbolo de lugar sólido para edificar, construir um imóvel, um templo, sobre Pedro, era porque o povo Judeu tinha por hábito dá nomes a seus filhos contendo sempre um significado, como o significado do nome Pedro, era Pedra, Jesus referiu-se a ele, com o significado do seu nome, assim como você, eu, e outras pessoas, cujo nome próprio, tenha um significado. 

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo".  I CORÍNTIOS 3: 16, e 17.

Todos os apóstolos de Jesus Cristo entenderam a sua resposta, a Pedro.

O exemplo disso, é o que está registrado em I CORÍNTIOS 3: 16, e 17.

E os apóstolos tinham tanta convicção que a Igreja de Jesus Cristo não era fundada sobre pedras e tijolos, barro, cimento, ou madeira, que em Atos dos Apóstolos, encontramos essa confirmação.

"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas..." . ATOS 17: 24, e 25.

Sendo assim, a verdadeira Igreja do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é cada pessoa que se converte genuinamente a Ele, nascendo de novo da Água, e do Espírito Santo, tornando-se "Nova criatura", e se reunindo com as outras Igrejas (pessoas), em qualquer lugar, independentemente do espaço físico escolhido para se congregarem para adorarem a Deus conforme está registrado também nas Sagradas Escrituras.

"Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".
JOÃO 4: 20 a 24.

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes". MATEUS 6: 6 a 8.

O termo "gentios", significa pessoas que ainda não se converteram ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A verdadeira igreja de Jesus Cristo não tem nomes de fantasias, como as denominações evangélicas, e nem CNPJ.

As verdadeiras Igrejas de Jesus Cristo, tem nomes próprios, RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, e TITULO DE ELEITOR.

"Saudai também a igreja que está em sua casa". ROMANOS 16: 5.

"À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:" I CORÍNTIOS 1: 2.

"Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa". COLOSSENSES 4: 15.

"E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:". FILEMOM 1: 2.

Por essa plena convicção  minha sobre a interpretação do termo Igreja, fui menosprezado e ignorado pela maioria daqueles líderes religiosos ditos evangélicos, pertencentes não só a Denominação Evangélica que servir por muitos anos, em várias regiões do Brasil, levando a Palavra de Deus aos necessitados da salvação eterna, como faço até hoje,  ficou insustentável a minha permanências nesses grupos religiosos que se autodenominam "Igrejas de Jesus Cristo".

Até porque, a discriminação que a gente sofre no meio dessas Denominações por meio de suas lideranças, que também levam os seus adeptos a agirem da mesma forma deles, por não seguirmos a mesma doutrina, e princípios que eles pregam, é muito forte.

Se alguém quiser fazer uma experiência, para confirmar o que eu estou afirmando aqui, basta passar a frequentar uma dessas Denominações evangélicas, principalmente as tradicionais, e se identificar como membro de uma outra Denominação com o título de fantasia diferente da visitada, "Igreja...", que logo se percebe a frieza, e a indiferença com que se é recebido.

A saudação se limita a um "seja bem vindo", "é um prazer receber você em nosso meio", "sinta-se à vontade", e não passa disso.

Na hora de apresentar o visitante, se quer menciona se o mesmo é crente em Jesus Cristo, muito menos faz referência a Denominação evangélica que o visitante faz parte, pior ainda, é se o mesmo revela que não se congrega em nenhuma "Igreja", mas afirma que é crente em Jesus Cristo.

Porque para a maioria dessas Denominações ditas evangélicas, não basta você professar a sua fé em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, e afirmar que tem certeza de sua salvação eterna, conforme nos ensinam as Escrituras Sagradas, você tem que ser rotulado como membro de uma seita religiosa evangélica, reconhecida pelo sistema religioso evangélico do mundo, como "legalmente credenciada", para oficializar seu "passaporte" para a entrada no reino de Deus, quando morrer.  

No momento de oração, mesmo sabendo que o visitante se identificou como um convertido a Jesus Cristo, mas porque não faz parte do mesmo grupo religioso evangélico, ele não é convidado a orar.

São os verdadeiros legalistas do tempo de Jesus Cristo, que fez uma observação aos seus discípulos, e a multidão que Os escutavam, como deveriam se portar diante deles em Mateus 23: 1 a 3.

"ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.

Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;...".

O que pesou muito em eu tomar a decisão de criar esse ministério eclesiástico virtual, para continuar cumprindo o "IDE" de Jesus Cristo ordenado por Ele como sua Igreja viva, foi o meu compromisso que eu tenho com Deus, como seu Atalaia, responsável em avisar aos seres humanos, a cerca do perigo de morrerem sem desfrutarem da garantia de sua entrada no reino do Pai eterno, conforme está escrito em Ezequiel 3: 18, 19, e 20,

"Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.

Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei".


Eu não quero ser o culpado pelo sangue de ninguém, e muito menos pela  sua morte eterna, por não ter ouvido o aviso de Deus através de mim.

E para pregar a Palavra de Deus, ninguém que se tornou servo do Senhor e Salvador Jesus Cristo através do "Novo nascimento", não precisa está atrelado a este, ou aquele grupo religioso, basta ter se tornado Igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo, Templo vivo do Espírito Santo de Deus, conforme a Bíblia Sagrada nos ensina.

Este Grupo foi criado no dia 27 de setembro de 2017, depois de retornar de uma viagem com a minha esposa Gina Miuki Mikawa Barreto.

Esta viagem que fizemos foi para atender um convite de uma ONG criada por uma instituição evangélica, que atua em municípios do Norte do Brasil, dando assistência a ribeirinhos, e pescadores, que residem nessas regiões, levando aos mesmos, cuidados médicos, alimentar, e espiritual, pregando o Evangelho, e até mesmo capacitando-os em atividades profissionais com cursos e oficinas de pequena duração, utilizando matéria prima recicláveis, que são descartadas em suas comunidades, para ajudar no sustento familiar, já que mercado de trabalho nessas localidades é quase nulo.

Fomos contactados através do nosso endereço eletrônico que está a disposição no You Tube, em uma das matérias produzidas por emissoras de televisão, da técnica inédita que utilizamos para produzir diversos produtos utilitários com caroços de açaí.

Depois do nosso contato pessoal com uma representante dessa ONG, foi oficializado o nosso convite, com o diretor da entidade, para ministrarmos a oficina de artefatos de caroços de açaí, com despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação sob a responsabilidade da ONG em apreço, do dia 14 a 25 de setembro do ano passado.

Eu e minha esposa nos identificamos como servos do Senhor e Salvador Jesus Cristo, aos responsáveis pelo convite, e nos perguntaram onde nos congregávamos, respondemos que não frequentávamos nenhuma denominação evangélica, devido a nossa experiência já contada no início deste texto.

Mas todos os dias, antes de começarmos a oficina de artefatos de caroços de açaí, que era pela manhã, as 08 horas, fazíamos a leitura de um texto bíblico, seguida de uma breve reflexão junto com os participantes da oficina que também eram evangélicos, sempre enfatizando que tínhamos que nos identificarmos diante do mundo, como a verdadeira Igreja viva de Jesus Cristo.

Eu e minha esposa percebemos que não estávamos agradando os dirigentes daquela ONG, por causa da nossa postura, porque sempre que se referiam a nós, não nos tratávamos como irmãos (termo regularmente usado entre pessoas que professam a mesma fé em Jesus Cristo), e sim, como professor Valter, ou seu Valter, e professora Gina.

Terminada a oficina, realizamos a cerimônia de entrega dos certificados, no sábado do dia 23 pela manhã, nos despedimos dos participantes da oficina, que não lhe custaram um centavo, porque da nossa parte, dispensamos o custo que era no valor de R$ 10.000, 00 (Dez Mil Reais), e a tarde, nos deslocamos para a capital da cidade que fica próximo da localidade das ações da ONG, que preferimos omitir seu nome, e dos atores envolvidos, nesta história, por questão de ética e respeito aos mesmos, por considerá-los irmãos em Cristo Jesus, que apesar de tudo, nos trataram muito bem durante os dias que ali ficamos com eles, e com certeza, esperamos encontrá-los na glória do Pai, caso não nos encontremos nunca mais aqui neste mundo.

Porque mesmo que eles não nos considerem crentes em Jesus Cristo, e servos do Senhor Altíssimo, nós os consideramos como servos do Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

Nossa viagem de retorno para Belém estava marcada no voo das 14: 33 do dia 25 de setembro de 2017, segunda feira, tínhamos ainda, o restinho do sábado, e o domingo inteiro para descansarmos do esforço que fizemos, para concluir a oficina de um mês, em exatamente uma semana, que pela misericórdia de Deus, fomos bem sucedidos.

No domingo pela manhã, fomos convidados a participar da Escola Dominical na Denominação, que um dos dirigentes da ONG frequenta como membro, por educação, e consideração, ao anfitrião, aceitamos o convite, e o acompanhamos.

Adentrando a mesma, eu, e minha esposa, fomos conduzidos aos assentos, próximo de uma senhora que estava na direção da abertura da Escola Dominical, e o que logo me chamou a atenção, foi uma explanação de um texto bíblico em Gálatas 6: 10.

"Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé".

A interpretação que a distinta "professora" de Escola Bíblica Dominical, onde se estuda a Bíblia Sagrada aos domingos, em diversas Denominações Evangélicas, foi a seguinte:
"Os domésticos da fé, são aqueles que fazem parte da nossa igreja, que comungam com as nossas doutrinas, e princípios, e não pessoas que fazem parte de outras igrejas, isso não quer dizer que não devemos fazer o bem, as demais pessoas que não comungam com os nossos princípios, mas primeiro, nossos irmãos, da nossa igreja, depois os outros", finaliza a professora da Escola Bíblica Dominical.

Interpretação completamente equivocada e presunçosa, porque de acordo o entendimento de todos os apóstolos de Jesus Cristo, os "domésticos da fé", são todas as pessoas que independentemente dos rótulos denominacionais, professam a mesma fé em Jesus Cristo, e se esforçam diariamente para andarem no seu caminho, dando exemplo de seus verdadeiros discípulos através do bom testemunho como a verdadeira Igreja de Deus aqui no mundo. 

Após o encerramento dessa primeira parte, cada um se dirigiu para a sua classe de estudo com seus respectivos professores, eu e minha esposa ficamos sem saber que direção tomar, até que resolvemos adentrar uma sala onde pessoas se espremiam para assentar em uma cadeira, já que o espaço da sala era muito pequeno para acomodar a quantidade de pessoas ali presente.

Até àquele momento, nenhuma pessoa daquele grupo religioso, e não "Igreja", como eles fazem questão de se autointitularem, se aproximaram de nós, nos perguntando de onde nós éramos.

Da mesma forma que nós chegamos, nós saímos: estranhos na chegada, e ignorados na saída.

A noite, a secretária da ONG que nos hospedou em sua residência, nos convidou para visitar a sua "igreja", mesmo sabendo que teríamos tratamento semelhante ao que tivemos na outra pela manhã, resolvemos acompanhá-la.

Na chegada, fomos apresentados aos seus irmãos, apenas como amigos, que foram ministrar uma oficina com caroços de açaí para os ribeirinhos, fomos convidados a sentarmos nas cadeiras disponíveis aos frequentadores daquele grupo religioso que se autodenomina "Igreja".

Começou o culto, música de louvor pra cá, música de louvor pra lá, levanta a mão daqui, levanta a mão dali, orações fervorosas com mistura de "línguas estranhas".

No intervalo da histeria coletiva, um dos líderes da igreja, convida nossa anfitriã, e o diretor da ONG para prestar relatório dos trabalhos realizados pela instituição sem fins lucrativos que eles representam.

E utilizando um  data show, começam passar imagens da nossa oficina, e tentam explicar o passo a passo da mesma, e em nenhum momento nos convidaram para dar explicações sobre o nosso trabalho com caroços de açaí, já que nós somos referência mundial na técnica de confecção de produtos utilitários com caroços de açaí, ou seja, fomos tratados como um "estranho no ninho".

No final de suas explicações, nos convidaram para nos aproximarmos deles no púlpito, convidam os presentes para os acompanharem em oração por nós, e nem mesmo na nossa despedida, não nos indagam nada sobre a nossa atividade com caroços de açaí.

Graças a Deus, chega segunda feira, e após o almoço, nos dirigimos para o aeroporto conduzido pelo diretor da ONG, e alguns minutos, já havíamos nos acomodado nas poltronas da aeronave, e em mais alguns minutos, já estávamos em Belém do Pará.

Finalmente chegamos ao nosso lar, doce lar.

Agradecemos a Deus por termos cumprindo mais uma missão como Igreja viva do Senhor, e Salvador Jesus Cristo, e de imediato, eu e minha esposa Gina, decidimos criar um espaço virtual com o único propósito de reunirmos pessoas dos quatro cantos do mundo em um só lugar, para lhes transmitir a Palavra de Deus, de forma clara, e transparente, de forma despretensiosa, e sem nem uma intenção de transformar tais pessoas em bonecos teleguiados e fanáticos, como fazem a maioria dos pseudos líderes religiosos.
Oramos a Deus todos os dias por esse ministério virtual que Ele nos deu, para que membros desse Grupo possam ter um encontro vivo e real com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porque  apesar de não conhecermos a maioria desses membros pessoalmente, mas Deus conhece cada um deles, e sabe do cada um deles necessita, e o suprirá a cada um, de acordo a sua necessidade, principalmente no aspecto espiritual.

 
 Valter Desiderio Barreto

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...