Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, maio 16, 2018

Frederick Barbieri se declara culpado por tráfico internacional de armas

Conhecido como o 'Senhor das Armas', ele foi responsável pelo envio de 60 fuzis que foram apreendidos no Aeroporto Internacional do Rio, em junho do ano passado. As armas estavam dentro de aquecedores de piscina em contêineres vindos de Miami.


Por Leslie Leitão, RJ1
Maior traficante de armas do Brasil decide colaborar com Justiça americana
Maior traficante de armas do Brasil decide colaborar com Justiça americana.
 
Frederick Barbieri, considerado o maior traficante de armas do país, se declarou culpado e admitiu que enviava armas para o Brasil.  
 
Ele está preso nos Estados Unidos desde fevereiro desse ano e participou de audiência nesta terça-feira (15) na Flórida. 
 
A Justiça americana divulgou um comunicado informando que Barbieri confessou "exportar ilegalmente armas de fogo, acessórios e munição do sul da Flórida para o Rio de Janeiro.
 
 
A polícia apreendeu as armas que estavam dentro de aquecedores de piscina em contêineres vindos de Miami.
Polícia encontrou fuzis no Galeão (Foto: Divulgação)
Polícia encontrou fuzis no Galeão (Foto: Divulgação).
 
As autoridades americanas descobriram que entre maio de 2013 e fevereiro desse ano, Barbieri se juntou a outros criminosos para obter armas de fogo com números de série adulterados e enviou essas armas por transportadoras internacionais, sem informar o que havia dentro. 
 
O comunicado diz ainda que nem Barbieri, nem os comparsas, tinham licença ou outro documento do departamento de estado dos Estados Unidos para exportar qualquer tipo de armamento. 
 
A Justiça da Flórida marcou para o dia 19 de julho para definir a sentença de Barbieiri, cuja pena pode chegar a até 25 anos de prisão.
 
Fontes da promotoria da Flórida dizem que a confissão faz parte da decisão de Barbieri em colaborar com a justiça em troca de uma redução da pena. 
 
O traficante é investigado desde 2009 no Brasil, no entanto, fugiu para os Estados Unidos, onde conseguiu a cidadania americana. 
 
Desde 2015, a Justiça brasileira decretou a prisão de Barbieri por tráfico internacional de armas, mas só em junho do ano passado ele entrou para lista de procurados da Interpol.

Cronologia: Barbieri era procurado há 8 anos

2010: Frederick Barbieri, que nasceu em Irajá (subúrbio do Rio de Janeiro), passa a ser procurado pela polícia da Bahia, depois que uma carga de munição para fuzis foi apreendida no porto de Salvador, em um contêiner que estava no nome dele.
 
Julho de 2012: Barbieri teria fugido para Miami, nos Estados Unidos, com medo de ser preso. 
 
Lá, ele obteve cidadania americana. 
 
2015: Um mandado de prisão preventiva foi emitido contra ele, que passou a ser considerado foragido da Justiça brasileira. 
 
O Ministério Público também pediu a inclusão dele na lista de procurados da Interpol, mas o pedido foi negado pela Justiça. 
 
Em sua justificativa para negar o pedido do MP, o juiz Antônio Osvaldo Scarpa alegou que Frederik tinha endereço conhecido nos Estados Unidos. 
 
No mesmo ano, em abril, um confronto dentro de um ônibus em Niterói, onde um policial militar foi morto, fez a Polícia Civil do Rio de Janeiro investigar a procedência de um fuzil de assalto no calibre 762 apreendido. 
 
Os investigadores descobriram que o mesmo tipo de arma estava sendo usado em diferentes comunidades do Rio para o tráfico de drogas e o roubo de cargas. 
 
As armas seriam intermediada por pelo menos dois homens, e Barbieri foi apontado como o transportador e fornecedor delas. 
 
Maio de 2017: A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) intercepta e apreende 60 fuzis AK-47, AR-10 e G3 no terminal de cargas do Aeroporto do Galeão, no Rio. 
 
Julho de 2017: A Polícia Federal emite um segundo mandado de prisão contra Barbieri e uma mulher, e cumpre nove mandados de prisão em Rio das Ostras e São José do Rio Preto (RJ). 
 
Entre os presos estão o o filho de Barbieri, João Felipe, e Edson da Silva Ornelas, apontado como contador da quadrilha. 
 
Na época, Barbieri procurou a TV Globo e negou estar envolvido em tráfico de armas. 
 
Fevereiro de 2018: Barbieri é preso pelo Serviço de Imigração e Alfândegas dos EUA, que também conseguiu barrar o envio de 40 fuzis para o Brasil.
Imagem mostra Frederick Barbieri no Alemão em 2010 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Imagem mostra Frederick Barbieri no Alemão em 2010 (Foto: Reprodução/TV Globo).

Pedido de extradição

Em nota, o Ministério da Justiça informou que já apresentou o pedido de extradição de Barbieri para o governo norte americano. 
 
No entanto, houve um pedido de documentação complementar traduzida para o inglês, explica o governo.
 
Frederik Barbieri é investigado em procedimentos criminais instaurados no Brasil e nos EUA. 
 
"Os pedidos de cooperação jurídica internacional entre os países para produção de provas encontram-se em andamento", informa ainda o ministério.

Nota do Ministério da Justiça.

Leia a íntegra da nota:
 
Segundo o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o pedido de extradição de Frederik Barbieri já foi apresentado para o governo norte americano, mas houve um pedido de documentação complementar. 
 
Agora, estão aguardando o Poder Judiciário enviar a documentação complementar devidamente traduzida para o inglês.
 
Frederik Barbieri é investigado em procedimentos criminais instaurados no Brasil e nos EUA. 
 
Os pedidos de cooperação jurídica internacional entre os países para produção de provas encontram-se em andamento.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...