Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, maio 10, 2018

'A gente não pode naturalizar o sofrimento', diz irmã de Matheusa Passareli, trans morta no Rio

Estudante foi morta - e provavelmente queimada - após ir a festa em uma favela, no que pode ter sido mais um crime de LGBTfobia no Brasil; sua irmã, Gabe Passareli, que também é trans, diz que é preciso aumentar a discussão sobre direitos humanos no país.



Por Lígia Mesquita, BBC, Londres
As irmãs Matheusa (à esq.) e Gabe Passareli  (Foto: Robinson Barbosa) 

As irmãs Matheusa (à esq.) e Gabe Passareli (Foto: Robinson Barbosa).
 
Gabe e Matheusa Passareli Simões Vieira costumavam dizer desde a adolescência uma frase que resumiria seus destinos: "de Rio Bonito para o mundo".
"A gente sempre soube que ia sair de Rio Bonito", conta Gabe, prestes a completar 23 anos, sobre um dia deixar a cidade natal, no interior do Rio de Janeiro, e ir viver na capital do Estado. "Falávamos isso porque nosso desejo era buscar experiências. 
A vida tá no encontro com a diferença, em produzir algo novo desse encontro com o estranho."
As irmãs negras, filhas de uma frentista e de um despachante de ônibus (funcionário que organiza a chegada e a saída dos veículos dos terminais), conseguiram deixar a cidade de 55 mil habitantes. Primeiro foi Gabe, a mais velha, que, em 2013, entrou no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2015, Matheusa também passou no vestibular e conseguiu uma vaga no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 
Nesses dois anos morando juntas no Rio, tornaram-se figuras conhecidas na cidade em que escolheram viver. Eram influenciadoras digitais e ativistas de identidade de gênero nas redes sociais. 
As duas, que nasceram Gabriel e Matheus, se apresentavam como "bichas travestis" ou "transexuais não-binárias", que não se identificam com o gênero masculino, nem o feminino. "É um lugar de intersecção entre ser homem e mulher. É uma questão mais de comportamento, de acabar com o 'ele' e 'ela', do que de mudança de sexo", diz Gabe Passareli à BBC Brasil. 
Na madrugada do último dia 29, Matheusa, ou Theusinha, como os amigos a chamavam, desapareceu após ir a uma festa no bairro Encantado, perto da favela Morro do 18, em Água Santa, na zona norte do Rio. Na segunda, 7, Gabe avisou aos amigos que a Polícia Civil carioca confirmou que Matheusa havia sido executada. 
"Seu corpo, também segundo informações da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), foi queimado e poucas são as possibilidades de encontrarmos alguma materialidade, além das milhares que a Matheusa deixou em vida e que muito servirão para que possamos ressignificar a realidade brutal que estamos vivendo", postou a irmã no Facebook.
atheusa, ou Theusinha, cursava o terceiro período do curso de artes visuais da UERJ e estava fazendo um curso na Escola de Artes do Parque Lage  (Foto: Lucas Affonso)
 

Matheusa, ou Theusinha, cursava o terceiro período do curso de artes visuais da UERJ e estava fazendo um curso na Escola de Artes do Parque Lage (Foto: Lucas Affonso)

Júri de traficantes.

Matheusa, segundo a irmã, tinha começado a fazer tatuagens com uma técnica chamada "handpoked", usando apenas agulha e tinta, sem máquina. Horas antes de ser morta, ela foi ao bairro do Encantado, na Zona Norte do Rio, para tatuar uma amiga que comemorava aniversário naquele dia. 
Testemunhas relataram que ela se sentiu mal e deixou a festa falando coisas desconexas. No caminho, ainda segundo relatos, ela tirou a roupa. 
De acordo com a delegada Ellen Souto, da Delegacia de Paradeiros, Matheusa foi parar no Morro do 18, a dois quilômetros da festa onde estava. Em entrevista ao telejornal "RJ TV", Souto afirmou que a estudante estava nua quando um grupo de traficantes resolveu submetê-la a um julgamento informal. Em meio à situação, Matheusa parecia alheia e seguia dizendo frases desconexas. De acordo com a polícia, a reação de Matheusa teria precipitado a execução por parte dos traficantes. 
"A Matheusa não se drogou voluntariamente (na festa). Isso foi algo que todas as pessoas que foram dar testemunho afirmaram. Mas que involuntariamente isso poderia ter sido uma questão. Podem ter colocado algo na bebida dela", afirma Gabe. 
Segundo ela, a irmã também não tinha histórico de doença psiquiátrica. "Ela nunca foi diagnosticada com surto psiquiátrico. Que ela estava em situação de crise e grande estresse ali (na festa), é fato. Alguma coisa aconteceu na festa, houve algum tipo de gatilho (para ela se comportar da maneira relatada)."
"Eu jamais na minha vida imaginei que sofreria algo desse tipo, de tamanha violência", desabafa Gabe.

Bicha travesti.

Gabe diz que, até o dia da morte de Matheusa, nenhuma das duas havia sofrido violência física ou ameaças.
A tensão, no entanto, fazia parte da vida das irmãs desde crianças, segundo Gabe, por elas não "se encaixarem no que as pessoas entedem como corpos de menino e de menina". 
Na adolescência, as duas contaram uma para a outra que eram gays - primeiro foi a mais velha e, depois, Matheusa. Um tempo depois, começaram a questionar o conceito de gênero, vendo que não se encaixavam em apenas um deles, passaram se identificar como "bichas travestis" e a adotar um visual fluido, cheio de referências femininas. 
"Nunca sofremos agressão física, mas o olhar mata também, a violência verbal, o modo como alguém se aproxima de um outro corpo também mata. Sofremos sempre vários tipos de violência", afirma Gabe. 
Matheusa usava sua arte para questionar principalmente os conceitos de gênero e de raça - gostava de dizer que era uma "bicha preta". Ela participava de dois coletivos performáticos LGBTs: o Seus Putos, formado na UERJ, que se define como um grupo "de ações estético-políticas e práticas teóricas de crítica às instituições de opressão e aos padrões normativos", e o Xica Manicongo, movimento de arte, cultura, militância e ativismo. 
A estudante adotou a performance como uma de suas principais maneiras de expressão artística no início da faculdade de artes visuais. Recentemente, havia participado de uma na feira SP-Arte, em São Paulo. 
Matheusa estava iniciando uma pesquisa sobre "performance e linguagem queer" em um curso de formação artística da tradicional Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), no Rio. Theusinha havia sido selecionada como aluna-bolsista da escola. 
Gabe conta que a relação da irmã com a arte começou ainda na infância, em Rio Bonito, muito estimulada pela mãe. "A gente tinha nosso próprio bloco de Carnaval, fazíamos nossas coisas com liberdade e assim fomos sendo criados. E tudo foi encaixando num processo muito natural, fluido", conta. 
"A gente não acredita que a arte esteja desvinculada da vida. A Matheusa sempre dizia que na arte era necessário extrapolar sempre o quadro."
Antes entrar para a EAV, Matheusa havia feito um curso para ser arte-educadora e chegou a trabalhar por um período no Museu do Amanhã.
A estudante tentava sobreviver com uma bolsa de R$ 500 que recebia da universidade, mas o dinheiro não era suficiente. 
Na última foto que postou no Instagram, pedia ajuda para encontrar um quarto para morar - ela e a irmã viviam com uma família em Vila Isabel.

Passarela.

A moda também era uma das coisas de que gostava e com a qual se expressava. Recentemente, passou a fazer parte de uma agência de modelos chamada Squad, que se apresenta como representante de pessoas "fora do padrão". 
Em janeiro, Matheusa pisou na passarela da semana de moda paulistana Casa dos Criadores, exibindo uma roupa do estilista Fernando Cozendey. Entrou na passarela segura de si, usando um vestido preto transparente com uma tanga fio-dental visível por baixo - e uma plateia grande assistindo. Ela mais uma vez mostrava que tinha saído de Rio Bonito para o mundo. 
Ela também participava de uma rede chamada Jacaré Moda, que trabalha potencializando a periferia do Rio por meio da moda.
Matheusa adorava moda e era contratada de uma agência de modelos; ela desfilou na semana Casa de Criadores, em SP  (Foto: Instagram/Theusinha) 

Matheusa adorava moda e era contratada de uma agência de modelos; ela desfilou na semana Casa de Criadores, em SP (Foto: Instagram/Theusinha)

LGBTfobia e direitos humanos.

Embora afirme não querer culpar ninguém ou fazer especulações sobre as investigações em andamento, Gabe diz que o assassinato da irmã é um atentado aos direitos humanos e que pode ter sido motivado por ódio à população LGBT e por racismo. 
Um relatório do Grupo Gay da Bahia, que há 38 anos produz estatísticas sobre assassinatos de trans e gays no Brasil, registrou 445 homicídios desse tipo em 2017, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. 

Os dados corroboram outros relatórios de entidades internacionais como a Transgender Europe, que apontam o Brasil como o campeão mundial de assassinatos de transexuais e travestis. 
Por meio da assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio, a delegada Souto disse à BBC Brasil que não descarta qualquer motivação na execução de Matheusa, porque as investigações ainda não foram concluídas. 
"Eu acho que quando fala de direitos humanos estamos falando de diferenças de personalidades, gênero, raça, sexualidade, capacidade. 

Não acho que o que aconteceu com o Matheus (ela chama a irmã tanto pelo nome de batismo quanto pelo adotado mais tarde) se configure apenas na questão da LGBTfobia. 

Envolve racismo, muitas coisas" e não pode ser tratado na superficialidade. 
"Tiraram o maior direito dela, que era o de viver. Então, espero que sejam criados espaços para falar de direitos humanos", diz ela, que espera que os criminosos sejam punidos.
Trecho de um fanzine que Matheusa fez como trabalho de faculdade em 2017, chamado 'O Rio de Janeiro continua lindo e opressor'  (Foto: Reprodução/Gabe Passareli)
Trecho de um fanzine que Matheusa fez como trabalho de faculdade em 2017, chamado 'O Rio de Janeiro continua lindo e opressor' (Foto: Reprodução/Gabe Passareli).
 
"O que aconteceu com o Matheus é mais um exemplo de que as violências sobre muitos corpos ainda estão acontecendo. 

E muitos corpos acabam sendo mais mortos dos que outros. Mas a gente não pode naturalizar o sofrimento. Eu não vou permitir que essa dor vire paralisia. 

Luto é verbo e eu continuo lutando." 
A irmã de Matheusa também diz que não tolerará qualquer tipo de comentário que pretenda questionar o comportamento dela ou tentar fazer algum tipo de associação ao crime como causa de sua morte. 

"Se isso vier a acontecer, essas pessoas serão responsabilizadas. 

Afinal, crime de ódio também é crime."
Para Gabe, os assassinatos de Matheusa e Marielle Franco, no intervalo de dois meses no Rio, dialogam de uma certa maneira. "Se eu puder fazer uma interseção entre esses assassinatos é: por que figuras tão representativas na nossa atualidade continuam morrendo? Imagina a quantidade de mortos que nem chegam até a gente", diz. 
"E tanto o corpo da Matheusa quanto o da Marielle são de negros. Mortes como essas só fazem a manutenção da escravidão e a tentantiva de extermínio do povo negro." 


    100 comentários do G1.

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
      
     Jararaca Ensaboada

    A foto do ser alienígena desfilando...alguém em sã consciência teria coragem de t.r.a.n.s.a.r. com isso ?


    Jararaca Ensaboada
    É a verdadeira "visão do i.n.f.e.r.n.o.".


    Fantasma Martson
    A mim também não me agrada mas nem por isso preciso de um comentário infeliz. Faz o seguinte: não gosta, não come.



    João Paulo
    Esses ativistas gostam de estufar o peito e falar que o Brasil é o país que mais mata transsexuais no mundo, mas ignoram totalmente o fato que o Brasil é o país que mais mata pessoas no mundo, sejam trans, sejam héteros, sejam gordos, sejam magros, sejam brancos, sejam pretos. Manipulam os fatos pra se fazerem de vítimas, quando na verdade todos somos vítimas

    Lucca Noacco
    o brasil não é o país que mata mais pessoas no mundo, nem o país que mais mata brancos no mundo.


    Antonio Fernandes
    È o país que mais mata policiais no mundo.


    Fantasma Martson
    A vítima é a classe trabalhadora. O que eles fazem é "dividir para conquistar". Nada como estratificar as classes baixa/média e que eles briguem e mante-se entre si.



    Bolsotrooper
    Quem compra e usa drogas financia o crime! Fato!

    Bolsotrooper
    E lamentavelmente financia mortes trágicas e infelizes como a desse jovem também!


    Bolsotrooper
    Ainda por cima promovem comportamentos com a deste jovem transviado nas escolas para nossas crianças! ComB0LS0NAR02018 estes PorcosComunistas terão muito mais dificuldades em disseminar suas idéias decadentes!


    Bolsotrooper
    Diga não as drogas e por favor EsquerdoBostas não me venham com essa conversa fiada de CiroMaconhaGomes o Sardinha na lista de propinas daOdebretch que destrata mulheres pobres nos hospitais quando questionado sobre sua administração falha e também disse que iria atirar no nosso herói nacional DrMoro!



    Sandro Setúbal
    O tráfico anda muito repressivo e seus colaboradores (clientes) são facistas financiando essa gente... Que hajam manifestações contra o tráfico e sua clientela por parte dos pacifistas, ONGs e comissões de direitos humanos. Que gritem coros ensaiados contra essa postura dos traficantes e financiadores... E não vamos esquecer as notas de repúdio contra essa turma... Será que acontece?


    Campos
    O ser vivo precisa ter noção do perigo em certos locais. Até mesmo no mundo selvagem, os animais considerados irracionais, desenvolvem essa noção instintiva pra preservar a própria vida. O bom senso e racionalidade são tudo nesta vida; salvam das armadilhas do mundo. Se ficar dando sorte pro azar, já era! Não é preciso adjetivos, quando se pula na armadilha! Quando o contexto em si, já mostra q existem perigos q precisam ser evitados, a pessoa já tem que ficar com radar ligado. Pra morrer, bastar estar vivo. Principalmente no RIO DE JANEIRO no meio de uma FAVELA.

    Campos
    As pessoas esquecem, q a maioria desses criminosos de favela, não passam de analfabetos q pararam de estudar no fundamental. São seres movidos pelo lado mais instintivo; logo, não precisam de muitos motivos pra matar. Basta vc olhar cruzado pra um deles, e eles acharem q está se estranhando com eles. Qualquer um, pode virar alvo de um sem noção num mal dia; basta cruzar o caminho deles. Lembro de rapaz q tinha se separado do grupo, e estava retornando pra casa sozinho; do nada, aparece dois marginais, e um deles acerta um soco com tudo no rapaz, fazendo ele falecer.


    Campos
    O pior, é que o cara estava perto de casa. Por isso ele ficou tão despreocupado e andando calmamente, retornando do carnaval. Mal sabia, que acabaria se deparando com um marginal que estava procurando fazer o mal por nada. Levou um soco, sem nem mesmo esperar e teve morte cerebral. Como disse, tem que ficar com radar ligado; vacilou, mesmo perto de casa, já era! Andar sozinho, e à noite, só faz facilitar a vida de qualquer marginal que queira fazer algo com vc.



    Antonio Fernandes
    Quando traficantes matam policiais militares a m íd ia publica textão denunciando militarfobia ?

    Antonio Fernandes
    O Brasil é o país do mundo que mais mata policiais !


    Claudio Araujo
    É ISSO MESMO, DIZEM NADA.



    Claudio Araujo
    SO GOSTARIA DE SABER POR QUE ELA É MAIS IMPORTANTE QUE A MAIORIA DOS BRASILEIROS? APENAS POR SER TRANS? ESSA MATÉRIA E TOTALMENTE IDEOLÓGICA.

    André Luiz
    Esse tipinho matheusa era uma tristeza que só, mas não force a barra, ninguém precisa de um burro pra combater outro



    Antonio Fernandes
    Haverá beijaço G A Y de protesto na boca de fumo em que o t r av ec o foi assassinado ?


    Antonio Fernandes
    Curioso que o irmão t r av ec o do t r av ec o morto não criticou os traficantes nem o seu domínio em comunidades do Rio. Preferiu criticar a sociedade.

    Valéria Scheifler
    Verdade! E ele também sabe bem que foi drogas, isso é fato.



    Oliveira
    Vai dizer que foi por causa de homofobia agora?

    Bruno Mileski
    há uma hora
    LGBTfobia segundo a matéria. Virou neurose isso.



    Bruno Mileski
    há uma hora
    LGBTfobia?


    Stephanie Lanny

    Desconexo: 'a irmã diz que não tolerará qualquer associação ao crime como causa de sua morte'.??! e depois ela mesma diz que o irmão pode ter sido morto por ódio LGBT e racismo! Entrar na favela e ser morto por traficante não precisa preencher nenhum quesito em questão, bandido mata qualquer cidadão.


    Adriano Fernandes
    Isso é uma lição para esquerdistas tontos que acham que traficante é gente boa.


    Roger Matt
    Quem o eliminou fez um benefício enorme para a sociedade.


    Iam Effluvium
    Terríveis imagens!!


    Gabriel M
    armaria dois v,I,a,D,o,S na família, seu eu sou pai dessas peças sumo no mundo e não dou nem notícia kkkkk


    Flavio Monteiro
    G1, fecha os comentários em matérias como essas. Vocês sabem que aqui é o paraíso dos covardes sem rosto. Que droga ter de ler essas coisas.


    Diego Candido
    desgosto para o pai, sem mais...


    Jararaca Ensaboada
    PTPIÇOL NUNCA MAIS.


    Jararaca Ensaboada
    QueBosta hein.

    Jararaca Ensaboada
    Isso é cria da tal "ideologia de gênero ". Na boa, PTPIÇOL NUNCA MAIS.


    Oliveira
    Ainda por cima promovem isso para as nossas em crianças em sala de aula.


    Jararaca Ensaboada
    E eu não sei Oliveira ! Meu filho tem 7 anos e estuda no Pedro II.



    Cassio Silva
    OS TERMOS DE USO, É UMA PIADA, COMENTARIOS SERIOS, SAO OS ELIMINADOS.... QUE EL G 1 ME RESPONDA PORQUE????


    Ailton Silva

    Matheusa !!!! Presente!!!! No Inferno !!!


    Junior

    Credo mano, vou tirar Mateus do meu nome, pelo amor de Deus!


    Wagner Gomes
    Só faltou culpar a PM


    Lobo
    Um dia este despachante de ônibus já deve ter tido orgulho dos filhos ao contar pros amigos. - Eu tenho dois meninos, Gabriel e Matheus. Sinto muita pena deste pobre homem.

    Oliveira
    Pura verdade. Ensinou o filho a jogar bola, a brincade boneco, entre outras coisa de MENINO.



    Valéria Scheifler
    Eu li a matéria imensa e confusa, mas se percebe que a execução dele não tem a ver com o fato da opção sexual ou comportamental e sim por não ter limites e respeitar as "leis paralelas" que infelizmente existem. Se fosse um homem, mulher ou sei lá o que que estivesse nu e drogado na favela a sentença seria mesma.

    Julio Cesar
    há 3 horas
    Exatamente ! 



    Galego
    Querem agregar valor a um cadáver comum.

    Vinicius
    Comum é você. E "o meu brilho você quer, meu perfume você quer, mas você não leva jeito, pra ter sucesso, amor, tem que fazer direito!"



    Mauro Aloizio
     
    "Estudante mortO." Até a língua portuguesa estão matando com esse negócio de ideologia de gênero. A pessoa diz que se aceita como é, mas é o primeiro a mudar as palavras que so caracterizam.



    Antonio Fernandes
    Se um p re t o é morto é racismo. Se uma mulher é morta é misoginia. Se um v i ad o é morto é homofobia. Se um homem branco heterossexual é morto é...é...não é nada. Apenas crime sem ódio. 

    Paulo Gama
    Atualmente qualquer um entra em uma Universidade...O Brasil está virando uma fábrica de idiotas... 

    Paulo Caixeiro
    Corrigindo o texto: O estudante foi mortO - e provavelmente queimadO... `elE não elA. Era um macho, tinha e nasceu com p!roquinha. Subiu o morro com a p!roquinha de fora... Não gostaram. Porque era um macho nu!

    Antonio Fernandes
    Tinha cormossomas sexuais XY em bilhões de células de seu corpo.


    Antonio Fernandes
    ...cROmossoma ...


    Antonio Fernandes
    Em relação às drogas o t rav ec o morto era não binário. Nem era consumidor nem era abstêmio. Um pouco dos dois a depedender do dia e da hora.


    Alexandre Alves
    Infelizmente vai queimar no fogo do inferno, exceto se o arrependimento da vida que escolhera veio antes de morrer


    Celso Watzko
    Não-Binario ??? Figuras representativas ??? Então posso ser um comprador não-binario , compro mas não pago . Figuras representativas , nunca ninguém ouviu falar de vocês , só agora ... que um foi subir um morro controlado pelo tráfico e tentou sensualizar e ganhar uns pó !!!


    Antonio Fernandes
    " ...também diz que não tolerará qualquer tipo de comentário que pretenda questionar o comportamento dela... " Quer questionar toda a sociedade, mas não quer ser questionado.

    Fabricio
    Assim é a mentalidade deturpada da esquerda.


    Galego
    Porque ela nao vai protestar la na favela? sera que e medo dos traficantes?



    Galego
    Porque ela nao falou mau diretamente aos traficantes? vitimismo nojento.


    Mendes Siva
    Até quando criador essa dor de hipocrisia?


    Zan Mlkin
    Eu me pergunto!? O por quê de uma pessoa se dirigir nú, em uma favela, aonde os "donos" são os nossos três poderes? ... Seja ela: Étera, Homo, trans ou o que vocês encaixarem?

    Zan Mlkin
    Se cidadães de bem já morrem, sem razão, imaginem quem procura!


    Alan Granzotto
    Já passou da hora dos militantes subir pro morro fazer protesto contra os traficantes.


    Leandro Fagundes

    Achei que fosse o Caetano


    Zan Mlkin

    Eu me pergunto!? O por quê de uma pessoa se dirigir nú, em uma favela, aonde os "donos" são os nossos três poderes? ... Seja ela: Étera, Homo, trans ou o q


    Rafael Filipe

    Espero que Deus possa confortar os corações dos amigos e familiares.


    Elogiocritica
    agora é anjo....kkkkkkkkkkkkkkkk


    Paulo Júnior
    Se fosse trabalhador, ia aparecer no máximo como um número no mapa da "violência" que a "ESFERA" tanto colabora para que aumente. Mas como era uma pessoa que entrou em uma favela tão drogada que não tinha discernimento e foi morta por traficante, aí tem que fazer matéria sobre a pessoa. Por 3 dias, seguidos. 

    Entrevero1
    Não concordo com a morte de ninguém , mas pira no meio de uma favela é um tando perigoso .


    Antonio Fernandes
    Surtou na favela ? ... Sei... Além de B IC H A e T R AV EC O era usuário de drogas.

    Antonio Fernandes
    Involuntariamente..alguém pode ter colocado algo na bebida dele... fala sério !



    Fabricio
    Mas a esquerda nao adora-defende-ama-passa a mão na cabeça dos traficantes, bandidos, criminosos e similares? Ficou confuso agora.


    Eu Sou

    Se PMs são mortos sem entrar na favela, imagina quem entra...


    Antonio Fernandes

    Mas os traficantes que mataram o T RA V EC Ã O não são apenas vítimas da sociedade elitista, consumista, excludente, machista, misógina, racista, trânsfoba, heteronormativa e patriarcal ?

    Eu Sou

    Xiii...é mesmo... entrou em loop...



    Antonio Fernandes

    Um olhar mata ? Esses transviadxs são muito frágeis.


    Olisomar Pires

    Começa indo reclamar com os traficantes. Talvez eles se comovam, talvez não. 

    Leandro Almeida

    Quem morreu foi um ser humano. Dividir os humanos só cria mais ó,,dio de uns contra os outros. E muitos "líderes" lucram com essa confusão toda. Dividir as pessoas através de leis é seguir o raciocínio crim,,i,,noso dos assassinos. Se o bandido mata um mendigo, eles fazem leis para "proteger" mendigos. Se mata um g,,a,,y, eles fazem leis para os g,,a,,ys, e por aí vai. Isso não funciona. Devemos ter apenas uma (1) lei para qualquer tipo de assassinato. Uma só lei JUSTA que proteja os HUMANOS.

    Leandro Almeida

    O "militantes" ficam brigando enquanto os chefes, só comendo caviar.


    Fabricio

    Assim é a esquerda, exatamente.

    Deng Xiaoping

    Não G1, não são negros. São brancos, como dá pra ver pelas fotos. Cabelo enrolado não basta pra dizer que são negros.

    Gomes Neto

    Não acredito no que li. Mais luz pra este país, urgente. Só vejo trevas.



    O Verdadeiro

    Comento ou não comento? Hummm, não vale a pena.

    Matheus Costa

    Luiz Sefrin

    cHoQuE de realidade para os esquerdistas defensores de traficantes e drogados - agora os direitos humanos vão conversar com os traficantes e explicar que isso é 'LGBTfobia' e que eles não deveriam fazer essas coisas, que é feio.. e que devem apenas executar os conservadores, da direita do gópi...

    Fabricio

    "Duas irmãs" com saco e pinto? Como assim?


    Klewerson Oliveira

    Quando o pessoal da esquerda e desses grupos LGBT vão protestar veementemente contro os traficantes covardes que fizeram isso com esse rapaz? se fosse morto pela policia estariam fazendo o maior barulho.

    Lucas

    Também estou esperando os vermelhinhos saírem...


    Terraseca Jesusestávoltando

    Escolhas erradas e vida transviada foram as consequências deste fim trágico. O outro rapaz caminha para o mesmo desfecho do irmão. Se ele não tomar um caminho diferente a partir de hoje, será o próximo a ir pro forno do tráfico. O salário do pecado é a morte. O dom da vida somente Cristo pode dar. Quem vive em situação de risco sem Cristo, sempre acaba assim.


    Marco Sacramento

    Realmente é triste, um ser humano que se vai de forma violenta e covarde, porém mais triste é o preconceito e o vitimismo; será que se fosse branca não seria morta??? Pelo amor de Deus, tudo é porque é negro, pobre e favelado, mantra dos desocupados. O que ela estava fazendo na favela, surto de que??? Usou drogas; estava fazendo o que naquele local. Acorda Brasil!!!!

    Claudio Vaz

    Surtou no local errado e poderia ser qualquer um, que o resultado seria o mesmo.Para a violência somos todos iguais.



    Raimundo Rodrigues

    Não compensa ser vihad0, estará sempre em perigo.

    Charly Andreazza

    As caetanas

    Sandra gonçalves

    Será que nunca ouviram falar no grande jornalista Tim Lopes? morreu da mesma maneira e muitas outras pessoas morrem diariamente . O mundo desta gente é o umbigo deles . 

    Ayra

    Força. Toda morte implica em saudade pra quem fica, mas MATHEUSA TEVE UMA DAS MORTES MAIS VIOLENTAS E ABSURDAS DESSE PAÍS...deve ser mesmo difícil seguir em frente...

    Paulo Hr

    Geração "snowflake":um olhar também mata!Descobrimos as armas letais para lidar com políticos e bandidos em geral...

    Vladimir Ribeiro
    há uma hora
    Porque a família dessa aberração não vai fazer protesto na porta do morro ? Se fosse a puliça que tivesse matado, estavam fazendo protesto em Copacabana com faixinhas pedindo fora temer, foi golpe, desmilitarização da PM já ! Vão defecar !
    tak

    PERDER TEMPO COM ISSO E MUITA FALTA DO QUE FAZER !
    Claudia Cruz

    não sei se é para ter pena ou raiva dessa mãe. que especie é essa.
    Robert Garcia

    pois é. Nós, cidadãos de bem, somos obrigados a engolir calados todas essa papagaiada de homofobia, e bater palmas pra td que eles fazem, ou podemos ate sermos presos, mas parece que o poder paralelo não pensa assim.
    Aandressa Gonçalves

    Jesus... Parem de querer fazer virar um mártir uma pessoa que morreu drogada na mão de traficante.... sinto pela morte mas em nada supera as outras tantas mil mortes do mesmo gênero, o fato de ser LGBT não faz uma vítima mais vítima neste caso, se fosse um heterossexual correndo loco e pelado na favela seria assassinado pelos traficantes do mesmo jeito.
    Robert Garcia

    viadoncio treslocado, sobe o morro com a mandioca de fora, achando que o mundo real perdoa via-dagen vitimista, acabou descobrindo que nem todo mundo tem paciencia com bixxasLoucas.
    Paulo Gama

    Quanta palhaçada! Quem matou o E.T. de Rio Bonito, foram os traficantes, que devem ter ficado assustados com a figura sem roupa e doidona. Mas como gostam de se vitimar, culpam a "Sociedade". Não duvido nada que se candidate a Vereador ou vereadora para vingar a morte do irmão/irmã...
    Edsel Neumann

    Colhemos aquilo que semeamos! Das nossas decisões traçamos o que vai ser da nossa vida! O problema está nos diferentes, então deixem a maioria em paz!
    Robert Garcia

    cara... quando existe um defeito mental tão profundo qnto o deste ser em questão, o melhor a se fazer é sacrificar mesmo, a sabedoria dos morros está totalmente correta.
    Paulo Hr

    Parece que o Rio vai ter mais uma santa em breve...que história comovente!Só no BR mesmo...
    Luis Alves

    Era bolsista da UERJ e realizava a pesquisa sobre "performance e linguagem queer", retrato das nossas universidades brasileiras.
    Vinícius Leão
     
     
    Mas vejam só que curioso, uma vítima da sociedade morta por vítimas da sociedade. A esquerda buga desse jeito.

    Bababa
    Vai lá na favela , no baile , comprar "unzinho" , pois como disse o Capitão no "tropa de elite" , o Baiano tem consciencia social !!!!!

    Nenhum comentário:

    Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

    Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...