Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, abril 06, 2018

MPF encaminhou documento pedindo prisão de Lula para evitar 'sensação de onipotência'

No texto, o procurador Mauricio Gotardo Gerum justifica que o político semeia "o descrédito no Poder Judiciário". Petição foi publicada inicialmente em sigilo, no início da tarde.


Por G1 RS
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva observa apoiadores da janela do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, em São Bernardo do Campo, na noite de quinta-feira (5) (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva observa apoiadores da janela do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, em São Bernardo do Campo, na noite de quinta-feira (5) (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo).
 
O Ministério Público Federal (MPF) havia encaminhado nesta quinta-feira (5) ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, um documento no qual pedia que a ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse publicada "com urgência". 
 
No texto, o procurador Mauricio Gotardo Gerum justifica que o político tem uma "sensação de onipotência" e que semeia "o descrédito no Poder Judiciário" e cita uma nota do PT que contesta as decisões judiciais referentes ao caso do triplex. 
 
A petição foi publicada inicialmente em sigilo, no início da tarde. 
 
Horas depois, o TRF-4 encaminhava a autorização para a execução da pena à Justiça Federal em Curitiba, que determinou prisão.
 
Embora tenha havido um pedido do MPF, isso não significa, necessariamente, que ao encaminhar a autorização à primeira instância o TRF-4 tenha atendido esse pedido. 
 
No documento do TRF-4, não há menção ao MP – o texto apenas cita que foram exauridas as possibilidades de recurso em segunda instância e que o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o habeas corpus preventivo
 
A petição cita uma nota divulgada pelo site oficial do PT, segundo a qual a "Constituição foi rasgada". 
 
"Embora a pessoa do réu não se confunda com a do partido, e não se discuta a liberdade de expressão, é evidente que se trata de uma ação orquestrada, da qual Luiz Inácio participa ativamente, com dois objetivos básicos; evitar a prisão do prócer do partido, e o cumprimento de sua pena, e viabilizar sua candidatura à Presidência da República", diz Gerum.
 
O procurador, no texto, afirma que o ex-presidente "tem invariavelmente utilizado sua grande capacidade de articulação política para enfrentar, de forma ostensiva e acintosa, a ação penal e as condenações que sofreu". 
 
Gerum considera o caso de Lula "singular", por ele ter uma "exitosa trajetória de vida", além do "carisma pessoal incomparável" e o histórico de ter sido presidente por dois mandatos.
 
"Não se critica o inconformismo natural a qualquer réu que não aceita a pena que lhe é imposta, mas sim a utilização de uma estrutura partidária para dar vazão, com ampla repercussão na imprensa, a palavras de efeito que nada mais fazem do que semear o descrédito no Poder Judiciário, com o único propósito de garantir a impunidade dos crimes pelos quais foi condenado", diz um trecho da petição. 
 
A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 
Lula tem até as 17h desta sexta-feira (6) para se apresentar voluntariamente à sede da Polícia Federal em Curitiba, determinou Moro. 
 
O juiz vetou o uso de algemas "em qualquer hipótese". 
 
A defesa tentou evitar a prisão de Lula com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), mas nesta quinta-feira (5) o pedido foi negado pelos ministros, por 6 votos a 5. 
 
A defesa queria que a pena só fosse cumprida após o trânsito em julgado do processo - ou seja, após encerradas todas as possibilidades de recurso nos tribunais superiores, o que foi rejeitado. 
 
Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins, um dos defensores de Lula, afirma que "o mandado de prisão contraria decisão proferida pelo próprio TRF-4 no dia 24/01, que condicionou a providência - incompatível com a garantia da presunção da inocência - ao exaurimento dos recursos possíveis de serem apresentados para aquele Tribunal, o que ainda não ocorreu".

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...