Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, março 18, 2018

Terceiro ponto de despejo irregular é descoberto na refinaria da Hydro em Barcarena

O desvio foi feito no sistema de drenagem encontrado em uma área de armazenamento de carvão. Empresa alega que operação tem licença ambiental.

Terceiro ponto de despejo irregular é descoberto na refinaria da Hydro em Barcarena
3º ponto clandestino de lançamento de rejeitos da Hydro Alunorte é descoberto em Barcarena
3º ponto clandestino de lançamento de rejeitos da Hydro Alunorte é descoberto em Barcarena.
 
Imagens divulgadas na noite deste sábado (17) mostra novo despejo irregular na refinaria da Hydro em Barcarena, nordeste do Pará. 
 
Esta é a terceira vez que os fiscais constataram despejos no empreendimento. 
 
O desvio, descoberto pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), foi feito no sistema de drenagem encontrado em uma área de armazenamento de carvão. 
 
O material é usado pela Hydro Alunorte para alimentar as caldeiras da refinaria. 
 
De acordo com a Semas, o canal recebia água de chuva que pode ter se misturado aos resíduos da fábrica, que extrai a matéria-prima do alumínio a partir do refino de bauxita.
Canal recebia água de chuva que pode ter se misturado aos resíduos da fábrica, que extrai a matéria-prima do alumínio a partir do refino de bauxita. (Foto: Reprodução / Semas)
 
Canal recebia água de chuva que pode ter se misturado aos resíduos da fábrica, que extrai a matéria-prima do alumínio a partir do refino de bauxita. (Foto: Reprodução / Semas).
 
A Hydro disse que o projeto do galpão de carvão, que inclui o sistema de drenagem, foi licenciado pelos órgãos ambientais competentes. 
 
A empresa foi autuada pela Semas pela construção do canal clandestino e pelo lançamento de rejeitos no rio Pará sem qualquer tipo de tratamento.
 
Há um mês foi encontrada uma tubulação que despejou resíduos em uma área de floresta depois que fortes chuvas em Barcarena. 
 
O Instuto Evandro Chagas (IEC) comprovou que os igarapés da região estavam com altas concentrações de metais tóxicos, entre eles o chumbo. 
 
A empresa teve que reduzir a produção pela metade, por determinação da Justiça. 
 
No dia 12 de março, foi descoberto outro canal que também lançava rejeitos no rio Pará, sem autorização. 
 

Nota

A Hydro disse em nota que a vistoria da Semas, na última quinta-feira (15), inspecionou o sistema de drenagem pluvial do galpão de carvão da refinaria. 
 
Este sistema é conectado ao sistema de drenagem de água pluvial de galpões cobertos de armazenamento de matéria-prima da Albras. 
 
A Alunorte realiza monitoramento bimestral da água no canal de lançamento da refinaria e todos os parâmetros estão de acordo com as determinações da legislação ambiental. 
 
A empresa alegou ainda que a Albras também realiza monitoramentos dos seus efluentes, conforme licença de operação, e todos os parâmetros estão de acordo com as determinações da legislação ambiental e são informados para a Semas.
infográfico, hydro, barcarena (Foto: Infográfico: Alexandre Mauro e Igos Estrella / G1) 
 
infográfico, hydro, barcarena (Foto: Infográfico: Alexandre Mauro e Igos Estrella / G1).

Entenda o caso

No dia 17, fotos registraram vazamento de rejeitos da bacia de depósitos da mineradora. 
 
Nos dias seguintes, órgãos dos governos estadual e municipal, além do Instituto Evandro Chagas, estiveram no local para vistorias. 
 
No dia 21, a Hydro Alunorte se manifestou negando qualquer incidente, garantindo que a bacia se manteve firme, intacta e sem vazamentos. 
 
No dia seguinte, o Instituto Evandro Chagas divulgou seu laudo contrariando a empresa e confirmando a contaminação em diversas áreas de Barcarena, provocada pelo vazamento das barragens de rejeitos de bauxita da mineradora norueguesa. 
 
Desde então, Ministério Público, OAB, Ministério do Meio Ambiente, deputados federais e Governo do Estado destacaram equipes para apurar os danos do acidente e dar suporte às comunidades atingidas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...